26 março 2015

Impróprias para banho: Prainha do Farol e Mar Grosso em frente ao emissário da Casan, diz Fatma

Pois é. Aquilo que já era previsto, aconteceu. Acho até que já vem tarde, em águas de março fechando o verão. Final de temporada e de estação.
Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma, divulgou na sexta-feira passada, 20, como é praxe semanalmente, o chamado “Relatório de Balneabilidade das Praias de Santa Catarina”. De nº 18.

Não foi surpresa que entre as praias impróprias para banho no estado constem o Balneário Mar Grosso, no trecho defronte ao emissário submarino da Casan, e também a chamada Prainha do Farol, esta última incluída em todos os Relatórios da Fatma até aqui.
Placa de advertência da Fatma: Qualidade da água: Imprópria para banho, trecho
defronte ao emissário da Casan, no Mar Grosso. Foto Elvis Palma.
Ainda em 13 de janeiro deste ano abordei o problema. Como se diz, dou um print em trecho do post publicado:

Algo precisa ser feito e urgente. Torcemos para que daqui a pouco a Fatma não detecte pontos impróprios para banho em nosso maior Balneário, o Mar Grosso. Porque tudo caminha para isso.
Afinal ligações clandestinas existem no Mar Grosso, é sabido e cheirado, e o problema vem sendo empurrado com a barriga há anos, utilizando-se do simples tamponamento das saídas com areia da praia. Na primeira enxurrada todo o esgoto vai parar nas areias e águas.
Depois não adianta xingar os meios de comunicação (e colunistas da capital) quando esses ecoarem aos quatro ventos os pontos impróprios apontados pela Fatma. E não duvidem que tem gente por aí torcendo e super interessada que isso aconteça. 
É uma vergonha deixar chegar a essa situação. E ainda querem fazer turismo assim?
Torçam. Torçam mesmo para que a situação não piore.

Para ler mais matéria sobre o assunto já postadas neste Blog, clique em:

Nesta terça-feira, 24, aconteceu reunião na prefeitura com a Confer e Casan para discutir os problemas ocasionadas pelas obras de implantação do Saneamento Básico no município da Laguna.

Na oportunidade o representante da Casan, gerente de Obras engenheiro Fábio Krieger se manifestou sobre o esgoto clandestino no Mar Grosso. Disse ele:
“Que a estatal já está tomando as providências e responde ao Ministério Público, sobre o inquérito civil em relação ao problema".
E mais. “Muitas ações envolve licença ambiental e investimento e estamos providenciando", declarou. 
Em relação ao questionamento do funcionamento do bombeamento do esgoto através do emissário submarino, foi respondido que está sendo realizado no Mar Grosso.  O sistema leva parte do esgoto do balneário para mais de três quilômetros para dentro do mar e está instalado na avenida Beira-Mar.
E agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário