12 setembro 2023

Monumento ao Trabalhador pede socorro

 Da série: Como são tratados os nossos monumentos:

O grandioso Monumento ao Trabalhador, situado entre os bairros Magalhães e Mar Grosso, está precisando urgente de manutenção e melhor iluminação.
Suas esculturas precisam de limpeza com detergente neutro, além de um "banho" de cera de carnaúba.
O zinabre toma conta do bronze.
É impossível que ninguém da atual gestão observe o péssimo estado desse monumento em homenagem aos Trabalhadores do carvão e que foi inaugurado no começo de 1944.
Aliás, a homenagem foi também ao presidente Getúlio Vargas, que havia assinado em 1939, através de Decreto, a criação do Porto Carvoeiro da Laguna.

Se não atendem os apelos que aqui venho fazendo quanto à manutenção dos nossos monumentos históricos, pelo menos atendam o vereador líder do governo de vocês na Câmara, Luiz Otávio Pereira.
Pois o citado vereador apresentou no último dia 21 de agosto o Requerimento nº 0496/2023, solicitando à Fundação Lagunense de Cultura a revitalização e recuperação do Monumento ao Trabalhador, ressaltando como o local é importante atrativo turístico da cidade.

Alô, alô Fundação Lagunense de Cultura, alô, alô Secretaria de Turismo.

16 comentários:

  1. É um abandono total. E ficam fazendo plano de cultura pra dez anos. Não cuidam nem do presente.

    ResponderExcluir
  2. Ainda querem fazer rua coberta, mirante de vidro? Não conseguem nem cuidar do que AINDA tem! E quando forem arrumar, aproveita e compra também um óleo de peroba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou sua identificação. Mas agradeço a leitura e comentário.

      Excluir
  3. Geraldo de Jesus12/09/2023, 13:36

    E o prefeito diz que a cidade está linda, que quem crítica é da oposição. Ele vai ver o ano que vem. Vai ser abandonado por esses de hoje. E vai levar um pé na bunda do eleitor.
    Não vai nem entender o que aconteceu. Quero ver o sorrisinho continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a coisa vai também acho isso. Está iludido e muita gente até o ano que vem vai abandoná_lo. Já aconteceu no passado. Prefeito está vendo uma realidade que não existe.
      E parece não estar acostumado com críticas.

      Excluir
  4. Edison de Andrade12/09/2023, 13:39

    É uma vergonha. Cidade sem gestão. Só querem saber de festa. Vão trabalhar.

    ResponderExcluir
  5. CONHECEM SÓ GARIBALDI, NUNCA VIRAM BALDE, QUIBOA E SABÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou o leitor se identificar. Anônimo não vale. Se não souber deixe seu nome após o texto.

      Excluir
  6. Sem comentários para nossos pontos turísticos, sem comentários para esses gestores.... 🤐☹️ Obrigada Valmir por mostrar com seriedade essa lastimável situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou sua identificação. Quando comentar clique em Nome/URL ou deixe seu nome no fim do seu texto.
      Agradeço a leitura e comentário.

      Excluir
  7. Se todos os trabalhadores que lá estão esculpidos tivessem formado um coro pedindo socorro, já estariam sem voz. Não consigo entender, diante da beleza, significado histórico e estético daquela obra, para a cidade e para o bairro Magalhães, estar naquelas condições de completo abandono. Não só o monumento em si, mas o seu entorno, estão precisando, com urgência, de cuidados e revitalização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendo meu caro Adolfo. Gastam com tanta coisa e não olham pelos nossos monumentos.
      E não gostam quando a gente fala e mostra.
      Grato pela leitura e comentário.

      Excluir
  8. Valmir, o Monumento do Domingos de Brito Peixoto continua sem placa e a outra continua suja.
    Eles não estão nem aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já trouxe fotos e comentei sobre isso. Mas continua tudo igual. A única manutenção que houve foi na véspera do dia 28 de julho quando da solenidade do Dia da Imprensa. Aí trocaram as placas do Monumento de Jerônimo Coelho e Maçonaria. Mas nem pintaram. Tudo às pressas, na maior correria.

      Excluir
  9. Valmir... a atual gestão coleciona uma série de descasos para com a "coisa pública, onde a simples manutenção de ruas, praças e calçadas, foram relegadas a própria sorte ... assim, o que se poderia esperar em relação aos monumentos e demais elementos do Patrimônio Histórico? Talvez, uma solução paliativa seja a adoção das Praças e Monumentos por entidades privadas, a exemplo do que ocorre em algumas cidades, onde o poder público "terceiriza" a manutenção para que as empresas mantenham tudo em dia, tendo como retorno a colocação de uma pequena placa publicitária. Que tal lançar esta ideia e assim manter a nossa cidade histórica mais bonita para o cidadão e para o turista?
    Grande abraço do Adolfo Bez Filho - Joinville / SC.

    ResponderExcluir