22 fevereiro 2013

Tranqueira

Como se já não bastasse o estreitamento da principal avenida da cidade, a Colombo Machado Salles, por conta das obras realizadas há alguns anos, problema abordado várias vezes aqui nesta página, desde o início do serviços, agora a coisa piorou.
Tudo por conta daquele ponto de ônibus defronte às Docas, pelo outro lado da avenida, e transferido para a lateral do supermercado Angeloni.

Antes até deixaram uma fuga para os veículos, evitando o engarrafamento quando da parada dos ônibus.
Nas obras de calçamento que foram refeitas, e que o contribuinte pagou, a “fuga” foi suprimida. E não há recuo, ou baia, como chamam.

Motoristas têm que aguardar pacientemente à entrada
de passageiros nos ônibus
Hoje, quando um ônibus estaciona para pegar passageiros no local, por digamos cinco, dez minutos, forma-se uma longa fila de veículos por toda a via, em direção norte, à rodoviária.
É ou não é uma falta de planejamento? É ou não é amadorismo do órgão do trânsito municipal?

Esperamos que algum vereador aborde o problema e que a nova administração lagunense dê solução para o caso, inclusive, quem sabe, retirando aquele feioso ponto de ônibus – abrigo de passageiros - do local. Como está é que não pode ficar. Que sabe retorná-lo ao ocioso calçadão?
Quem resolve?

P S: A Laguna está cheia de problemas pontuais esperando soluções. São dificuldades pequenas e médias que não necessitam de vultosas verbas e mirabolantes projetos, basta boa vontade dos responsáveis para resolver a maioria deles.

21 fevereiro 2013

Vereador Andrey Pestana de Farias, dás um banho!

Pois na primeira sessão Ordinária da Câmara de vereadores da Laguna, realizada na última segunda-feira, 18, o vereador Andrey Pestana de Farias (PSD) apresentou nada menos que 42 requerimentos. (Um deles foi retirado).
Bateu todos os recordes até hoje.

O vereador apresentou em plenário problemas pontuais por toda a cidade, requerendo providências dos órgãos responsáveis, principalmente da prefeitura.
Com isso demonstra sua preocupação e que está de olhos atentos aos vários problemas que estão avolumados há muitos anos na Laguna, esperando soluções. E muitos deles já abordados nesta página. Que o Executivo agora faça sua parte.

Sempre escrevi aqui que o gestor público deve estar atento aos que parecem ser pequenos problemas. Estes, se não solucionados, vão se agrupando e aumentando, irritando o cidadão, os usuários de serviços.

E o papel do legislador é justamente esse. Ser o porta-voz do povo, em suas necessidades e reivindicações, além de fiscalizador dos atos do Executivo. Para isso é eleito, o que muitos logo esquecem.
Parabéns vereador Andrey. Um ótimo começo. Continue assim, atento, democrático, simples em seus relacionamentos, ouvindo a todos e reivindicando em prol da comunidade. Esse é o caminho de uma grande jornada.
Para saber quais foram as reivindicações de Andrey, basta clicar em:

Professora Mirtes Rosa

Eles são os responsáveis pelo ensino nosso de cada dia. Deles ouvimos conselhos, exemplos, lições.
Cada um de nós guarda com carinho lembranças dos bancos escolares. Tantos mestres que passaram por nossas vidas e deixaram registrados em nossas memórias seus exemplos de dedicação, de empenho, de amor.

Pois na manhã de terça-feira, na rua Duque de Caxias, no centro, encontro minha professora do 4º Ano A, do Primário do então Grupo Escolar Jerônimo Coelho. Professora Mirtes Oliveira Rosa atualmente residindo na capital do estado, depois de anos em Balneário Camboriú, veio visitar Laguna, onde morou e possui familiares.
Relembrei rapidamente os verdes anos da infância e sapequei um beijo em seu rosto, em agradecimento pelos ensinamentos elementares. Ela emocionada, retribuiu o gesto, afirmando que dos bons alunos um professor sempre se lembra.
Sem dúvida, mas também ótimos professores ficam guardados no lado esquerdo do peito da gente. Por toda uma vida.
Professora Mirtes demonstrou o desejo de retornar a morar na Laguna, onde possui tantos amigos e é querida por todos que tiveram o privilégio de tê-la como mestra, como amiga e com ela conviveram.
Tê-la de volta ao nosso convívio será uma honra e um bem a todos nós.

20 fevereiro 2013

Falta de consideração

Sinceramente, acho uma tremenda falta de consideração (ou no popular, sacanagem mesmo) com o cidadão que já efetuou o pagamento do IPTU da Laguna, prorrogar a quitação, com os mesmos descontos, para fins de fevereiro. É uma total desmotivação para pagar na data certa. É a tal de inversão de valores neste Brasil varonil.
E alegar que a data caiu logo após o carnaval (13/02) e por isso foi prorrogada é insensato. Não perceberam antes? E atrasos do correio têm que ser previstos.
Além disso, quem imprimiu pela internet ou lá na prefeitura e pagou, ao receber o carnê constatou desolado que os valores foram reduzidos, por conta da taxa de recolhimento do lixo. E agora, como fica?
Muitos contribuintes nos próximos anos vão aguardar a prorrogação. Ou fazer como a maioria dos grandes devedores. Não paga e depois opta pelo Refis, com parcelamento e sem juros e correção.
Pagar em dia hoje no Brasil é coisa para otários. É como o contribuinte, bom pagador, se sente. Com cara de bobo.

Da série Laguna já teve

Laguna já teve fábrica de cigarros.

Na foto, três marcas - das cinco - das embalagens dos maços de cigarros Sarita, Siri, Bocanegra, Alaska e Nevada, de fabricação lagunense, da firma Euzébio Nunes & Cia.
A firma funcionou naquele casarão ao lado do Museu. Os cigarros foram produzidos e muitos testaram o produto, visando seu aprimoramento.
Mas um desentendimento entre os sócios acabou com a fábrica lagunense. A produção foi jogada num lixão, atrás do campo do Lamego (CEAL). Alguns maços foram salvos.

17 fevereiro 2013

Lagunense concorre a Miss Brasil plus size

A lagunense Jussara Nilsen, 24 anos, irá concorrer ao miss plus size 2013, que acontecerá dia 30 de março na capital federal.
Residente no bairro Cabeçuda, estudou no Colégio Saul Ulysséa e no Ceal e pretende cursar Arquitetura. Ela pesa 89 quilos, 1,70 m, veste manequim 46, diz não ter vergonha do seu corpo e está feliz com a escolha.

A maquiadora soube do concurso através da internet e contou com o apoio da família para correr atrás de seu sonho.
Em uma sessão de fotos com a candidata a miss se diz vaidosa. “Não passo sem ver um espelho”.
Segundo a mãe Marina, desde pequena ela participa de apresentações de dança e ensaios fotográficos para empresas da cidade.

Sobre o concurso:
O concurso Miss Brasil Plus Size, é uma realização da Impacto Produções e foi idealizado e desenvolvido pelo seu diretor Alberto Conde.
Percebendo o crescimento da moda Plus Size em todo o mundo, Alberto resolveu criar no país o primeiro concurso nacional para candidatas à cima do manequim 44, consideradas no mundo da moda como modelos Plus Size.
Jussara já emplacou foto no DC deste domingo, página Visor, de Rafael Martini.

13 fevereiro 2013

Democratas é a campeã do carnaval lagunense de 2013

Pela quarta vez consecutiva, o Grêmio Cultural Recreativo Carnavalesco Esportivo Escola de Samba Os Democratas é o campeão do carnaval na Laguna. Conquistou 278 pontos. Em segundo lugar ficou a Xavante com 275, Mocidade com 267, Brinca quem Pode com 264,8 e Vila Isabel com 256,4.
Conforme a prefeitura da Laguna, mais de três mil pessoas aplaudiram as cinco escolas na noite de segunda-feira, no sambódromo.


Com a direção de Cláudia Netto Lopes da Silva levou o samba-enredo “As mais famosas criações: A arte da invenção a serviço da vida”, de autoria de Marcus Teixeira. O carnavalesco responsável foi Renan Pascoal. A escola emocionou o público quando trouxe para a passarela do samba um porta-bandeira e mestre sala mirim. Santos Dumont e nave espacial também passaram pela avenida.

Pelo quarto título consecutivo, o troféu Laércio Foss será entregue aos Democratas. “Lutamos com garra para fazer bonito e conquistar o troféu que leva o nome do nosso saudoso carnavalesco. A escola brilhou na avenida”, disse a presidente Claúdia Netto.

A escola tirou nota dez nos quesitos comissão de frente, alegoria, bateria, samba-enredo, adereços e tema-enredo.

A Escola de Samba Os Democratas participa do carnaval da cidade desde 1958, é representada pelas cores vermelho, amarelo ouro e branco, tem sua sede no bairro Campo de Fora.
O estandarte da escola foi conduzido pelo mestre-sala Thiago Santhiago e a porta-bandeira Cida Milezzi.

Os troféus das premiações serão entregues no sábado, dia 16, ás 11h, no Mercado Público.

07 fevereiro 2013

Blog em recesso

Retornarei daqui a alguns dias.

Transportes Alvarada lança site

No primeiro dia de fevereiro último, na sede da Associação Comercial e Industrial de Tubarão – ACIT, aconteceu o lançamento do site da Transportes Alvorada.
O Grupo Alvorada foi fundado em 29 de junho de 1960 e é formado, atualmente, por três empresas: Transportes Alvorada, Alvorada Logística e WD Turismo.
 
Com estas três empresas em atuação no mercado regional, estadual e nacional o Grupo Alvorada fornece serviços nas seguintes áreas: transporte urbano de passageiros, transporte interurbano de passageiros, transporte de executivos, logística, fretamento e turismo.
Tem como visão sólida de negócios a excelência em ser uma empresa competitiva e reconhecida pela capacidade de satisfazer os clientes em suas necessidades de transportes. Seus valores são a responsabilidade socioambiental, transparência e ética nas relações com as pessoas, melhoria contínua, desenvolvimento pessoal e profissional.

Para acessar o site basta clicar em:

Comunicado da Câmara de Vereadores

Recebi da Assessoria de Imprensa da Câmara de vereadores da Laguna a seguinte Nota, que repasso a vocês:


A CÂMARA ESTÁ AO LADO DOS LAGUNENSES
Rebatendo a onda de informações desencontradas, com relação ao relacionamento entre os poderes legislativo e executivo em nosso município, o presidente da Câmara Municipal de Laguna Roberto Alves (PP), apresentou um balanço das ações até aqui desenvolvidas pelos parlamentares lagunenses e este comprova que em todos os momentos nenhuma matéria do executivo foi rejeitada.

A Câmara Municipal de Laguna foi convocada pelo senhor Prefeito Municipal a se reunir extraordinariamente por quatro sessões consecutivas.
Em primeira sessão extraordinária, o expediente tratou do Projeto de Lei Complementar 001/2013 que trata da recuperação de créditos fiscais/REFIS, sendo aprovado por unanimidade em primeira votação.

Na segunda sessão extraordinária, o expediente tratou do Ofício GP-PML nº 020/2013 da Prefeitura Municipal de Laguna, que solicitou o arquivamento do Projeto de Lei Complementar nº 001/13 de sua autoria. Na mesma sessão foi lido o veto total do executivo ao Projeto de Lei Complementar nº 014/2012.

Na terceira sessão extraordinária, convocada pelo executivo municipal para análise e aprovação do Projeto de Lei 006/2013 que tratava da cessão de uso da Praça Seival, foi lido o Ofício GP-PML nº 033/2013 da Prefeitura Municipal de Laguna, protocolado pouco antes de a sessão iniciar e que solicitou o arquivamento do Projeto de Lei. Foi aprovado o Veto Total ao Projeto de Lei Complementar nº 014/12 e também foi aprovado o Projeto de Lei nº 005/13 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no orçamento do exercício de 2013 do Fundo Municipal de Saúde, sendo aprovado por unanimidade.

Na quarta sessão extraordinária, aprovado o Projeto de Lei nº 005/13 em segunda votação, também por unanimidade.
Assim, os vereadores recentemente eleitos, apesar do recesso do legislativo ainda em vigor até o dia 18/02/2013, não mediram esforços em colaborar com o executivo municipal, aprovando por unanimidade os Projetos de Lei até então apresentados, demonstrando de forma cristalina a intenção de todos os nobres Edis em colaborar para o êxito da administração municipal atual, nesta nova gestão.

Discursos isolados inflamando tese oposicionista com relação a vereadores que compõem a Câmara Municipal.  Para o vereador Roberto Alves (PP) “Nada mais são do que manifestações infelizes e infundadas daqueles que não vêm acompanhando os valorosos trabalhos dos novos componentes da Câmara Municipal da República Juliana”.

*********
Então tá.

06 fevereiro 2013

Parceria entre entidades, a principal meta do novo presidente da Fatma

O novo presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Gean Loureiro, tomou posse na terça-feira, 29, durante solenidade no auditório da entidade. Participaram do ato representantes de diversas instituições, como a Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ibama, além de representantes do Governo do Estado.
De acordo com Gean, este será seu estilo de gerir o órgão ambiental: em conjunto com todas as entidades. 
Secretário de Desenvolvimento Sustentável Paulo Bornhausen e
vice-governador Eduardo Pinho Moreira, observam
Gean Loureiro assinar seu termo  de posse na Fatma.

.
Presente na posse, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira valorizou a capacidade de Gean Loureiro como gestor. "A Fatma é um órgão que possui ótimos técnicos em seu quadro de funcionário e certamente o Gean Loureiro será um bom líder para dar continuidade a um trabalho que já vinha sendo e realizado pelo Murilo Flores”, disse.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, destacou a parceria com a Fatma, "visando um desenvolvimento do Estado sem prejudicar o meio ambiente".

O novo presidente da Fundação do Meio Ambiente demonstrou em seu pronunciamento o desejo de tornar o órgão uma referência no Brasil. A receita, segundo Loureiro, será trabalhar para uma maior transparência nos atos, agilidade em licenças e programas de prevenção e educação ambiental. “Assumo a Fatma com muita responsabilidade e vontade de trabalhar.”

Entre os que prestigiaram a posse de Gean, estava seu amigo de longa data, o lagunense, advogado Rodrigo Fernandes Pereira que já se prontificou a intermediar os interesses, reivindicações da Laguna na área ambiental, junto ao novo presidente da Fatma. Não esquecer que na eleição de 2010, como candidato a deputado federal, Gean teve mais de mil votos na terra de Anita.

Enxurrada de comentários apócrifos

Estou recebendo dezenas de comentários no Blog e também e-mails, com reclamações as mais diversas. A maioria das mensagens reporta-se a problemas da cidade de alguns anos atrás. Como não são assinadas, anônimas, já o disse e repito: não as publico. Pelo estilo da escrita devem partir de um mesmo lugar e pessoa. Ou grupo de pessoas. Mas é tudo pseudônimo. Não caio nessa, não nasci ontem.

Não sou advogado de ninguém, nem tenho cargo, e para isso existem muitos assessores jurídicos, mas o estranho é que durante sete anos, desde 2006, abordamos muitos problemas da cidade aqui neste blog, em sua 1ª e 2ª fase. Poucos e honrados leitores deixaram comentários. Está tudo lá registrado, basta conferir nos arquivos, ao lado. Não deleto o passado como muitos blogueiros o fazem.

Agora nos dias atuais tem muita gente por ai vendo problemas é? Não viram nesses últimos oito anos? Onde estavam? Em que cidade viviam? Por que então não reclamavam?

Os buracos enchiam as ruas da Laguna e ninguém via e sentia?

Dezenas de lâmpadas das vias públicas queimadas e também ninguém percebia?

Várias palmeiras plantadas pelo governo Cadorin em frente às Docas foram arrancadas bem no início do governo anterior e ninguém reclamou, a não ser este blog aqui. Está lá registrado, com fotos. Também ninguém viu?

Na área da Saúde havia problemas com falta de remédios há meses, ano passado, inclusive com alguns postos de saúde fechados. Ninguém ficou doente?
Ninguém precisou ser atendido?
 
Muitas praças e ruas ficaram completamente abandonadas, o mato e lixo tomando conta, por que os moradores do entorno não reclamavam?

Salários de contratados e rescisões não foram pagos, em muitos casos desde outubro do ano passado. Quem reclamou nas redes sociais? Quem fez cara feia para o prefeito e secretários anteriores?

Abrigos para passageiros, faixas de pedestres, sinaleiras, muita coisa foi negligenciada em governos anteriores. Quantos passaram e-mail ou ligaram para as rádios solicitando providências?

O índice de taxa de emprego na Laguna praticamente foi negativo nos últimos anos. Alguma entidade de classe reclamou? Você viu uma associação ou sindicato berrando?

E há mais, muito mais.

Só agora, em 2013, muitos despertaram para os problemas? E querem que tudo seja resolvido em menos de um mês? Tenham dó!

Um retoque final

Tudo bem que estamos em plena temporada de verão, Laguna cidade praiana, férias, mas, convenhamos, políticos representantes do povo vestindo bermudas em encontros oficiais com autoridades? E em alguns casos em gabinetes?
Não é muita descontração não?

Campeão em audiência

Uma lista vem fazendo o maior sucesso em redes sociais na internet. É o Diário Oficial do município, de 31 de janeiro de 2013, publicado no site da prefeitura da Laguna, em arquivo PDF.
São 39 páginas, entre portarias, termos aditivos, balanço e decretos. Em alguns casos provavelmente você vai se surpreender. Ou não, sei lá.
Para conferir quem é quem e seus cargos, até para saber quem procurar se houver necessidade,  basta acessar (aguarde um pouco para abrir) o seguinte endereço:

Cemitérios pedem socorro

Recebi de um leitor, reclamação e fotos quanto à manutenção dos cemitérios da cidade, principalmente o “Da Cruz”. O mato está tomando conta.
Alô, alô secretaria de Obras.

E o leitor pergunta:
“Será que é preciso esperar até novembro para tirar esse mato?
Fomos obrigados a pedir a enxada emprestada a umas pessoas que estavam fazendo um túmulo para podermos chegar até o local. Esperamos que a administração abra os olhos para o que está acontecendo, e resolva o problema o mais rápido possível. Mais uma vez falo: esperamos uma solução”.

05 fevereiro 2013

Escolas de Samba receberam parcela final dos recursos para o carnaval

Sábado último, pela manhã, no Mercado Público, aconteceu a solenidade da entrega da parcela final dos recursos estaduais para o Carnaval 2013. O montante recebido é de R$ 800 mil, destes R$ 240 mil, já haviam sido repassados e divididos entre as cinco escolas.

Secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, José Roberto Martins (o Beto Martins – ex-prefeito de Imbituba), afirmou ser um grande parceiro para o início do planejamento do carnaval de 2014.

Presente também à solenidade, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira que relembrou  a tradição, os antigos blocos e a consolidação do carnaval lagunense  como referência no Brasil.

Para o secretário Regional Nazil Bento Júnior  “a tradição não é apenas de festa, é também a geração de empregos  e renda”.
O presidente da Liga das Escolas de Samba, Júlio César da Silva, agradeceu e falou que a partir de abril o próximo projeto estará pronto para buscar parceria com o governo estadual.

Presente ao evento praticamente todo o staff da administração municipal da Laguna. Os secretários municipais de Comunicação, Celso Fernandes; Presidente da Fundação irmã Vera e assessora de governo Inês Uliano; de Administração, Luiz Paulo de Rezende; Educação e Esporte, Luis Fernando Schiefler Lopes; Assistência Social, Karmensita Cardoso; presidente da Fundação do Meio Ambiente, Amenar Oliveira; da Saúde, Luiz Felipe Remor; Desenvolvimento Social e Econômico Ruy Vladimir; Turismo e Lazer, João Carlos Fagundes; presidente da Fundação Lagunense de Cultura Antônio Carlos Quirino Ramos e os vereadores Andrey Pestana, Kleber Kek, Wilsinho e o presidente da Câmara Roberto Alves,  além de presidentes das Escolas, sambistas, imprensa, entre outros.
Representando o prefeito Everaldo dos Santos, a vice Ivete Scopel.

E o prefeito, onde estava?

Junto ao público, uma pergunta se destacava: por que o prefeito não estava presente a tão importante ato? Onde ele se encontrava? Por que mandou representante? As informações eram as mais desencontradas, versões produzidas e alguns membros do PMDB local demonstravam certa irritação com a ausência do primeiro mandatário.

Mas, afinal, onde andaria o prefeito Everaldo?

Nosso repórter faro-fino descobriu que no mesmo dia o prefeito estava no bairro Magalhães, num evento religioso. Sem assessores, secretários e correligionários ao seu redor, participou constrito das festividades em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. 
Após celebração feita pelo padre Rafael Schilickmann e canto do Coral de Nossa Senhora dos Navegantes, seguiu-se uma procissão acompanhada por fiéis e a banda União dos Artistas percorrendo as principais ruas do bairro.

Na missa e na procissão

Lá estava o prefeito na missa e na procissão, no meio de centenas de fiéis, junto ao povo. As fotos comprovam sua participação.


Para observadores políticos ouvidos pelo Blog, o prefeito agiu corretamente. E tendo que optar por um dos eventos, preferiu o sacro ao profano.
Certamente o prefeito Everaldo, em suas fervorosas orações, religioso que é, buscava junto a Nossa Senhora dos Navegantes uma rota segura para conduzir Laguna por mar de almirante, em águas calmas, sem ressaca  e sem maiores turbulências políticas-partidárias.

04 fevereiro 2013

Desde a última sexta-feira Laguna está sem estacionamento rotativo

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Vladimir Soares de Souza, “Não há interesse do Governo Municipal em renovar o contrato, por conta de algumas irregularidades”. O secretário não especificou quais são.

Desde a última sexta-feira, 1º de fevereiro, Laguna está sem estacionamento rotativo nas ruas do centro histórico. O motivo: não houve cumprimento de algumas cláusulas do convênio que regulamentava o estacionamento rotativo na gestão anterior.

O convênio com a Associação Comunitária do Bairro Progresso venceu dia 1º, e de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Vladimir, não há interesse do Governo Municipal em renovar o contrato. “Por conta de algumas irregularidades, não é conveniente para o município manter esse convênio”, explica.

Vladimir afirma que o município terá um novo modelo de organização da área azul: “Nosso objetivo não é arrecadar recursos e sim disciplinar os motoristas, disponibilizando mais vagas de estacionamento ao longo do dia”, salienta.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o município deve ser o responsável em organizar e regulamentar o trânsito de veículos e seus respectivos estacionamentos. Então, não existirá mais uma associação intermediando este serviço, será diretamente com a administração municipal.

A Guarda Municipal será responsável pela fiscalização do trânsito, conforme a atribuição da lei complementar nº 135/2006.
O secretário disse que será realizada uma reunião com a Associação Comercial da Laguna, Governo Municipal e Polícia Militar para encontrar soluções para o estacionamento rotativo.

Obra completa de Cruz e Sousa é disponibilizada no site da Fundação Catarinense de Cultura

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) acaba de disponibilizar em sua página na internet dois volumes com a obra completa do poeta catarinense Cruz e Sousa, organizados pelo pesquisador Lauro Junkes, falecido em 2010, de saudosa memória.

A publicação dá prosseguimento às comemorações pelos 150 anos de Cruz e Sousa, completados em novembro de 2011. No endereço www.fcc.sc.gov.br/cruzesousa também está disponível a 75ª edição do jornal Ô Catarina!, especial sobre o sesquicentenário do simbolista. 

"A ideia é criar um centro de documentação, reunindo, além da obra completa, biografias, ensaios, artigos, revistas e entrevistas", adianta o consultor de projetos especiais da FCC, Marco Vasques.

A programação em torno dos 150 anos de Cruz e Sousa deve ter novos desdobramentos ao longo de 2013, além das ações já iniciadas em 2011. Para dar ainda mais visibilidade ao maior poeta simbolista do Brasil, a FCC distribuirá mais de 70 mil livros pelo estado de Santa Catarina, criará pontos de distribuição desses livros, organizará um CD com poesias de Cruz e Sousa para pessoas com deficiência visual, lançará o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura e promoverá o projeto Poesia ao Pé do Ouvido, em que atores percorrem cidades recitando poesias de Cruz e Sousa em terminais urbanos.

"Queremos manter viva a obra desse que foi um dos principais nomes da literatura catarinense de todos os tempos. Para isso, a FCC tem redobrado seus esforços no sentido de divulgar o trabalho de Cruz e Sousa junto à população catarinense", finaliza o presidente da FCC, Joceli de Souza.

02 fevereiro 2013

Nota de falecimento+

Sepultada terça-feira em nossa cidade, a senhora Zoraide Joaquim, aos 80 anos. Deixa os irmãos Eraldo, Lizete e Edésio.
Dª Zoraide, tradicional moradora na Praça República Juliana, granjeou muita simpatia, sempre sorridente e com uma boa conversa.
Sentimentos aos familiares e amigos.