segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Obras importantes recebidas

Recebo em mãos da professora Deisi Scunderlick Eloy de Farias, do Grupo de Pesquisas em Educação Patrimonial e Arqueologia – Grupep/Unisul, algumas obras, que me presenteia.
O livreto “Arqueologia e Preservação – Sambaqui do Morro do Peralta”, de autoria da professora juntamente com Daniela da Costa Claudino, aborda o sítio arqueológico descoberto aqui na Laguna em 2007, no Morro do Peralta, ali na Paixão, lembram?


Foi em abril daquele ano quando um proprietário de terreno e casa naquele local, Rogério Mota, descobriu em frente a sua residência, praticamente na soleira, vestígios de sepultamentos.
Contatado, o Iphan de nossa cidade através da arquiteta Ana Paula Cittadin comunicou o ocorrido ao Grupep, que imediatamente foi ao local, constatou que o patrimônio arqueológico estava em risco e solicitou ao Iphan autorização para realizar o salvamento.
O terreno foi dividido em quadrículas de 1 m X 1m, que foram escavados lentamente, até a exposição total dos sepultamentos. Além dos dois esqueletos do sexo feminino, com cerca de 2 mil anos, todos os vestígios arqueológicos foram desenhados em papel milimetrado, depois fotografados. Por fim, o material arqueológico foi retirado com cuidado e levado ao Grupep-Arqueologia, para higienização, catalogação e análise.
Saul Ulysséa, em seu livro “Laguna de 1880”, já nos fala da presença de um sambaqui naquele local, chamado de “Sambaqui das Alminhas”, que se localizava por todo o lado sul do Morro, abrangendo toda a área onde se localiza hoje um prédio de uma empresa de telefonia. Por conta de calcário e de retirada de material para sedimentação de ruas, o sambaqui foi destruído.

Da professora Deisi, juntamente com Andreas Kneip, também recebo o livro “Panorama Arqueológico de Santa Catarina – Editora Unisul, 2010. 306 p.
A obra, em seus capítulos iniciais “fala do conceito de sítio arqueológico, da diversidade de apresentação desses sítios, das tradições culturais que representam”.
Mas a quase totalidade de suas páginas é a listagem dos sítios por município catarinense, com a identificação nominal e numérica, a localização geográfica exata, a atribuição cultural, idade e estado de conservação, além de outros dados quando existentes.

Professora Deisi e Andreas Kneip

 Trabalho de fôlego, sem dúvida, que demonstra um grande potencial de pesquisa em Santa Catarina.

Meus agradecimentos sinceros à professora Deisi e à equipe do Grupep pelas obras recebidas, e as congratulações pelos trabalhos que realizam no entendimento de nossa pré-história e na contribuição e influência no processo de gestão e preservação dos sítios arqueológicos de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário