14 janeiro 2021

O puxa-saco

 “Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador”.  (Shakespeare)
 
Um tremendo puxa-saco é o sujeito. 
O que mais adora é frequentar gabinetes de poderosos desejando boa sorte e bom trabalho. 
Ganha um cafezinho aqui, um copo d’água ali, belisca um salgadinho acolá. Se sair numa foto, melhor ainda.
Sempre puxando, sempre pedindo, sempre bordejando. 
Há muitos anos.
Basta ter um cargo, possuir certa “otoridade” que lá está ele,  pegajoso, lambendo as botas, contando a última, entregando conhecidos, fazendo fofoca, segredos de alcova, quem está comendo quem...
Figura manjada e das mais conhecidas em nossa cidade.
Conhece todas as sutilezas na arte de puxar, de esticar, manja da arte de bajular, sempre utilizando os mais diversos adjetivos que todos querem ouvir. 
Sempre acha graça das piadas contadas pelo "chefe", qualquer chefe e ri muito, principalmente das piadas sem graça.
E tem um papo... Mas só engana quem quer ser ludibriado, essa é que é a verdade.

Pois dia desses, nesse começo de ano, ia ele subindo as escadarias de certo centro administrativo quando encontrou, quase que esbarrou, com um vereador lagunense que ia descendo os degraus.
Rápido, disse que queria lhe falar.
O vereador, que já conhece a figura e certamente cansado dos muitos elogios, bordejos e pedidos por algum cargo, respondeu que não tinha tempo, que não podia parar porque tinha um compromisso e estava descendo.
Ele então não pensou duas vezes e respondeu, rápido no gatilho:
- Vereador, vou junto contigo porque descer com o senhor é subir na vida...

Uma figura, hors concours em originalidade esse puxa-saco.
Mas, não se enganem, daqui a pouco está em algum cargo. Sempre sorrindo, sempre cheio de planos e projetos, sempre cheio de energias positivas. 
Como sempre.

3 comentários:

  1. E o que mais tem, Valmir. Homens e mulheres. Algumas víboras que continuam no poder. Sempre mamando, sempre puxando o saco para se manterem. E dizem que é capacidade, profissionalismo. KKKK e que são convidados. KKKK
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Puxa?saco em Laguna é mato. Tão sempre grudados nos sacos dos poderosos em busca de uma teta. Vão trabalhar no comércio vão capinar um terreno vao5 pegar numa tarrafa.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  3. O que mais se vê. O que tem de gente agora que votou no Samir, que é Moisés desde criancinha. Tudo de boquinha aberta esperando uma teta. E se dizendo competentes. Entra o Pmdb, sai o Pmdb e eles continuam na teta, sugando, puxando saco, deixando comentários nas redes sociais, bajulando a esposa, os filhos quem puder conseguir o poleiro. Depois conforme o vento abandonam e se agarram no próximo saco.
    O ser humano é um lixo. Sem moral, ética, princípios.

    ResponderExcluir