31 dezembro 2016

Adeus 2016

E com a canção de Lulu Santos, “Nada do que foi será”, nos despedimos do ano de 2016, desejando aos leitores deste Blog um Feliz Ano Novo, de muita paz, saúde, amor e prosperidade.
E de esperança em dias melhores para
 nossa Laguna e seu povo.

30 dezembro 2016

Olho vivo e caldo de galinha...

Fim de ano e o pessoal está com os olhos bem arregalados em tudo que é publicado no Diário Oficial Municipal. São exonerações que acontecem, de uma gestão que finda na Laguna, e novas nomeações que serão assinadas nos primeiros dias do ano que vem, através de Portarias.

Mas o que muitos estão estranhando nesses últimos dias do ano, é o excesso de assinaturas de Termos Aditivos a Contratos, seus valores e vigências, que estão sendo publicados.
Há contratos em que os prazos são prorrogados por mais doze meses, com valores chegando a milhares de reais.
São situações que certamente merecerão profunda análise dos novos gestores lagunenses.

O cidadão merece transparência em todos os atos, além de saber da real necessidade de prorrogação desses contratos, assinados em anos passados.
Um pente fino é mais que necessário.

Troca-troca de fim de ano

O pessoal quer saber qual o motivo da troca do Coordenador Municipal da Defesa Civil da Laguna, faltando apenas cinco dias para o fim de mandato. Ninguém entendeu nada. Ou entendemos?

Explico: com data de 26 de dezembro, o Diário Oficial do Município publicou a exoneração de Anderson Passos da Rocha (Rochinha) deste cargo.
No mesmo número do Diário Oficial, e com data de Portaria já do dia seguinte, é nomeado Jackson (Jaco) Barbosa Siqueira para a função.
Faltando apenas quatro dias para terminar o ano!

Nas rodas políticas, comenta-se que Jaco, que foi candidato a vereador pelo PP, obtendo 475 votos e ficando na 4º suplência, teria sido indicado pelo vice-prefeito Júlio Willemann, para a Coordenadoria de Defesa Civil na próxima gestão, já que havia exercido este cargo anteriormente.

Se for confirmado o que se comenta acima, então por que cargas d’água, com que intenção o ainda prefeito Everaldo dos Santos se antecipou? Mera coincidência? Ou para posar de padrinho da indicação?

Fortes chuvas provocam estragos e caos na Laguna

Chuva intensa que caiu no final da tarde e na noite de ontem, provocou enormes estragos na cidade, principalmente em seu sistema viário.
Houve alagamentos na maioria das ruas e vários postes e muros caíram. Faltou energia elétrica no centro e em diversos bairros e hoje pela manhã ainda havia vários pontos sem luz.

Várias ruas e avenidas ficaram sem condições de tráfego em função do grande volume de água, e o trânsito ficou parado, com motoristas ilhados. 

Felipe Nunes filmou e postou no Youtube, a situação de várias ruas e avenidas do bairro Magalhães, como a João Pessoa, Praça Souza França, etc. Abaixo:

Confira algumas fotos postadas nas redes sociais:

29 dezembro 2016

Outros nomes para a equipe de governo

Mais alguns nomes e cargos que comporão o staff de governo da gestão 2017-2020, de Mauro Candemil/Júlio Willemann, que assume a prefeitura da Laguna no próximo dia 1º de janeiro de 2017. 
Um novo organograma da prefeitura (reforma administrativa) foi preparado e será enviado para aprovação dos vereadores logo nos primeiros dias de janeiro. Nele estão previstas mudanças em nomenclaturas de alguns cargos, enxugamentos e alterações de status em outros. Os cargos de secretários-adjuntos, por exemplo, deixarão de existir, tornando-se gerências.

Secretaria de Assistência Social e Habitação: Maria de Fátima Figueiredo Duarte
Fundação do Meio Ambiente (Flama): (?)Em avaliação se a Fundação será transformada em secretaria
Fundação Irmã Vera: Fabiana Rodrigues de Oliveira Fonseca (nome provisório)
Chefe de gabinete do prefeito: Antônio Noel Navarro Monteiro
Assessoria de gabinete prefeito/recepção/agenda: Cláudia Sabino
Assessoria de Comunicação: Ricard Fernandes
Assessoria de Marketing: Fabiana Pangrácio
Gerente de Obras: José Delfino (Deca)

Posse do prefeito, vice e vereadores da Laguna

A posse dos vereadores eleitos, do prefeito e vice, será realizada às 10h do dia 1º de janeiro de 2017 (domingo), na Câmara de vereadores da Laguna.
Logo após, acontece a eleição da chapa para compor a Mesa do Legislativo, gestão 2017-2018.

Transmissão dos cargos de prefeito e vice
Já a transmissão de cargo do prefeito eleito e diplomado, Mauro Candemil e de seu vice Júlio Willemann, acontece no mesmo dia, mas às 19h nas dependências do Cine Teatro Mussi.

28 dezembro 2016

Paralisação do Hospital foi encerrada

A paralisação dos trabalhadores do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, foi encerrada ontem à noite.
Com o repasse dos vencimentos, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Tubarão (Sitesst) realizou uma assembleia com os servidores que decidiram encerrar a greve.

Já o pagamento do décimo terceiro salário, que deveria ter sido feito em sua totalidade até o último dia 20, segue sem previsão. 

Direção do hospital informou que este pagamento só será feito em janeiro, ainda sem data certa.

27 dezembro 2016

Alguns nomes do secretariado - Governo Mauro Candemil/Júlio Willemann

Se não houver mudanças de última hora e conforme pude apurar, eis alguns nomes e cargos que comporão o staff de governo da gestão 2017-2020 - Mauro Candemil/Júlio Willemann, que assume a prefeitura da Laguna no próximo dia 1º de janeiro de 2017:

Secretaria de Saúde: Valéria Olivier Alves Souza
Secretaria de Educação e Esportes: Karmensita Almeida da Rocha Cardoso
Secretaria de Turismo, Lazer e Comunicação: Antônio (Nico) Querino Ramos
Secretaria de Transportes, Obras, Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura: Jonathan do Nascimento Ovídeo
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Social: Silvânia Cappua Barbosa
Secretaria da Fazenda, Administração e Serviços Públicos: Luciana Fernandes Pereira
Fundação Lagunense de Cultura: Márcio José Rodrigues Filho
Procuradoria do município: Antônio Luiz dos Reis
Assessor parlamentar: José Paulo Rebello
Assessor de Gabinete para Assuntos Estratégicos: Anselmo Fábio de Moraes


24 dezembro 2016

Feliz Natal!

Aos leitores amigos deste Blog, e suas famílias, desejo um Feliz Natal, com muita saúde e bênçãos. 
E que não nos esqueçamos do aniversariante, razão de tudo.

Praias da Laguna estão próprias para banho, diz Fatma

Sete praias da Laguna analisadas pela Fundação do Meio Ambiente de SC - Fatma, estão próprias para banho.
É o que diz o Relatório de Balneabilidade nº 4, divulgado ontem pelo órgão, com data de coleta em 19 de dezembro de 2016.
São elas:
1.   Lagoa de Cabeçuda (frente ao Km 313 da BR-101)
2.   Praia da Teresa (no meio da praia)
3.   Praia de Itapirubá (100m do costão sul)
4.   Praia do Cardoso (extrema esquerda da praia)
5.   Praia do Gi (em frente ao posto salva vidas)
6.   Praia do Mar Grosso (frente ao emis. da Casan)
7.   Prainha do Farol (na entrada da praia).

Para divulgar se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fundação analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. 

São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio.

23 dezembro 2016

Falta de quórum impede Câmara de votar parecer de contas da gestão de Everaldo

Por falta de quórum, parecer de contas do ano de 2013 da gestão do prefeito Everaldo dos Santos, não foi votado pela Câmara de vereadores da Laguna na tarde da última quarta-feira (21).
A sessão foi marcada para 16 horas pelo presidente da Câmara Roberto Alves (PP), mas ele próprio não compareceu.

“O parecer do Tribunal de Contas foi de aprovar as contas com restrições. Esse parecer foi para a Comissão de Finanças da Câmara, que pediu explicações e documentos ao prefeito, que não respondeu, logo a comissão deu um parecer contrário à aprovação, e este é que seria votado ontem”, explicou o vereador Andrey Pestana de Farias (PSD), relator da Comissão.
Ainda de acordo com Andrey, não foram apresentadas justificativas para as faltas dos vereadores, que não geram descontos, já que não há pagamentos extras pela sessão.

Contas de 2015 são rejeitadas pelo TCE
Votação de todas as contas do governo do prefeito Everaldo deve ficar para a próxima legislatura.
A prestação de contas do ano de 2014 também traz uma série de restrições feitas pelo Tribunal e bastante ampliadas em relação a de 2013. Já a prestação de contas referente ao ano de 2015 foi simplesmente rejeitada pelo Tribunal de Contas de SC.

Dos treze vereadores, seis deles estiveram presentes à sessão Extraordinária. Foram eles: Andrey Pestana de Farias (PSD), Kleber Kek Kopes Rosa (PP), Orlando Rodrigues (PSD), Rodrigo Luz de Moraes (PR), Thiago Alcides Duarte )PMDB) e Vilson Elias Vieira (PSDB).

Jornal Diário do Sul edição desta sexta-feira também abordou o acontecido. Aqui

22 dezembro 2016

Imagem de Nossa Senhora da Glória às escuras

Dezenas de luminárias nos bairros e centro da cidade estão queimadas. São ruas e praças na escuridão, como a Praça Jerônimo Coelho, no Largo do Rosário, no centro.
Há mais de duas semanas, por exemplo, a imagem de Nossa Senhora da Glória está completamente às escuras, eis que é um dos pontos turísticos dos mais visitados da Laguna.

É assim que se prepararam para a temporada de verão?

Reavaliação, repactuamento e até cancelamento

Chama a atenção nestes últimos dias do fim de ano, a quantidade de contratos publicados no Diário Oficial do Município no que diz respeito a pregões realizados. Alguns deles trazendo datas dos recuados meses de setembro e outubro deste ano.

Nova gestão a tomar posse daqui a poucos dias, bem que poderia passar um pente fino em todos esses contratos assinados e seus altos valores. Seria bom saber da real necessidade de muitos serviços e fornecimentos contratados, principalmente tendo em vista a crise que está se passando nas áreas da saúde, educação, segurança, além do atraso nos salários dos servidores municipais.

Com a necessidade de enxugar a máquina e de economizar, é bem possível que muitos desses contratos possam ser repactuados e até, em alguns casos, cancelados (sustados).
Quantos desses contratos resultam verdadeiramente em benefícios à Laguna e sua população? Ao pobre contribuinte que paga com sacrifício seus impostos e taxas?

Hospital da Laguna pode entrar em greve

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos da Laguna, pode entrar em greve no próximo sábado (24), tendo em vista o atraso no pagamento dos valores referentes ao salário e décimo terceiro dos funcionários.

Todos os serviços serão paralisados, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência. 

O salário de novembro, que deveria ter sido pago até o quinto dia útil de dezembro, está com 15 dias de atraso, e o décimo terceiro deveria ter sido pago até o último dia 20. 

De acordo com a presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos, “O problema que ocorre é que o Ministério da Saúde não repassou os valores de pagamento dos atendimentos do SUS de novembro”.

Jornal Diário do Sul de hoje estampa matéria. Aqui

21 dezembro 2016

R$ 180 mil para o Réveillon na Laguna

Prefeitura da Laguna disponibilizou R$ 180 mil para as comemorações do Réveillon em nossa cidade.
Licitação foi aberta para contratação de empresa responsável em organizar a logística de instalação do palco, bandas, banheiros químicos e compra dos fogos para o evento.

Matéria está estampada na edição de hoje do Notisul. Aqui
Nada como um município rico e distante da crise. Mas como dizem os jovens de hoje: só que não. Ou abreviado sqn

20 dezembro 2016

É o fim da picada

Uma chuvarada do nada agora pela manhã e logo o sistema de escoamento de águas pluviais entrou em colapso no centro da cidade, principalmente em alguns trechos da rua Gustavo Richard. Se o movimento no comércio já não está lá essas coisas, ainda mais essa para prejudicar.
Rua Gustavo Richard na manhã desta terça-feira. Vergonha!
Fotos: Facebook/Jorge Anastasiadis
Antes das obras realizadas para o chamado esgoto sanitário, isso não acontecia. Faltou planejamento e fiscalização por parte da prefeitura, essa é que a verdade. Além de limpeza de detritos e areia nos bueiros.

E a falta de planejamento e fiscalização foi tanta, que várias tampas de caixas do sistema de energia elétrica subterrânea, instaladas em várias ruas tiveram que ser refeitas. E sabem por quê? Porque foram subdimensionadas e não iam aguentar o trânsito mais pesado, conforme a Celesc. Mais transtornos a motoristas e pedestres. Resserviço, é o termo técnico para isso. Ou retrabalho, como queiram.
E aí a gente se pergunta onde estava a fiscalização da empresa que não constatou o problema quando do momento exato em que as obras estavam sendo efetuadas pela empreiteira?

Esperamos que a próxima gestão ataque primeiramente e urgentemente o sistema viário da Laguna, que está um caos. Ruas e avenidas esburacadas, sujas, mato tomando conta, sinalizações verticais e horizontais, iluminação de praças e ruas, enfim, um abandono total.

O começo dos trabalhos já tem de ser por aí. 

19 dezembro 2016

Everaldo pagou o preço de sua teimosia política

O prefeito que ora se despede, Everaldo dos Santos, pagou o preço político por sua teimosia e por estar alheio à realidade do município e do seu povo.
Ouviu muito pouco e de quem pouco ouviu, não seguiu os conselhos amigos, é o que afirmam muitos dos que conviveram com ele mais de perto.

Everaldo preferiu o discurso repetitivo ao longo de quatros anos pelos microfones das rádios, o elogio fácil de alguns áulicos que o rodeavam e de fartas matérias publicitárias e notas positivas estampadas na imprensa de aqui ou de acolá. Como se somente o marketing publicitário bastasse para alavancar toda uma gestão.

Quando percebeu, quando caiu em si, sua rejeição estava nas alturas e foi preterido pelos líderes e membros do PMDB, inclusive estaduais, em sua candidatura à reeleição. 
Poderia ter ido mais longe e sonhado com uma candidatura a deputado estadual, se tivesse feito uma ótima gestão. Perdeu uma grande oportunidade.

Que pelo menos o exemplo acontecido com ele, sirva de lição aos próximos gestores para não percorrerem a mesma rota errática.
A história não perdoa.

Laguna -Tempo de mudanças


Daqui a menos de uma quinzena, Laguna passa a ser governada por uma nova administração.
Nela, nessa nova gestão, tendo à frente o prefeito Mauro Candemil e o vice-prefeito Júlio Willemann, foi que os eleitores lagunenses depositaram suas esperanças, através do voto no pleito do mês de outubro passado.

Todos nós sonhamos com uma Laguna melhor, com melhor qualidade de vida para seus habitantes.
Que a consciência cale fundo em cada representante eleito, sendo ele do Executivo ou do Legislativo. Que os desejos sejam realizados e as promessas cumpridas.
Que suas ações sejam planejadas e não executadas de última hora, no afogadilho, improvisadas.

Que fujam de projetos mirabolantes, mais das vezes irrealizáveis, face a atual conjuntura que o país atravessa. Que suas ações sejam calcadas principalmente na busca de soluções imediatas para os problemas do dia a dia da população.

E há muitos pequenos problemas a serem resolvidos, muitos deles de rápida e fácil solução, bastando boa vontade. Que tenham olhos de ver e ouvidos de ouvir. Que não se tranquem em gabinetes, alheios aos nossos anseios e clamores.

Chegamos a uma situação em que, se o gestor fizer o arroz com feijão, o trivial do dia a dia, já está de bom tamanho, já merece aplausos. Até porque a rotina diária das tarefas nos últimos anos deixou de ser efetuada. Aliás, como cansei de repetir aqui, em inúmeros posts ao longo tempo, basta conferir nos arquivos. 

E que essas ações dos novos governantes busquem servir apenas ao cidadão. Ele - e só ele - é o fim acima de tudo.
E há muito que fazer, não tenham dúvidas. Laguna tem pressa!

Estou igualmente na torcida pelo êxito dessa nova gestão e na esperança de dias melhores para o nosso município. Dou meu voto de confiança nesse novo tempo. Principalmente em seu começo.

E aqui desta página, como faço há mais de dez anos, continuarei acompanhando, fiscalizando, mostrando e comentando os acontecimentos vindouros, dentro, evidentemente, do meu estilo.

E também – por que não? - pesquisando um pouco das histórias do passado da nossa terra e de nossa gente.

17 dezembro 2016

O tesouro do navio espanhol que afundou no Farol de Santa Marta

Reza a lenda que um navio espanhol teria naufragado nos costões do Farol do Cabo de Santa Marta (ainda sem o farol), no ano de 1737.
Os marujos sobreviventes, antes de prosseguirem viagem a pé até a Vila de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), teriam enterrado em algum local daquela região lagunense, quem sabe numa caverna, o baú cheio de riquezas que traziam a bordo. Barras de ouro, prata e dobrões, frutos das pilhagens nas colônias do Oceano Pacífico, como o Peru, Bolívia e Chile, com destino a Europa.
No meio do caminho foram trucidados pelos índios na região de Paulo Lopes e levaram para a eternidade o mapa do local exato onde foi enterrado o tesouro. Lenda? Verdade? É o que veremos a seguir:


A região do Cabo de Santa Marta é repleta de histórias, lendas, mitos e mistérios.
O local é também conhecido pelos inúmeros naufrágios acontecidos ao longo dos séculos.
Mesmo antes da construção e inauguração do Farol de Santa Marta, em 11 de junho de 1891, a região já acumulava vasto repertório.
Já nos primeiros cem anos após a descoberta do Brasil, foram vários os expedicionários que passaram por Santa Catarina, sendo o nosso litoral os últimos portos para abastecimento dos navegantes europeus em direção ao Estreito de Magalhães e ao Rio da Prata.
Por exemplo, foram doze as expedições espanholas, de 1516 a 1599 que aportaram na costa catarinense. Entre elas a primeira de Juan Diaz Solis (1516), Dom Rodrigo de Acuña (1526) Sebastião Caboto (1526), Alonso Cabrera (1538) e Álvar Nuñes Cabeza de Vaca (1541).

Sobre piratas e corsários
Quantos aos piratas, os mais famoso da história foram Sir Francis Drake, Henry Morgan, Martin Tromp e James Lancaster. Este último, inclusive, esteve no Brasil, em 1595.
No litoral catarinense aqui passou em fins do ano de 1582, o famoso corsário inglês Edward Fenton, aliás, companheiro do também lendário Francis Drake. Atuava sob proteção da rainha da Inglaterra. Fenton, por exemplo, havia saqueado a costa do Peru, com seus dois galeões Leicester e Edward, com mais de 500 homens a bordo.
Fundeado na Enseada de Garopaba, então conhecida com porto Don Rodrigo, batizou-o de Bay of Good Comfort (Porto do Bom Conforto).

Outros piratas que atacaram o litoral brasileiro foram Thomas Cavendish (1591), e os franceses Jean-François Du Clerc (1710) e René Duguay-Trouin (1711).
Alguns historiadores fazem distinção entre corsários e piratas. Os primeiros contavam com uma carta de corso, isto é, com autorização do rei ou rainha para saquear os navios e colônias de reinos inimigos. Já a denominação mais comum, a de pirata, seria pura e simplesmente para os ladrões do mar, que viviam às margens das leis, promovendo saques às cargas de qualquer embarcação.

Nau espanhola trazia o tesouro
Desenho de uma nau espanhola de 200 ton construída entre 1536 e 1540.
O lagunense Saul Ulysséa autor dos livros “Laguna de 1880” e “Coisas Velhas”, entre outros, num escrito intitulado “Naufrágios” e publicado no jornal O Albor, de 26 de julho de 1947, nos conta sobre a lenda do tesouro do navio espanhol afundado no Cabo de Santa Marta.
Diz Ulysséa:

“(...) O segundo naufrágio de que há notícias, ocorreu ao sul do Cabo de Santa Marta, de uma nau espanhola denominada “Santa Marta”, em 1737.
Há afirmativa que aquele Cabo tomou a denominação de Santa Marta, em consequência deste naufrágio.
Afirmam historiadores que o naufrágio se deu em consequência de uma sublevação (motim) a bordo, o que faz crer que a nau foi propositalmente encalhada na praia.
Para a Vila da Laguna vieram duzentos náufragos que foram socorridos pelo fidalgo João de Távora, residente aqui.
Este antigo naufrágio originou uma lenda que passou através dos séculos.
Diz a lenda: Uma nau espanhola denominada “Santa Marta”, navegava do Pacífico para a Espanha, conduzindo barras de ouro e de prata, além de outros valores, das colônias espanholas do Pacífico, ali naufragando. Foram salvos os valores e não podendo a tripulação conduzi-los, resolveram enterrá-los no morro próximo que tomou em consequência desse naufrágio a denominação de Santa Marta.
Nessa data remota, segundo a lenda, não havia população no litoral, senão em Desterro, para onde seguiram em busca de auxílio.
De volta trazendo cargueiros, foram massacrados pelos indígenas, no lugar denominado Paulo Lopes, não sobrevivendo quem soubesse o lugar onde fora enterrado o tesouro.
Aí a lenda não explica como se pode saber do massacre, a menos que do Desterro tivesse seguido com a tripulação, um ou mais homens que escapasse.
Baseados nessa lenda, já tem sido procurado o tesouro”.

Cabo de Santa Marta já constava em mapa de 1502
Evidentemente que a história, oral, atravessou gerações e foi modificada aqui e ali. O próprio nome do navio dos piratas, “Santa Marta” e que teria batizado o Cabo, não parece corresponder à verdade.
Segundo o historiador Lucas Boiteux, o Cabo de Santa Marta ganhou este nome em 1502, quando o comandante André Gonçalves teria chegado à região em 23 de fevereiro daquele ano, dia em que se festeja Santa Marta, segundo o calendário romano.
Aliás, no mapa-múndi, mais conhecido como Planisfério de Cantino, elaborado por um cartógrafo em 1502 e adquirido pelo italiano Alberto Cantino, o Cabo de Santa Marta teria sido assinalado com este nome no mapa. O documento encontra-se na Biblioteca Estense, na cidade de Modena, na Itália.
Dizer também que "não havia população no litoral, se não em Desterro", é também meio que forçar a barra. Afinal Laguna já havia sido fundada por Domingos de Brito Peixoto em 1676, e transformada em Vila, oficialmente, em 20 de janeiro de 1720.

Caçadores de tesouros
Há testemunhos afirmando que ao longo dos tempos, muita gente já foi vista na região do Cabo de Santa Marta procurando o tesouro enterrado pelos espanhóis, inclusive utilizando-se de medições e aparelhos detectores de metais. Ao que se sabe até hoje o local e o baú contendo as barras de ouro e prata não foram encontrados.

A lenda e o mistério do tesouro do Farol de Santa Marta continuam, despertando curiosidades e sonhos, atravessando séculos e gerações.

16 dezembro 2016

Vereador se despede do mandato

Andrey com sua querida Ana Luíza.
O vereador Andrey Pestana de Farias (PSD), em carta publicada nas redes sociais, se despede do seu mandato, com agradecimentos.

13 dezembro 2016

O navio fantasma do Farol de Santa Marta

Em 1879, com o projeto do Farol do Cabo de Santa Marta já em estudos, um navio (um brigue) encalhou em suas praias. O porão da embarcação continha diversos mantimentos, barris e colchões. O mais misterioso: não havia tripulantes a bordo. Um verdadeiro navio fantasma.
Qual seu nome, de onde veio e o que aconteceu com seus passageiros e tripulantes? É o que veremos adiante.
 
Desenho de um Brigue. Fonte: Marinha de Guerra Portuguesa
A região do Cabo de Santa Marta é repleta de histórias, lendas, mitos e mistérios.
O local é também conhecido pelos inúmeros naufrágios acontecidos ao longo dos séculos.

Mesmo antes da construção e inauguração do Farol de Santa Marta, em 11 de junho de 1891, a região já acumulava vasto repertório.
Além da lenda do tesouro perdido de piratas, há depoimentos antigos sobre a aparição do fantasma de um índio, o chefe indígena Mangueru, que nas noites de luar é visto pairando acima dos sambaquis. Esferas de luzes também já teriam sido avistadas na linha do horizonte, o que muitos levam a crer na passagem ou presença de Ovnis.

Cemitério de navios
Já naufrágios aconteceram às dezenas, e o local ficou conhecido como um cemitério de navios, principalmente pela terrível laje do Campo Bom. A “laje da Jagua”, como é mais conhecida, situada em águas do vizinho município de Jaguaruna e responsável pelo afundamento de dezenas de embarcações. E que já mereceu filme.
Foi nela que em julho de 1839, um dos lanchões de Giuseppe Garibaldi, o Farroupilha, teria colidido, tragando para suas profundas águas muitos dos marinheiros revolucionários que para Laguna se dirigiam.

Dizem também que as rochas do Cabo de Santa Marta guardam em seu interior um secreto mundo subterrâneo e que o magnetismo das pedras teria o poder de enlouquecer as agulhas das bússolas de navios e aviões, além de desviar tempestades para o alto mar.

O navio fantasma
Lendas e mistérios à parte, voltemos ao navio fantasma, este uma história verdadeira, contada nos antigos jornais da época, como a folha conservadora lagunense A Verdade nº 9, de 31 de agosto de 1879, de propriedade do bacharel Thomaz Argemiro Ferreira Chaves.

Manhã de inverno do dia 28 de agosto do ano de 1879 de Nosso Senhor Jesus Cristo, como então se dizia e se escrevia nas aberturas de antigas atas, cartas náuticas e em diários de bordo.
A paz reinava no Cabo de Santa Marta, naquela época um deserto de habitações. Aqui e ali gaivotas grasnavam seus gritos nos céus, em voos rasantes sobre as ondas.
Solitários pescadores vindos das imediações estendiam suas redes naquelas águas, em busca do pescado.
E foram eles testemunhas primeiras que avistaram na linha do horizonte um navio se aproximando da costa.
Tinha apenas umas improvisadas velas de estais, de proa e do meio,
O navio procurava a praia, empurrado pelas águas e o vento.

O jornal registrou os depoimentos dos pescadores:
“Ao aproximar-se do Cabo de Santa Marta Pequena, bateu numa pedra ali existente, demorou-se alguns instantes e o próprio mar encarregou-se de arrancá-lo dali e depositá-lo no lugar da arrebentação, em péssimo estado, fazendo água”.
Como objetos a bordo: mesa, colchões, barris, garrafas vazias e uma cômoda.
Autoridades da Laguna (juiz, delegado, escrivão) logo chamadas ao local constataram tratar-se de um brigue, um tipo de embarcação à vela, com dois, por vezes três mastros.
Observaram também barris de toucinho e “quantidades enormes de pão e bolacha em perfeitos estados”, relata o jornal. O mais misterioso: nenhum tripulante a bordo.

É como se toda a tripulação de marinheiros, por algum motivo misterioso, tivesse saído às pressas da embarcação. Sumiram. Mas para onde? Não havia marcas de luta ou sangue no navio e nenhum corpo foi encontrado em seu convés e porão ou que tenha dado nas areias das praias naquele dia e nos seguintes.

Piratas? Tempestades? Monstros marinhos?
A notícia logo se espalhou pela cidade e na falta de explicações oficiais muitos de seus habitantes recorriam à imaginação. Os marinheiros teriam sido vítimas de piratas? Tempestades? Monstros marinhos? Sereias com seus cantos fascinantes e enfeitiçados?
Fosse o acontecido nos dias atuais certamente alguém diria que os tripulantes foram abduzidos por extraterrestres.

Um poeta de antanho, cujo nome não ficou registrado à posteridade, na capa da mesma edição do jornal que registrou o incidente, dedicou ao misterioso navio algumas palavras de sua lavra:

“Ao longe, em meio do mar que se eleva e espadana raivoso, singra um baixel a lutar com as águas. Vaivém das vagas, que lhe embatem o dorso, que lhe invadem frenéticas, que lhe cospem espumas, o pobre lenho demanda um porto, vem procurar um asilo – mas tão longe está ainda a praia!”.

Isso foi em fins de agosto de 1879, como já falado. Era um tempo em que praticamente as comunicações eram feitas pelo mar, entre portos e levavam tempos para chegar aos destinatários. O telégrafo, surgido no Brasil somente em 1857, no Rio de Janeiro, era ainda incipiente e a ligação com outro país da Europa, Portugal, por exemplo, somente se deu em 1873.

E o mistério do navio, mesmo semanas depois, certamente era ainda comentado nas boticas da Laguna, em barbearias, à luz bruxuleante de velas e lampiões e nas conversas entre velhos marujos que saiam e adentravam pelo porto lagunense.

Mistério desvendado
Somente dois meses mais tarde, já em fins de outubro, é que chegou a explicação e o jornal prontamente a publicou aos seus leitores, pondo fim ao misterioso caso do navio fantasma do Cabo de Santa Marta.
Tratava-se de um navio sueco, de nome “Oscar”, conduzido pelo capitão H.T. Alm from Kalmar.
Em vista das precárias condições da embarcação, impossibilitada de seguir viagem, com risco de naufrágio, toda a tripulação havia sido conduzida, sã e salva, por um navio inglês que passou na mesma rota, ao porto do Rio Grande.

A mercê dos ventos e marés, abandonado, o então navio misterioso não afundou em águas profundas e foi encontrar sua derradeira sepultura na praia e areias do Cabo de Santa Marta.

América F. C. - Direto do túnel do tempo

Como se diz: direto do túnel do tempo. 
No campinho do bairro Magalhães, Praça Polidoro San Thiago, jogadores do América F. C. posam para a eternidade, no final da década de 60.
Como goleiro e dono da bola, Nilton (Biroba) Farias  Guedes. Na extrema direita da foto, com maleta de primeiros socorros, o então estudante de medicina dr. Celso Palma.
Algum leitor do Blog reconhece mais algum jogador?

12 dezembro 2016

Conjunto Ases da Melodia

Dos arquivos de dª Asta Marie Peressoni Teixeira Ramos. Década de 50. Conjunto de harmônicas "Ases da Melodia".
Da esquerda para a direita, em pé: Francisco Pfeil Stiker, Cláudio Rodrigues de Araújo Horn e Vergis Araújo Duarte.
No mesmo sentido, abaixo: Erwin Rubi Peressoni Teixeira, Tito Lívio Baião e Newton Vaz.
Bons e musicais tempos.

09 dezembro 2016

Nota de falecimento +

Faleceu na noite desta sexta-feira, aos 89 anos, Maria de Lourdes Oliveira de Araújo, viúva de Osmar Araújo e progenitora de Kátia Regina de Araújo, moradora do centro histórico, rua Santo Antônio.

Dª Lourdes era grande colaboradora do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade. Uma alma bondosa em todos os seus atos na ajuda ao próximo.
Corpo será velado na sala mortuária da funerária Santo Antônio dos Anjos e sepultamento no sábado, às 17 horas.

Sentimentos aos familiares e amigos.

07 dezembro 2016

Sociedade Musical Carlos Gomes realiza o V In Concert

A Sociedade Musical Carlos Gomes da Laguna, em sua quinta edição, realiza no próximo sábado (17), o V In Concert Natalino, sob a regência do maestro Deroci de Oliveira.
O evento será apresentado no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, a partir das 21h.

Os ingressos no valor de R$10 já podem ser adquiridos com os diretores ou músicos.

Servidores protestam nas escadarias da Prefeitura da Laguna, por falta de pagamento

Os servidores municipais de Laguna novamente reclamam em relação a atrasos nos salários. Ontem fizeram uma manifestação nas escadarias da prefeitura (Centro Administrativo). Eles arrecadaram doações em dinheiro como forma de protesto. Os valores serão revertidos para as crianças no Natal e creches municipais.

Matéria está estampada no jornal Diário do Sul desta quarta-feira. Aqui

05 dezembro 2016

O Dia Nacional do Samba foi comemorado com festa na Laguna

A Liga Independente das Escolas de Samba da Laguna (Liesla), na última sexta-feira (2), apresentou os sambas enredos das tradicionais Escolas de Samba da cidade para o Carnaval 2017. O evento ocorreu na sede do Xavante, no bairro Magalhães, com muita folia e samba no pé.
Há menos de três meses para o carnaval as agremiações começaram a esquentar os tamborins. 

Banda + D 40 no Beco da Lua na Super Sexta

Nesta sexta-feira (9), a Banda + D 40 se apresenta no Bar Beco da Lua, no Balneário Mar Grosso, a partir das 23 horas. Ingressos R$ 15,00.
No repertório, sucessos dos anos 70, 80 e 90.

Vai rolar muito Titãs, Legião Urbana, RPM, Plebe Rude, Capital Inicial, Kiss, Rolling Stones, Eric Clapton e muito mais!
Jorge Eduardo Garcia, Erwin Brandl, Rodolfo Damásio, Leandro Gomes Nunes 
e Luiz Eduardo Ulysséa Rollin, são os músicos da Banda.

Lagunense assume secretaria de Educação de Florianópolis

Prefeito eleito de Florianópolis Gean Loureiro anunciou oficialmente na tarde desta segunda-feira (5), no gabinete do reitor da UFSC Luiz Cancellier, os nomes dos primeiros secretários de seu governo.

Na pasta de Educação, assume a partir de 1º de janeiro do ano que vem o lagunense, membro titular do Conselho Estadual de Educação e professor da UFSC, Maurício Fernandes Pereira, que atualmente ocupa o cargo de diretor da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina.
Outro professor indicado foi o médico Carlos Alberto Justo, o Paraná, que assume a secretaria de Saúde.

Níver

Com uma festa-surpresa organizada pelos seus familiares e amigos, Ricardo Neto Amboni comemorou semana passada (29/11) seus 55 anos de vida, ao lado da esposa Aline, das filhas Tuanny, Tamirys, Natany e Bernardo.

Convidados, lá estivemos em seu restaurante para dar um abraço ao aniversariante e cantar os parabéns, desejando muita saúde e longos anos de vida. E muito trabalho, que o homem é trabalhador.

 
 

03 dezembro 2016

Bassi homenageado com o Título de Cidadão Lagunense

Entre os que foram agraciados pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Lagunense em Sessão Solene realizada na noite da última quarta (30), nos salões do Laguna Tourist Hotel, está João Batista de Bassi Filho.
João Bassi (à esq.) recebeu a homenagem das mãos do
vereador Andrey Pestana de Farias.
 Foto: Elvis Palma
O homenageado recebeu uma placa comemorativa entregue pelo vereador Andrey Pestana de Farias (PSD), onde é citado o decreto que o declara cidadão lagunense. A placa tem como fundo a ponte Anita Garibaldi.

Histórico 
Nascido na cidade de Campo Largo, estado do Paraná, João Batista de Bassi Filho, reside na Laguna desde 1964. Foi Inspetor ligado ao Ministério da Agricultura.

Dentre as atividades desenvolvidas aqui, foi secretário Municipal de Saúde, idealizador  do primeiro Programa de Saúde da Família no município, Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Lagunense e presidente do Lions Clube da Laguna. 

01 dezembro 2016

Outra obra “viúva Porcina” será inaugurada na Laguna

O restaurante-escola é uma obra que se arrasta há oito anos, atravessando duas administrações na Laguna.
Em contrato assinado em 2007, através de recursos do Fundo Turismo Brasil, sua construção teve início em 2009, no governo do ex-prefeito Célio Antônio (PT) e mais os quatros anos de Everaldo dos Santos (Pmdb). 
Nunca funcionou.

Tempos atrás, numa grande sacada, o colunista Munir Soares apelidou certas obras inauguradas na Laguna, de viúva Porcina, “aquela que foi sem nunca ter sido”. 


Munir batizou especificamente com tal epíteto, as duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), inauguradas na Vila Vitória, no bairro Magalhães, em abril deste ano.

30 novembro 2016

Obra quebra-canela

Certas obras realizadas na Laguna são iguais à viúva Porcina da novela Roque Santeiro. Lembra? Aquela que foi sem nunca ter sido. Algumas empreiteiras não terminam o que começam e não há fiscalização por parte da prefeitura quanto a isso. É um verdadeiro vale tudo.

Há meses, todas asgrelhas em cimento das calhas para escoamento das águas pluviais da Praça República Juliana, no centro histórico, foram retiradas.
Os moradores e comerciantes do local imaginavam que, em sendo retiradas, obviamente e rapidamente seriam trocadas por grelhas em ferro. 

28 novembro 2016

Bodas de Ouro do casal Marilda e Nilton (Biroba) Farias Guedes

No sábado à noite (26), em cerimônia religiosa, com missa em Ação de Graças rezada pelo padre Itamar Faísca na igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, o querido casal Nilton Farias Guedes (Biroba) e Marilda (Dida) Santos Guedes, comemorou suas Bodas de Ouro. Recepção aos convidados foi logo após, com jantar em bonita festa realizada no Centro Cultural.
Manter um relacionamento hoje em dia é para poucos, imagine chegar aos 50 anos de uma feliz união, com companheirismo, amizade e amor.
Agradecemos ao convite para participar desse momento tão especial em suas vidas.

E mais uma vez parabéns ao casal, extensivo a suas filhas, genros, netos e neta.
Alguns registros: