03 agosto 2020

Renato & Seus Blues Caps na Laguna em 1997


No último dia 28 de julho faleceu aos 76 anos, Renato Barros,  líder, vocalista e guitarrista do Conjunto Renato & Seus Blues Caps.
Na época da Jovem Guarda era chamado de Conjunto, hoje seria Banda.
Em 11 de janeiro de 1997 a diretoria do Clube Congresso Lagunense promovia o Baile de Aniversário do Clube.
Foi mais uma época de ouro daquela tradicional Sociedade, com apresentações de artistas do período da Jovem Guarda, como Golden Boys, Os Fevers, Os Incríveis e os Vip's.
Os Blue & Caps passeiam pelas ruas da Laguna, tendo como cicerone Marquinhos Nicolazzi.
Os Blue & Caps meio que no estilo Abbey Road passeiam pelas ruas da Laguna. Aqui defronte ao Clube Congresso, ciceroneados pelo Marquinhos Nicolazzi.
Pois a atração musical do evento ficou a cargo do Conjunto Renato & Seus Blues Caps.
Músicas de sucesso como “Menina linda”, “Feche os olhos”, “Não te esquecerei”, “Ana”, “Até o fim”, “A primeira lágrima” e “Meu primeiro amor”, entre outras, empolgaram e foram curtidas pelos sócios e frequentadores. Casa cheia, o Clube lotou.

O Conjunto “Renato & Seus Blue Caps” surgiu no início da década de 1960, criado pelos irmãos Barros (Renato, Paulo César e Edson) para conquistar os “brotinhos” do subúrbio de Piedade, no Rio de Janeiro.
Recebeu o nome no programa “Hoje é Dia do Rock”, apresentado por Jair Taumaturgo, na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
Após a gravação do primeiro LP e do estrondoso sucesso da música “Menina linda”, versão dos Beatlhes, o Conjunto foi contratado pela TV Record para o programa Jovem Guarda, apresentado por Wanderléa, Erasmo Carlos e Roberto Carlos.
Era o começo de uma consagração musical que produziu mais de três dezenas de discos e milhares de apresentações num desafio ao tempo.

O Conjunto chegou à Laguna um dia antes e foi recebido pela atuante diretoria do Clube. Ciceroneado pelo Marco Antônio G. Nicolazzi, o pessoal do Conjunto passeou pelas ruas de nossa cidade. 
Num bate-papo no Jardim Calheiros da Graça.

Renato & Seus Blue Caps almoçando no Restaurante Casarão, do Jackson (Jáco) Siqueira. Renato lê meu jornal Tribuna Lagunense que estampava a atração musical.
À noite saboreou um jantar oferecido a eles e à imprensa pela diretoria do Clube Congresso e no sábado almoçou no Restaurante Casarão, do Jackson (Jáco) Siqueira.
Renato Borges usando o boné do Clube Congresso Lagunense.

Entrevistando o vocalista Cid Chaves.

Antes do baile no Congresso com Renato Barros e Cid Chaves.


No verso da capa do CD a minha dedicatória preciosa.
Renato Barros (guitarra e vocal), Cid Chaves (vocal) e o baterista Gelson Moraes fizeram a festa.
Minha homenagem à memória de Renato Borges & Seus Blue Caps pelos grandes sucessos que embalaram nossa juventude, atravessando gerações.

3 comentários:

  1. Maravilha de lembrança.
    Curti muito esse "Conjunto".
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Altos bailes Valmir. Já não existe mais. Um dia voltarão?
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Olá Valmir!!!!
    Este conjunto “marcou época” e embalou toda turma dos anos 60 ao início dos anos 80. Os discos e mais tarde as fitas K7 eram esperados pela legião da Jovem Guarda, que tinha certeza de que outros sucessos iriam embalar as conhecidas “festinhas” e demais eventos da juventude daquele tempo.
    Nesse baile de 11/01/1997 realizado no Clube Congresso Lagunense, eu estava firme com a minha mulher Magali e minha filha Priscilla... para ver de perto o “Renato & Seus Blue Caps”.
    Parabéns pela excelente matéria...
    Grande abraço do seu amigo de Joinville – SC (Adolfo Bez Filho)

    ResponderExcluir