30 janeiro 2015

E os laudos sobre a mortandade de peixes?

A população lagunense continua aguardando os laudos com os resultados dos exames feitos pelos órgãos ambientais, nos peixes que apareceram agonizando/mortos e que foram recolhidos das águas das Lagoas e praias de nossa cidade.
Esses exames, uma análise química investigativa, podem mostrar a presença ou não de possíveis contaminantes, de origem orgânica e /ou inorgânica.

O material foi recolhido em meados de dezembro do ano passado, portanto há mais de trinta dias, mas desconhecemos até agora os resultados.

Danilo Prudêncio da Costa pode ser o novo Gerente de Educação da SDR

O atual diretor da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego - CEAL, professor Danilo Prudêncio da Costa, pode assumir a gerência de Educação da 19ª SDR da Laguna, ou a nova Agência de Desenvolvimento, como queiram.

O listão que virou listinha. Ou a volta dos que não foram

A população lagunense esperava que neste início de ano acontecesse realmente uma reforma administrativa na prefeitura da Laguna, conforme vem sendo propalado pelo prefeito Everaldo dos Santos desde a campanha de 2012.
Que secretarias fossem eliminadas/agrupadas (promessa de campanha, lembram? De 13 secretarias reduzi-las para apenas 7?) e que muitos cargos também fossem extintos.
E que os critérios de ocupação fossem mais técnicos e não somente políticos.

Dois anos de “uma nova administração” se passaram e até agora o que se sabe é que a folha de pagamento inchou e as despesas de custeio estão levando tudo, sobrando pouco para investimentos.
E isso que entrou muito dinheiro nas contas da prefeitura. Só com o ISS da ponte, por exemplo, foram mais de R$ 20 milhões arrecadados, conforme informações do secretário de Finanças à imprensa, no fim de 2014.

Dinheiro que dava pra fazer muita coisa nesta cidade, que é pequena e ficou menor ainda com a perda de toda a região de Pescaria Brava.
Mas até o minúsculo centro da cidade não recebe a atenção devida. Imaginem os bairros.

Na primeira quinzena de janeiro deste ano o prefeito anunciou o início da propalada reforma administrativa. Quase trinta portarias de exonerações foram publicadas no Diário Oficial. Notícia que mereceu manchetes em sites (inclusive da prefeitura) e manchetes em rádios e jornais da região.

Pois no mesmo Diário Oficial, vários nomes, os mesmos, já retornavam aos respectivos cargos. A explicação fornecida foi que projetos em andamento para a temporada de verão e carnaval não sofressem descontinuidade.

Dois dias depois, em novo Diário Oficial, voltavam diversos outros nomes. E ainda esta semana foram publicadas as portarias de nomeações de muitos outros que haviam sido exonerados, com pouquíssimas modificações na nominata.
Foram exonerações vapt-vupt.

No fim e ao cabo, noves fora zero, pouco mais de meia-dúzia de nomes foi exonerada, grande parte de adjuntos.

Enfim, um desgaste político desnecessário no início do ano, criando um clima de intranquilidade e que tende a continuar.

PS: Soube ontem que a propalada reforma administrativa na prefeitura da Laguna teria ficado para depois do carnaval. Será?
E que Projeto de Lei do Executivo será encaminhado aos vereadores, propondo a fusão das secretarias de Administração e Planejamento; a criação da secretaria da Defesa Pública, e secretaria da Mulher; e a extinção da Fundação Irmã Vera.
Aguardemos. 

29 janeiro 2015

Nota de falecimento+

Faleceu nesta tarde, no Hospital Socimed, em Tubarão, onde estava internado, Clóvis (Vinho) Valgas Viana, 74 anos.
Foi funcionário do Colégio Comercial Lagunense - CCL.
Membro da Irmandade Santo Antônio dos Anjos. Da diretoria da S.R. 3 de Maio e sempre participava das atividades sociais e carnavalescas E também das esportivas, como a Corrida de São Silvelho, além das teatrais (fez papel de vereador na encenação da Tomada da Laguna).

Sentimentos aos amigos e familiares.
Corpo está sendo velado na sala mortuária da funerária Santo Antônio dos Anjos (ex-Cine Roma) e sepultamento ocorre às 15 horas. Antes missa de corpo presente na Matriz.

Um sapato velho

Às vezes um olhar para cima consegue captar situações e imagens inusitadas.
O que dizer desta foto? Acho que o salto do sapato quebrou e a dona (ou dono) o arremessou para o alto, enfurecido, sei lá.
Só sei que lá ficou dependurado num fio da rede elétrica da Laguna, preso pelos cadarços.

Mas quem é poeta vê nessa foto algo mais. Sensível como só os poetas sabem ser, capta o intrínseco, o que está por trás, a sutileza, e inspirado, escreve.
E aí me lembrei de uma crônica lida há muitos anos, ainda na minha adolescência, num livro chamado “Linha D’Água”.
Fui buscá-lo na prateleira. É uma obra de 148 páginas do escritor L. Ruas, da editora Artenova, em parceria com a Fundação Cultural do Amazonas. 

Minha memória não falhou. Lá está, na página 16, a crônica intitulada “Sapato Velho”, onde o autor tece comentários sobre um velho par de sapatos, comparando-os com duas naus.
Em certo trecho diz assim:

“Os navios nos levam para grandes viagens, os sapatos para as pequenas. Pequenas ou grandes, viagens são sempre viagens. E a quantas viagens nos caminhos do meu mundo eles não me levaram!
Vi homens e coisas, paisagens e costumes tão diversos. Vi o pranto e o riso, funerais e casamentos. Com eles entrei em salões miseráveis. Visitei mundos novos. Berços, escolas, orfanatos. E assisti a derrocada de velhos mundos. Revi lugares da minha infância e paragens completamente desconhecidas. Andei por ruas e estradas. Fui a teatros, cinemas e hospitais”(...)

Que beleza de texto, poeta L. Ruas.

27 janeiro 2015

Nota de falecimento+

Faleceu agora à tarde, no Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, Eduardo Luiz Schiefler Lopes (Piston),  62 anos, aposentado da agência da Caixa Econômica Federal de nossa cidade e residente na rua Voluntário Fermiano, centro.
Deixa a esposa Raquel, os filhos Cláudia, Andrezza, Eduardo Luiz, e dois netos.
Sentimentos aos familiares e amigos.

Corpo está sendo velado na sala mortuária da funerária Santo Antônio dos Anjos (ex-Cine Roma) e amanhã seguirá para Camboriú, onde será cremado.

26 janeiro 2015

Kek deu nos dedos do PSD

Na manhã do último sábado, na Rádio Difusora, no programa apresentado pelo radialista Barreiros, o vereador Kek, indagado, informou que pode sim, nas próximas eleições haver uma coligação entre PMDB e PT em nossa cidade, juntamente com o PP.
Cá pra nós, quem duvida é louco.

Sobre as reclamações do vereador Orlando Rodrigues (PSD) pronunciadas um dia antes na mesma emissora, de que sente o seu partido excluído da administração municipal, Kek rebateu Rodrigues.
Disse que não acha a reclamação justa, afinal o PSD só elegeu dois vereadores por causa da coligação. Do contrário o PMDB teria feito mais dois vereadores e o PSD nenhum. Deu nos dedos.

E agora Orlando e Andrey?

Socialmente?

No dia 19 último foi aniversário do vereador Kleber (Kek) Lopes da Rosa (PP).
Alguns políticos, amigos e familiares estiveram presentes em frente a sua loja, no Mar Grosso, para um coquetel e cantarem os parabéns a você.
Conversas políticas ao pé do ouvido e abraços não faltaram. E fotos. Muitas fotos postadas nas redes sociais.
Tudo muito socialmente e em paz, entenderam? Afinal era dia de festa.
O radialista e assessor de imprensa da Câmara, Sidnei Silva estava lá e publicou várias fotos em sua página do facebook, como esta:
Prefeito Everaldo, vereador Kek e ex-prefeito Célio Antônio.
Fonte: Sidnei Silva/Facebook
Viram? E depois ficam muitos de vocês por aí, brigando e discutindo por política, partidos e políticos, algumas vezes ficando de mal (belém, belém nunca mais de bem) sem falar até com amigos e familiares por causa de escolhas diversas. 

Uma raposa felpuda da política lagunense questionado sobre o fato, disse que não vê nada demais, que política é assim mesmo, as pessoas precisam se acostumar. “Num dia se está por baixo em outro por cima”; “somos todos humanos”; e “todos queremos o bem da Laguna”.

Então tá. Só queria saber o que muitos eleitores acham disso.

Quem é o SSSupersecretário na prefeitura da Laguna?

Pense...
Pense...
Pense...

Você respondeu Leonardo Pascoal? Nã-na-ni-na-não! A resposta está... ERRADA!..
Mesmo ele acumulando a Fundação Lagunense de Cultura, e as pastas de Turismo, e a de Desenvolvimento Social. O que já é um fato inédito em nossa história.

O que muita gente se pergunta por aí é qual o cargo (ou cargos) o engenheiro Antônio dos Santos, irmão do prefeito, exerce na prefeitura?
Oficialmente nenhum, até onde se sabe.
Mas quem ouve suas entrevistas nas rádios fica achando que, além de exercer conjuntamente todas as secretarias, quem na verdade é o prefeito e vice é ele.

O homem está em todas. Quando indagado responde sobre tudo. Do carnaval das Escolas de Samba e do Mar Grosso ao trajeto do Bloco da Pracinha; do andamento da avenida Marronzinho a energia eólica; do aeroporto municipal a interpraias.
Sem falar que adentra pela iluminação pública, fala sobre planos da administração municipal para a região da ilha, turismo, esportes, cultura, saúde e cita de cor números da arrecadação do município.

Diz como deve ser e traz detalhes de todas as ações que foram, estão e serão exercidas no Executivo. Inclusive a propalada reforma administrativa.
Sem esquecer do relacionamento com o Legislativo, afinal está sempre rodeado de alguns vereadores. Sem falar das costuras político-partidárias para a próxima eleição.
Sinceramente, nem o prefeito e a vice eleitos oficialmente em 2012 fariam melhor.

P:S: Além do mais, na hierarquia de títulos da nobreza do reino, “barão” vale mais, muito mais e vem bem antes de “comendador”.

23 janeiro 2015

A embriaguez do poder

Muitos dos problemas de uma cidade são remotos, de muitos anos, de muitas administrações que não resolveram, porque problemas estruturais, culturais ou de difíceis realizações e soluções.
Outros são muito presentes, surgidos no dia a dia da vida da cidade, da população.
Muitos desses problemas precisam de investimentos de vultosas somas, elaborados projetos e tempo para serem resolvidos. Outros bastam boa vontade, criatividade, inteligência para solucioná-los.

O poder é embriagante já disse alguém (em alguns casos o poderoso vive como de porre com o poder).
O sujeito toma-se de um bastão poderoso, passageiro, mas real. A tinta de sua caneta decide destinos, cala consciências, cria amigos e inimigos.

O poder também fecha os olhos de ver dos poderosos que se achando imunes às criticas e sugestões, costumam censurar das mais variadas formas o emissor.
Pai afasta-me de mim esse “cale-se”, já pedia e cantava o Chico.
Esquecem esses governantes que são eleitos e pagos pela população para trabalhar por ela, dar condições socioeconômicas para uma vida melhor. “Há quem muito foi dado muito será cobrado”, (Lucas XII: 47-48). Eis uma das inúmeras verdades das escrituras.

E quem não quer melhores condições de vida, ruas calçadas e limpas, lixo recolhido, energia elétrica, água e esgoto? Uma cidade apresentável, bonita e desejável e dotada de todas as condições de uma verdadeira “pólis”?
“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”... já cantavam Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Marcelo Brito em Os Titãs.

É o retorno puro e simples dos impostos e taxas que recolhemos.

22 janeiro 2015

Morro da Glória continua abandonado

O abandono do Morro da Glória, um dos principais pontos turísticos do município, já vem de tempos. Entra e sai administração e nada é feito.
De que adianta produzir belos (e caros) audiovisuais, produzir folders, estantes em outras cidades, divulgar em prosas e versos os locais turísticos, se a realidade não condiz com o apresentado? É publicidade enganosa.
Pois turistas reclamam do abandono do Morro da Glória. Matéria está na edição de hoje do jornal Diário do Sul. 
Confiram:

20 janeiro 2015

Delegacia de Polícia da Laguna vai mudar de endereço

A Delegacia de Polícia da Comarca da Laguna, hoje situada na rua Santo Antônio, centro da cidade (antigo casarão dos Nacif e onde já funcionou o Sesc) vai mudar de endereço.
A nova sede da Delegacia será entre as esquinas das ruas Duque de Caxias e Barão do Rio Branco (no conhecido casarão dos Mussi e antiga secretaria municipal de Saúde

Elvis Palma, no Diário do Sul

Em matéria de capa assinada pelo Jornalista Marcelo Becker, o fotógrafo lagunense Elvis Palma foi destaque no Jornal Diário do Sul desta terça-feira.
Elvis, sempre tem se destacado pelo olhar sensível nos cliques da natureza.
Mas igualmente demonstrando sua preocupação com os problemas da cidade que registra pelas lentes de sua câmera. Não é para menos que suas fotos emplacam as melhores publicações. 
Daqui deste espaço faço coro as palavras elogiosas ao Elvis publicadas no Diário.
Para ler a matéria basta clicar aqui:

19 janeiro 2015

Quem avisa...

Frase que serve como uma luva pra determinados políticos lagunenses que posam de bons moços, mas que andam por aí em cada companhia ... 
Depois não vale se queixar.

"Quem dorme com cães acorda com pulgas!"

Tá difícil a coisa

·        Festival Nacional do camarão em... Imbituba
·        Corrida de São Silvelho... em Florianópolis
·  Desfile das Escolas de Samba em... Florianópolis, São Francisco do Sul e Joaçaba...

E querem que sejamos otimistas...

17 janeiro 2015

César do Canto Machado e seu Farol da Notícia

Escritor César do Canto Machado, autor de inúmeros livros (entre eles “Praça XV”, “História do Futebol Catarinense” e “Em nome do Rei”) também produz um Blog chamado Farol da Notícia. Nele, histórias, fotos, depoimentos, flagrantes do cotidiano.
César, que tem casa no Farol de Santa Marta, está produzindo sua próxima obra, um romance ambientado aqui na nossa região.
A partir de hoje o link do seu Blog estará no lado direito desta página.
Grande abraço César.

15 janeiro 2015

Agora é oficial: mais uma vez Laguna não terá desfile das Escolas de Samba

Tudo porque a verba de R$ 1 milhão do governo do estado não pode ser repassada à Liga das Escolas de Samba, tendo em vista que a prestação de contas de 2013 da Liga ainda se encontra em análise no Tribunal de Contas do Estado, portanto não foi ainda aprovada.

O comunicado foi feito nesta quinta-feira pelo presidente da Fundação Lagunense de Cultura, e também secretário de Turismo e Lazer, e também secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (ufa!) Leonardo Pascoal no programa Jornal do Meio Dia, apresentado pelo radialista Souza Jr.

O impasse se deu porque os dirigentes até então tinham sido informados e instruídos que o repasse da verba seria para as Escolas de Samba, que, registre-se, encontram-se com as prestações de conta em dia, negativas, etc. Assim também como a Fundação Lagunense de Cultura.

***

É a primeira vez na história da Laguna que em dois anos consecutivos não acontece o desfile. Um evento que era para ser minuciosamente planejado sempre com antecedência, com inúmeras reuniões entre os dirigentes das Escolas de Samba e o Poder Público, inclusive com vistas a sanar eventuais discrepâncias entre exigências e informações.

Afinal o carnaval das Escolas de Samba é uma tradição do município, festa do povo e se Laguna ficou conhecida lá fora, foi por causa desse desfile que sempre atraiu milhares de foliões. Sem falar de seu pré-carnaval pelo Centro Histórico da cidade.

Definitivamente há muitos anos sentimos certa má vontade de várias administrações com o nosso tradicional carnaval. 
Vontade política em cima da hora para resolver problemas não é mais possível. Não funciona mais o jeitinho, o blá-blá-blá.

Sinto que há uma clara preferência pelo carnaval de praia que atrai milhares de pessoas, sem dúvida, mas que pode ser igualado e copiado a qualquer momento por qualquer cidade do litoral brasileiro. É a chamada baianização da festa, com seus trios elétricos e caminhões de som.

Fundação de Cultura recebe R$ 824 mil para o chamado "carnaval de bairros". É dinheiro ou não é?

Verba do estado, no valor de R$ 824 mil virá para a Fundação Lagunense de Cultura para aplicação na infraestrutura (contratação de trios elétricos, som, banheiros químicos, segurança, etc.) do chamado carnaval... de bairros e praias. 

Que os administradores não esqueçam: nas eleições quem vota é o eleitor lagunense e não os foliões-turistas que apenas nos visitam. O povo pode ter memória curta – e muitas vezes o têm -, mas não é bobo.

14 janeiro 2015

Corrida de São Silvelho foi realizada sim! Mas lá em Florianópolis

Em 28 de dezembro do ano passado foi realizada a IIª Corrida de São Silvelho em... Santo Antônio de Lisboa, na capital do Estado. A corrida, com este mesmo nome, foi criada aqui na Laguna, em 1995. Um plágio descarado. Não foi registrado não?

Infelizmente, desde 2013 a tradicional corrida, que chegou a constar no calendário de eventos da Santur, não acontece mais em nossa cidade. Lá se foram dois anos e parece que também vai entrar para a lista do “Laguna já teve”.
 
17ª Corrida de São Silvelho, em 2011, na Laguna. 


O início

Em 1995, na Praça Souza França, no Magalhães, trocavam ideias os senhores Vedelino Marçal, Dorival e o sargento Joneci. Na televisão do Necrotériu’s Bar era transmitida a chamada para a Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

Os três amigos faziam uma aposta de provocação. Vedelino dizia que daria a volta na Pracinha Souza França de roller e chegaria primeiro; Joneci topava e avisava que chegaria à frente utilizando-se de pés de pato; já o Dorival não ficava por menos e desafiava os outros dois dizendo que ganharia a corrida levando uma prancha de surf nos braços.

Flavinho Marçal e Waldir Sant’Anna Jr. ouviram a conversa, aumentaram o trajeto e daí foi um tapa para criar, por analogia, a corrida de São Silvelho para atletas com mais de 50 anos, com percurso ida e volta até a Estátua em homenagem aos Trabalhadores.

Desde então, esta Corrida, realizada sempre no último domingo do ano, trouxe orgulho aos moradores do bairro Magalhães e a comunidade esportiva lagunense. 
Se nos primeiros anos a Corrida de São Silvelho era até amadora, com poucos recursos de patrocinadores, em seguida profissionalizou-se e começou a ser realizada pelo Instituto Tática e Ação, com captação de verbas, inclusive do município e estado.

Em 11 de dezembro de 2013, o Instituto postou comunicado nas redes sociais, avisando do cancelamento da Corrida.

E explicava o motivo: “Em virtude, de eventos nacionais que acontecem na mesma data, as obras de saneamento que estão interrompendo o trânsito momentaneamente no município de Laguna e acatando a recomendação da Polícia Militar, com relação a segurança dos corredores, colaboradores e demais participantes. Comunicamos o cancelamento da 19ª Corrida de São Silvelho, que seria realizada no dia 28/12/2013
O Instituto Tática e Ação irá definir uma nova data e a alteração do percurso para a próxima edição, através de consulta através do site, e-mail e redes sociais”.

A "próxima edição" da São Silvelho, que seria este ano, não foi realizada. Vai também entrar para a extensa lista do "Laguna já teve"?

Enquanto isso, lá em Florianópolis...

Prefeitura da Laguna já recebeu ISS até dezembro, diz Dnit

Nesta terça-feira, 14, em audiência com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Vicilar Preto, o deputado federal Ronaldo Benedet foi informado que as obras da ponte Anita Garibaldi ficarão prontas em maio deste ano, conforme o prazo contratual. 

Benedet também recebeu a informação que as dividas com a prefeitura da Laguna de Imposto sobre Serviços (ISS), já foram quitadas até dezembro de 2014.

“A empresa entregará a obra dentro do prazo contratual e a diferença dos níveis na ponte é considerada normal, a empresa vai fazer os ajustes nos estais, tudo dentro do cronograma”, informou o superintendente do Dnit.


A empresa vencedora da licitação para fazer a iluminação da ponte foi o Consórcio Sadenco e Quantum, que já iniciará os trabalhos.

Saiu o listão...dos exonerados da prefeitura

Diário Oficial do Município com data de 13 de janeiro (ontem) traz os nomes de quem foi exonerado (a pedido ou não) da prefeitura da Laguna.
Querem saber quem são os exonerados, seus curiosos? Basta clicar aqui. O arquivo está em PDF.


Não quer dizer que muitos dos comissionados não retornem aos seus cargos. Aliás, no próprio Diário Oficial do mesmo dia já foram publicadas as novas portarias de nomeações reconduzindo vários deles. Por que então exonerá-los, não é mesmo?

As tais exonerações são denominadas no linguajar político de ajustes ou melhor, coalizão, por conta da chamada governabilidade. 
Agora começam as novas indicações através de acordos com vereadores, cabos eleitorais, partidos, etc.

Pois é. Já disse aqui em dezembro último, lembram? Quem exerce cargo comissionado sempre está, nunca é.

13 janeiro 2015

Dois pontos impróprios para banho na Laguna, diz Fatma

No primeiro Relatório de Balneabilidade deste ano, divulgado na última sexta-feira, 9, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - Fatma, apontou 136 pontos impróprios para banho no litoral catarinense.
Dentre os pontos impróprios estão a Prainha do Farol – que já vinha constando em outros Relatórios – e a Praia do Gi, em frente ao posto salva-vidas. Os dois em nossa cidade.
Praia do Gi, defronte ao Posto Salva-Vidas está impróprio para banho, diz Fatma.
Foto: Elvis Palma.
As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que podem causar diarreia, vômito, entre outros problemas na saúde humana.

Resta saber agora qual a posição da prefeitura da Laguna através de seus órgãos fiscalizadores, Vigilância Sanitária e Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama.

Ano passado foi divulgado pelo prefeito, inclusive com discursos inflamados pelos microfones das rádios e também no site da prefeitura, que seria feita fiscalização em ligações clandestinas de esgoto doméstico na rede pluvial no Mar Grosso. Até agora não lemos ou soubemos de nenhum tipo de notificação aos chamados agentes poluidores.

Aliás, descobrir qual a origem da poluição na Praia do Gi (defronte ao Posto Salva-Vidas, conforme a Fatma) não deve ser tão difícil assim, até porque o local não é uma região densamente povoada. 
Com certeza, da Toca da Genoveva é que não está vindo esta poluição.

O fato de mais um ponto ser declarado impróprio para banho pela Fatma no litoral da Laguna, deveria acender luz vermelha, uma advertência seriíssima aos nossos governantes e a toda população, que a tudo parece assistir meio que catatônica, anestesiada. Onde estão as chamadas "forças vivas" da cidade, representantes eleitos, associações, clubes de serviço, ONG's, etc.?

Algo precisa ser feito e urgente. Torcemos para que daqui a pouco a Fatma não detecte pontos impróprios para banho em nosso maior Balneário, o Mar Grosso. Porque tudo caminha para isso.

Afinal ligações clandestinas existem no Mar Grosso, é sabido e cheirado, e o problema vem sendo empurrado com a barriga há anos, utilizando-se do simples tamponamento das saídas com areia da praia. Na primeira enxurrada todo o esgoto vai parar nas areias e águas. 

Depois não adianta xingar os meios de comunicação (e colunistas da capital) quando esses ecoarem aos quatro ventos os pontos impróprios apontados pela Fatma. E não duvidem que tem gente por aí torcendo e super interessada que isso aconteça. 

É uma vergonha deixar chegar a essa situação. E ainda querem fazer turismo assim? 
Torçam. Torçam mesmo para que a situação não piore.

Deyvisonn deve comandar a nova SDR da Laguna

É tida como certa nos meios políticos a indicação do ex-vereador da Laguna Deyvisonn da Silva de Souza para assumir a 19ª SDR - Secretaria Regional, que passa a se chamar Agência.

Deyvisonn, ligado ao deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), foi candidato a prefeito de Pescaria Brava em 2012, obtendo 2.992 votos e ficando em segundo lugar. O candidato eleito Antônio Honorato obteve 3.272 sufrágios.

Exonerações na prefeitura

O ti-ti-ti na cidade é que muitos comissionados da Prefeitura da Laguna foram exonerados nesta terça-feira. Portarias ainda não foram publicadas no Diário Oficial do município. Portanto ainda não são oficiais as exonerações.
Nos bastidores sabe-se que alguns dos comissionados não retornarão mais às suas funções, inclusive as de secretários. Já está havendo muito choro e ranger de dentes, inclusive pelas redes sociais. Potes de mágoas derramadas.


Confirmada a notícia, nos próximos dias novas portarias de nomeações serão expedidas, até porque a máquina não pode parar, no que se denomina governo de coalizão. Que nada mais é do que ajustar os interesses políticos, principalmente os de vereadores.

Aliás, para ser secretário municipal, de agora em diante terá que haver aprovação (aval) dos vereadores (bancada de apoio) e da Executiva do PMDB. Com exceção da cota pessoal do prefeito, evidentemente.
Nos bastidores, comenta-se, por exemplo, que o vereador Valdomiro Barbosa Andrade, do PMDB vai ser contemplado com duas secretarias. 

Ainda o carnaval das Escolas de Samba - Atualizando

Faltou dizer no post anterior, que Prefeito Everaldo dos Santos deu entrevista à TV Unisul e Rádio Difusora (Jornal do Meio-Dia, do Souza Jr. - Dão) garantindo o carnaval. Isso na sexta-feira passada, dia 9.
Na segunda-feira, 12, uma entrevista logo pela manhã, do presidente da Fundação Lagunense de Cultura e também secretário de Turismo Leonardo Pascoal ao radialista Barreiros, no programa Rádio Revista, desdisse o prefeito. Pascoal afirmou que não haveria o desfile. 
Perplexidade dos ouvintes e carnavalescos. Um verdadeiro samba do crioulo doido. Ninguém entendeu mais nada.

Soube agora à tarde que vice-governador Eduardo Pinho Moreira teria chamado prefeito e o presidente Júlio Silva, da Liga das Escolas para reunião em Florianópolis hoje. Na pauta o repasse da verba para o desfile das Escolas de Samba. 
Amanhã acontece outra reunião aqui na Laguna com os dirigentes das Escolas para expor os resultados.
Há carnavalescos prometendo uma grande manifestação pelas ruas da cidade, nesta quinta ou sexta-feira, se o carnaval não for realizado.

Aguardemos os próximos capítulos.

Desfile das Escolas de Samba da Laguna 2015 – Impasse

É uma novela. Uma arrastada, cansativa e repetitiva novela os capítulos do desfile anual das Escolas de Samba da Laguna. Ano a ano são os mesmos problemas.

Parecia estar tudo certo desta vez. As Escolas tinham enviado projetos em outubro de 2014, prestações de contas em dia, conforme exigências e instruções da 19ª SDR e da secretaria de Turismo e Fazenda do Estado.
Verba iria ser repassada às agremiações carnavalescas, num total de 200 mil reais cada uma.
Prefeitura entrava com mais 250 mil reais. 
 
Vazio na Passarela. Foto Elvis Palma.

Logo surgiu o primeiro impasse. As Escolas teriam que bancar inteiramente a estrutura. Som, hospedagem de jurados, segurança, etc.
Dirigente das Escolas discordaram. Impossível bancar cerca de 400 mil. Verba por parte da prefeitura foi aumentada com mais 100 mil. Total: R$ 350 mil. Tudo certo.

Novo impasse. Verba estadual teria que ser repassada, conforme Instrução Normativa da Fazenda Estadual, à Liga das Escolas de Samba, nos municípios onde ela existir. É o caso da Laguna.
Problema: Liga das Escolas de Samba da Laguna não está com prestação em dia referente ao carnaval de 2013.
Novamente impasse.

Os carnavalescos se perguntam: mas o combinado, projetos, prestações de contas, não foi com as Escolas de Samba?
Pois é!
Através da Fundação Lagunense de Cultura também não é permitido o repasse, porque esta também não está com a prestação de contas em dia do carnaval do ano passado, de praia.

Olha leitor, o imbróglio é grande e agora depende de decisão política. Não sei o resultado, mas é quase certo que não teremos mais desfile este ano, até porque hoje é dia 13 e estamos a um mês da data marcada para a festa carnavalesca. Até porque, convenhamos, os projetos, os enredos em sua totalidade jamais, em hipótese alguma, seriam cumpridos na íntegra. Teria que ser cortada muita coisa, inclusive com diminuição de componentes. Vale a pena?

Aos poucos, ano a ano, lá se vai mais uma tradição da nossa Laguna. E o carnaval das Escolas de Samba começa, também, a entrar na lista do "Laguna já teve".



12 janeiro 2015

Teatro na Laguna – Grupo Dramático João Caetano – Outros tempos

Já publiquei esta foto aqui no blog há algum tempo, mas como sempre tem gente nova chegando,  vou repeti-la.
Maioria de nossos leitores (ou a quase totalidade) não deve lembrar.

É uma foto em 7 de junho de 1950, do palco do Cinema Central, e Theatro 7 de Setembro (onde hoje é o Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos) e que foi atingido pelo fogo em 1968.
Trata-se da apresentação do Grupo Dramático "João Caetano", de nossa cidade, com a encenação da peça "O Pivete".

Da esquerda p/ direita: Maria de Lourdes Simas, Maria Alcina Nicolazzi (de chapéu), Bopré e Zenir Zans, Francisco Malaquias, Manoel de Oliveira, Arita Farias Gomes, Topázio e Dulcio Ulysséa.


Note-se o piano que ficava em frente ao palco, para a execução do fundo musical dos filmes do chamado cinema mudo. O abajur à esquerda foi tomado emprestado à Rádio Difusora, conforme me informou tempos atrás Carlos Araújo Horn. Acho que esta foto é a única existente ou pelo menos conhecida, do interior do Cinema Central.

Posse da nova Mesa Diretora da Câmara de vereadores da Laguna

Recebi da assessoria de Imprensa da Câmara de vereadores da Laguna e repasso aos nossos leitores, mesmo que um pouco tardiamente:

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal da Laguna, que conduzirá os trabalhos legislativos no biênio 2015-2016, tomou posse na manhã do dia 1° de janeiro último.
Para o presidente da Câmara Roberto Alves (PP), “Um dos principais objetivos da nova diretoria será fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo, aproximando mais os parlamentares da população”.

A nova Mesa Diretora terá, além de Roberto Alves como presidente, os vereadores Antonio Silva (PR) como vice-presidente, Patrick Mattos de Oliveira (PSB) será o primeiro-secretário e Thiago Alcides Duarte (PMDB) segundo-secretário.

Além da mesa diretora, participaram da posse os vereadores: Rogério Medeiros (PMDB), Andrey Pestana de Farias (PSD), Kleber Roberto Lopes (PP), José Luís Siqueira (PT), Valdomiro Barbosa de Andrade (PMDB).

***


Como se percebe, vereador Zezinho em camisa de manga curta listrada destoa do conjunto (deve ser o calor, mas não se deixem enganar, a falta de sintonia é somente no vestuário).

Na cerimônia de posse não compareceram os vereadores Eduardo Nacif Carneiro (PP), Wilson Elias Vieira (PSDB), Rodrigo Luz de Moraes (PR), Orlando Rodrigues (PSD) e Iran Floriano Ramos (PMDB).

09 janeiro 2015

Tempo de mudanças...

Já tinha visto algumas vezes... mas que é estranho e curioso, lá isso é... e não há quem não fique estupefato ao presenciar a cena.
Que precisão, que carregamento de carga, que cálculo de equilíbrio e risco, através de alavancas e macacos hidráulicos ou manuais.
Você toparia a empreitada?

Há algum tempo, na entrada da cidade, no trevo da Barbacena, no bairro Portinho, registrei esta imagem.

Um caminhão transportando uma casa de madeira na cor rosa. CASA INTEIRA!, com vidraças, caixa de luz, aberturas e telhado. Sem esquecer a placa com o número da residência, 107.
A origem e destino são ignorados para mim, mas sei que aonde chegou levou poucos minutos para ser montada em meia dúzia de cabeças de pedra.
Num piscar de olhos no terreno escolhido surgiu uma casa. E com ela novos sonhos, novos moradores, outra vizinhança, novas amizades a iniciar.
Uma típica cena bem própria da nossa região.

Completando: coincidência ou não, constatem: para combinar até a cor do caminhão Ford é rosa. 

Mamadores oficiais (e não oficiais)

Recebo e-mail malcriado dizendo e querendo ensinar como devo escrever neste blog e afirmando que eu somente deveria publicar notícias boas e positivas de nossa cidade.
Que a Laguna é linda, de belezas naturais, turísticas, de encantos mis e blá-blá-blá...

Mas quem discorda disso?
Quantas vezes aqui neste blog cantamos em versos, prosas, poesias e fotografias a nossa Laguna? Basta ir aos arquivos no lado direito e constatar.
Mas ela é só isso, belezas naturais? Vivemos disso? Alimentamos-nos e respiramos belezas? Por acaso alguém come pedaços da Pedra do Frade? Lascas do Farol de Santa Marta? Bebe da água da Lagoa Santo Antônio dos Anjos?

Que responder a um sonhador? A um delirante? A um ingênuo? Ou a um pau-mandado?
Tem gente que quer fazer de uma feia realidade um mar de rosas. Vive em outra dimensão, numa redoma e quer que também façamos o mesmo, levando-nos pra esse mundo inexistente. Uma Pasárgada desejada por sua imaginação.
Essa gente quer viver (ou vive) no planalto, (alguns em andares altos de prédios no Mar Grosso) esquecendo que a vida do povo é na planície, com seus variados problemas rasteiros, ervas daninhas, torpezas e baixezas.

Mas aí você vai analisar e descobrir quem é essa gente que só quer elogios e palavras bonitas sobre a cidade e aí entende tudo.

É gente que está mamando nas tetas da viúva. E faz tempo!
Na iniciativa privada seriam escorraçados – alguns até já o foram – e não se criariam porque lhes falta vontade de trabalhar, criatividade e inteligência.
  
Então arranjam boquinhas por aí, mamadores oficiais (e não oficiais) sempre em defesa de seus chefes. Puxando e babando sacos aqui e acolá. 

O Ministério da Saúde adverte: engolir sapos, tapar os olhos e fechar o nariz pra fedentina faz mal para o coração. Risco de morte!

Que belezas e notícias positivas da cidade que nada! Não ligam para isso, mentirosos e hipócritas. Estão verdadeiramente é de olho nos seus bolsos e em seus interesses. Só isso. Simples e triste assim.

O ser humano é imundo.

08 janeiro 2015

Confirmado o desfile das Escolas de Samba da Laguna 2015

Carnavalescos de nossa cidade receberam ontem do prefeito Everaldo dos Santos, a confirmação da realização do desfile das Escolas de Samba.
A verba do governo do estado, num total de R$ 1 milhão, será repassada semana que vem, no valor de 200 mil reais a cada agremiação. Prefeitura da Laguna também entrará com mais 50 mil reais para cada Escola de Samba.
O prazo é curto, tudo meio que em cima da hora, como sempre acontece. Dirigentes nesta semana, máximo semana que vem, já viajarão a São Paulo para compra de material. Com dinheiro emprestado, como também sempre acontece.

Não há ainda previsão do início do pré-carnaval pela rua Raulino Horn.

O desfile das Escolas de Samba da Laguna 2015, está marcado para acontecer no sambódromo, na noite de sábado e madrugada de domingo, 14 e 15 de fevereiro próximo.

PS: Atualizando: No dia 15 de janeiro, oficialmente foi descartada a realização do carnaval. Leia post publicado neste dia.

Exemplos de vereadores a ser seguidos

Mesmo em pleno recesso parlamentar, as vereadoras de Pescaria Brava, Janaina Felipe Botega – presidente da Câmara – e Rosilene Faísca da Silva, estão acompanhando in loco obras que estão sendo realizadas no vizinho município.
As vereadoras conversam com moradores, ouvem as dificuldades e necessidades, anotam e levam ao prefeito as reivindicações, mesmo num período de férias do Legislativo. Além disso, as vereadoras fiscalizam eventuais atrasos em cronogramas de obras.

Vereadoras Janaina e Rosilene, mesmo no recesso do Legislativo, acompanham as obras de pavimentação das ruas do bairro Km 37, em Pescaria Brava. 












Para Janaina, é missão do vereador cumprir com o seu papel fiscalizador. "É dever fiscalizar para que o dinheiro público seja bem aplicado em obras que atendam de forma satisfatória a sociedade." comentou.
Assessoria de comunicação daquela Casa, através de Murilo Medeiros da Silva, também continua atuante, e mesmo no recesso continua abastecendo os órgãos de comunicações com informações da Câmara de vereadores de Pescaria Brava.

***

O exemplo das duas vereadoras de Pescaria deveria ser seguido por muitos parlamentares da região.
Afinal o papel de vereador não é somente apresentar meros requerimentos, maioria não atendido pelo Executivo. É, também, fiscalizar os atos do prefeito, contratos, convênios, compras, etc. e quando descobrir problemas denunciar na tribuna.
Ficar em cima do muro não vale.
Há vereadores que você conta nos dedos de uma das mãos os requerimentos apresentados durante todo o mandato. Tem vereador que costuma entrar mudo e sair calado das sessões.
Mas nas internas fala. Fala baixinho, mas fala e muito mas somente quando o assunto é de seu interesse.

Que oxalá o eleitor amadureça seu senso político, fique mais vigilante e esperto e que nas próximas eleições não reeleja vereador que lhe deu as costas depois de eleito. Vereador que sumiu da comunidade, que não atende o telefone e que só vai aparecer às vésperas de uma nova eleição pedindo o precioso voto.

Esse tipo de vereador não serve à população. Esse é sazonal como a copa do mundo, só pensa nos seus interesses e deve ser varrido do cenário político.

07 janeiro 2015

Iphan notifica prefeitura da Laguna pela pintura faixa azul dos meios-fios

O Iphan da Laguna, através da chefe de seu escritório técnico, arquiteta Ana Paula Citadin, lavrou um auto de infração contra a Prefeitura por ter autorizado a pintura em azul dos meios-fios em pedra granítica do Centro Histórico tombado. 
Cópia do documento também foi enviada ao Ministério Público local.
A notificação exige a retirada imediata de toda a pintura em azul que seria utilizada para demarcar a zona de estacionamento rotativo pago, a ser implantado pelo Consórcio Zona Azul Brasil/Serrana.

Em reunião acontecida nesta semana no escritório do órgão, situado na Praça Vidal Ramos, foi acertada com representantes da Prefeitura da Laguna e da empresa responsável, a retirada de toda a pintura.

***

É incrível que o Iphan de nossa cidade não tenha sido consultado antecipadamente pela prefeitura e/ou empresa responsável pela implantação do estacionamento rotativo para dar seu parecer sobre a pintura, que alterou a paisagem arquitetônica do Centro. Era visível, até por um leigo, que tal não poderia ser feito. 
Tomara que a tinta seja retirada efetivamente - com jato de areia, suponho - e não receba apenas uma repintura branca por cima.

Quando um morador/proprietário quer reformar sua casa no Centro Histórico, para emitir o alvará a prefeitura exige o projeto aprovado primeiramente pelo Iphan. 
Só me pergunto: é o contribuinte que vai arcar com os custos da retirada da pintura? O dinheiro deveria sair dos bolsos é de quem autorizou tamanha infração.

A pintura dos meios-fios – já interrompida – começou a ser feita durante o feriadão de fim de ano, conforme divulguei aqui no Blog, no dia 26 de dezembro. 
Para ver clique aqui:


Lagunense assume como Delegado Regional da Polícia Civil da Laguna

Hoje à tarde em Florianópolis, na sede da Academia da Polícia Civil em Canasvieiras, acontece a transmissão de cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Grubba.

Na solenidade, o atual delegado-geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, vai repassar o cargo a Artur Nitz e tomar posse como secretário adjunto da SSP.
Também serão empossados o delegado-geral adjunto, corregedor-geral da Polícia, diretores e delegados regionais da Polícia Civil.

David Machado

O lagunense José David Machado (irmão do saudoso radialista Martinho Machado, não tem?) assume como Delegado Regional da Laguna.
David Machado vinha respondendo atualmente como delegado da Polícia Civil da Comarca de Armazém, que abrange os municípios de Armazém, Gravatal e São Martinho. Atuou em Jaguaruna, Treze de Maio e Capivari de Baixo.
Já trabalhou por sete anos em nossa cidade. Ingressou na Polícia Civil, como comissário, em 10 de março de 1980, portanto vai completar trinta e cinco anos de serviços prestados à instituição.

Nossos parabéns ao David pela nomeação, ele que ao longo de sua vasta carreira sempre foi exemplo de dedicação profissional.