09 março 2015

"Doutor DEBA – Poder e Generosidade"

Estou lendo "Doutor DEBA – Poder e Generosidade", do jornalista Luiz Henrique Tancredo – Editora Insular.
A obra descreve a trajetória de um dos personagens mais importantes da história moderna de Santa Catarina. Aderbal Ramos da Silva foi um líder marcante e figura que dominou por várias décadas o cenário político do nosso Estado.
Foi discípulo de Nereu Ramos e espelhou-se no tio para moldar seu roteiro de vida pública. Foi advogado, deputado e governador de Santa Catarina.

Empresário, dono de um dos grupos empresariais mais poderosos do estado catarinense, Grupo Hoepcke, nascido pela visão pioneira do imigrante alemão Carl Albert Hoepcke, inclusive com loja filial e escritórios na Laguna. Seus vapores, como o Max, o Anna ou o Meta, faziam a rota marítima de carga e passageiros entre Rio de Janeiro, Florianópolis, Itajaí, São Francisco e Laguna. Além do navio Carl Hoepcke, construído na Alemanha na década de 20, uma espécie de nau capitânia da frota.

O livro é um trabalho de pesquisa ao longo de quase três anos do autor, que através da leitura de livros, jornais e documentos, além de coletas de depoimentos de pessoas que conheceram Aderbal Ramos da Silva, reuniu vasto material.
É um trabalho que contribui para manter viva a memória catarinense.


Diz o jornalista Moacir Pereira que também escreveu outra obra sobre Aderbal:

“Nenhum outro catarinense com atuação na política partidária teve tanto poder econômico quanto Doutor Aderbal. E nenhum outro abraçou com tanta dedicação a política como ele. Preferia atender os correligionários, especialmente, os mais humildes, em seu escritório particular transformado em sede partidária paga por ele, do que conviver com a elite econômica da capital e do estado. Tinha plena consciência da missão que o poder econômico e a liderança política lhe outorgaram na vida dos catarinenses.”

Realmente é um singular personagem de nossa política, pertinaz em seus ideais, e adversário destemido. Fazia valer sua palavra e a cumpria com o fio de bigode. Rico e poderoso, preferia a convivência de gente simples, traço singular da sua exuberante personalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário