16 agosto 2019

Política & Políticos

Qual é a tua turma, candidato?
"Tão importante quanto saber quem é o candidato, é saber qual é a turma do candidato. Quem paga suas contas e quem vai cobrar, mais adiante, a lealdade. Quem, enfim será o dono e senhor do mandato."
A gente vota no que vê e dá mais poder pra quem a gente não vê...
(Por César Valente)

A vez na política. Ou a política da vez
A história política da Laguna tem demonstrado que no afã de voos mais altos, alguns que até tinham futuro na política,  ficaram pelo caminho.
Apesar da fila sempre andar, na política – assim como na vida - há o momento oportuno.
Muitas vezes o açodamento, a vaidade, a ambição, acabam encerrando prematuramente uma carreira política que poderia ser longa e próspera.

Infelizmente grande maioria dos políticos não aprende com os exemplos, não estuda biografias de grandes líderes, não medita consequências de atos e decisões. Confia em seu feeling que muitas vezes falha.
É o que está acontecendo, mais uma vez, na política lagunense. Muitos já estão se lançando pré-candidatos a prefeito e a vereador no ano que vem.

Alguns somente para barganhar cargos ou obter futuros dividendos. Tão logo acertam o desejado, desistem. Esses, a gente já os conhece de outros carnavais. O compasso, a batida no bumbo é sempre a mesma.
Mas há os que já perderam a oportunidade no passado. Como num jogo de xadrez. Um peão foi mexido errado numa casa, e levou ao xeque-mate algumas jogadas adiante. Já são cartas fora do baralho, pra ficar num jogo, digamos, mais em moda.

Tudo tem sua hora e seu momento. Cada eleição é uma eleição diferente completamente da outra. Cada uma com seus próprios nuances, performances, acordos e possibilidades. 
Em política é preciso muitas vezes um pouco de humildade, deixar a vaidade de lado, saber esperar sua vez. O que alguns não entendem.

As eleições acontecem em 2020 e pode parecer que está tudo calmo na política lagunense. Não se enganem. Conversas nos bastidores e planos estão sendo urdidos, às vezes em locais que o (e)leitor nem imagina.
A todo o momento surgem balões de ensaios, com diferentes nomes e composições a prefeito e vice, sendo criados e citados pra ver somente a reação. Vai que pega.

“É sacanagem culpar gestões anteriores pela situação do Hospital”, diz vereador
Na sessão da última terça-feira (13), usando a tribuna, vereador Preto Crippa fez exposição sobre a situação do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, ameaçado de fechar as portas, por falta de uma Certidão Negativa Federal, por causa de dívidas. Por esse motivo há verbas e dinheiro que não se consegue repassar.
Lá pelas tantas, o vereador Crippa sapecou: “É sacanagem somente culpar gestões anteriores pela atual situação do hospital. O problema vem de anos. É de uma história toda”.
E disse mais o vereador: "Precisamos de condutas e atitudes. Nenhuma sigla partidária vai resolver o problema".

Resultados da auditoria no Hospital
Direção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos marcou para hoje à tarde uma coletiva à imprensa onde devem ser apresentados os números apurados em auditoria realizada.  Fala-se numa dívida de R$ 8 milhões. 

Silêncio gritante
Quem acompanha atentamente as sessões da Câmara já notou que após o recesso de julho alguns vereadores voltaram mais quietos do que água de poço.

Alguns, antes tão falantes, não ocupam mais a tribuna nem pedem mais a palavra para concordar ou discordar dos seus pares. Mergulham em seus celulares e lá ficam, absortos.

Vai dar à luz
Anderson Rocha, o popular Rochinha, que já foi Rei Momo e Papai Noel, voltou à prefeitura da Laguna. Há alguns dias assumiu novamente como responsável pela iluminação pública da cidade.
Agora a coisa vai. Agora a coisa vai ficar tudo bem às claras.

Mais nomeações
O diretor-proprietário da Rádio Laguna-Web, Gabriel Honorato Viana, através de portaria assinada pelo prefeito Candemil, foi nomeado diretor do departamento de Planejamento e Organização do Turismo, lotado na secretaria de Turismo e Lazer.

Outra portaria também nomeou o guia turístico Antônio Carlos de Oliveira, mais conhecido como Toninho das Excursões, como diretor de departamento de Grupos Culturais, lotado na Fundação Lagunense de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário