28 setembro 2013

Memória lagunense

Eis uma foto (made in Bacha) que gosto muito. Ela mostra uma paisagem dos anos 60, do centro da cidade bem diferente dos dias atuais. Para ampliá-la basta clicar sobre ela.

Podemos observar a antiga Estação Rodoviária da Laguna, tendo na ponta Norte o Café e Bar Central. Prédio construído em 1945 e derrubado em 1987.
Defronte, o Posto Esso, da firma Cabral & Irmãos. No fundo, o Cine Teatro Mussi e lá nos altos do Morro, já na Paixão, o casarão do capitão Donner.
À direita, as Docas, com seu movimento de canoas com mercadorias, lenha, galões de leite da Madre e os tradicionais carrinhos de mão. Observe que as Docas e o cais estavam assoreados, certamente na maré baixa e após uma semana de vento nordeste.

No lado direito, os trilhos da Estrada de Ferro Tereza Cristina, em seu ramal até o porto. Trilhos e dormentes que foram retirados em 1973 para construção da avenida Perimetral (hoje governador Colombo Machado Salles). Quase no meio da foto, o abrigo de ônibus para o Magalhães e Mar Grosso, ônibus de hora em hora, jaburu. Lembro que nele havia uma sorveteria pertencente à dª Bela, se não me engano. (Depois "da barraquinha", não tem?). Que mais? Alguns vagões de carga estacionados lá nos armazéns, na Paixão (Depois Arroz Zilmar Nipo Brasileira) e os modelos de automóveis Ford e Chevrolet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário