20 janeiro 2025

FOTO-RETRÔ

 

Ano 1996 – Noite de Serenata na Praça Sousa França, no bairro Magalhães, defronte ao Necrotério Bar. Em pé: João Vieira Domiciano, Edevaldo Ferreira Pinheiro (Zelão) e Elizabeth Fernandes Ávila (esposa do Nargel Ávila, que aparece parcialmente ao seu lado). Sentados: Élio Salvador de Jesus, Dickson Guedes Ulysséa, Aurélio Soares dos Santos, Orgel Ávila, Joneci Manoel Cândido e Ariosvaldo Feijó (Bada). Obs: seis são falecidos, de saudosa memória: João, Élio, Dickson, Orgel, Joneci e Bada.



17 janeiro 2025

Povo aguarda um Balanço Geral da Prefeitura da Laguna

    O que se percebe é que muita gente está ansiosamente aguardando um Balanço Geral da prefeitura da Laguna feito e divulgado por esta gestão que recém assumiu. 
   Afinal, qual foi verdadeiramente a herança que se adquiriu da anterior?
   É a pergunta que fazem, no mínimo, 12.046 eleitores lagunenses que optaram por mudanças.
   Já se passaram quase vinte dias e até agora muito pouco foi divulgado. O mínimo que se sabe é extraoficial ou dito em frases curtas e críticas proferidas pelo prefeito em suas redes sociais e em entrevistas.

   Imagens da Casa do Peixe e do antigo prédio do Fórum mostram o desleixo

   Espera-se que, em breve, em coletiva de imprensa, tudo seja divulgado, apontado em relatórios oficiais, com números, fotos e vídeos da situação herdada. Foi o prometido na campanha.           Esperamos que nada seja varrido para debaixo do tapete, como se diz popularmente. E que qualquer irregularidade encontrada seja enviada ao MP.

   O que se mostrou até o momento é o estado em que se encontra a chamada Casa do Peixe, ali ao lado das Docas. 

Foto: Reprodução/vídeo/Sepagri

   Por conta de uma visita do secretário estadual de Pesca, Tiago Frigo, um vídeo foi feito antecipadamente pelo secretário municipal da Pesca e Agricultura (Sepagri) da Laguna, Abdon de Oliveira Vieira, mostrando imagens estarrecedoras do local. Cenas vergonhosas. 
   Por conta do que foi visto a Defesa Civil Municipal interditou o prédio. 
   Por que a interdição não foi feita pela Defesa Civil no ano passado? Desconheciam o péssimo estado do local? O tapume escondeu o desleixo? O que mais desconhecem?


   Um depósito de cacarecos

   Ontem (16/01) foi a vez de um vídeo divulgado pelo Portal Agora Laguna mostrando o antigo prédio do Fórum, onde já funcionou a Câmara de Vereadores, Gabinete de Prefeitos, etc. situado ali no cruzamento das ruas Voluntários Carpes com Benevides.

Foto/Vídeo/Reprodução: André Luiz/Agora Laguna

   Nas imagens feitas pelo jornalista André Luiz,  pode-se constatar um grande depósito de cacarecos. Geladeiras, fogão, ventiladores, móveis, etc., além é claro do completo abandono da edificação, há muitos anos mostrada exteriormente em fotos e vídeos pela imprensa, inclusive aqui neste Blog
   Desperdício de dinheiro público. Do meu, do teu, do nosso dinheiro, leitor.
   Será que a Defesa Civil agora mediante as imagens, também vai interditar o imóvel? Cadê a Vigilância Sanitária?



   E como estão os demais prédios públicos?

  E aí a gente se pergunta: qual a situação de outros imóveis públicos pertencentes ao município e ao estado? 
   Externamente a gente até conhece, mas como está o interior do Restaurante Escola? O Memorial Tordesilhas? O Palacete onde funcionou a Coletoria Estadual? A antiga Estação Ferroviária?  A Rodoviária?
   Qual a situação da frota de veículos? Móveis? Utensílios? Ferramentas? Almoxarifados de Obras, Saúde, Educação? Eletrodomésticos? Ginásios de esportes? E prédios de Unidades Básicas de Saúde? E Escolas?
     Prefeito Peterson Crippa, o povo aguarda um Balanço Geral, auditorias de tudo isso.
   Aguardamos como cidadãos pagadores de impostos um retrato completo, uma radiografia fiel, inventário geral, um balanço de números, débitos e créditos, dívidas, precatórios, empréstimos, números de comissionados, anteriores e atuais, etc. etc.
   Que tudo seja esclarecido e mostrado à luz do melhor detergente que existe, ou seja, a luz do sol.


14 janeiro 2025

FOTO-RETRÔ

 

1978. Os estudantes do então Conjunto Educacional  (hoje Escola de Ensino Médio) Almirante Lamego (Ceal): Zenaide Feuser Garcia, Zoraide Feuser, Professor  de inglês Roberto Brandl, Helena Effting, Rosangela De Ávila Navarro, Regina Ávila e Jairo Viana. Foto: Gariba. Arquivo Jairo Viana.


10 janeiro 2025

FOTO-RETRÔ

 

     Em 1991, o time do Gaiolão estreava em seu primeiro jogo.                   
   Em pé da esquerda/direita: Valcir, Orgel Ávila, Celso Fernandes, Sandro Bucho, Walmir Cidade de Souza (Mi), Perna, Tibio, Nado, Xuverone, Vicente Pinzon Bittencourt e Waldemar Corrêa (Maneca).   
   Agachados: Jairo Duarte (com suas filhas Juliana e Mariângela trajando agasalhos vermelhos), Marcinho (com o filho Eduardo), Vânio, Joel Gaspar de Souza, Sérgio Irú, Paulinho (com o filho Juninho) e Bráz. 
Foto: Arquivo de Walmir Cidade de Souza.


07 janeiro 2025

FOTO-RETRÔ

 

Ano 1960. Aniversário de Carlos Alberto Mussi. Foto na varanda do palacete de sua família situado entre as ruas Barão do Rio Branco e Duque de Caxias (hoje funciona a Fundação Irmã Vera). Da esquerda p/direita: João Alfredo Dias (Babá), Raimundo Amboni, Zirça Maria Silveira Prates, Geraldo Apolônio Barzan (atrás), Nelson Abraham Neto, Carlos Alberto Mussi e Adalbi Abrahão Massih.


06 janeiro 2025

PC do B na Prefeitura

   Causando surpresa para alguns – para outros nem tanto – a nomeação de Gilberto Mello Pinho para o cargo de Secretário-Adjunto de Transportes e Obras da prefeitura da Laguna, conforme Portaria publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (3).

Gilberto Mello Pinho. Entre caras e bocas.

   Gilberto é lagunense, de tradicional família, 35 anos, advogado, foi candidato a vereador nas eleições do ano passado pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), obtendo 589 votos, ficando na 1ª suplência na Coligação Federação (PT/PC do B/PV).
   Como cidadão foi um fiscal dos mais atuantes da última gestão, apresentando várias denúncias contra a administração municipal, entre elas a de irregularidades na licitação do Projeto Crescer Sorrindo, em novembro de 2023; e outra denúncia em junho do ano passado por descumprimento de contenção de gastos por parte da prefeitura.
   As duas resultaram em aberturas de Comissões Processantes pela Câmara de Vereadores. 
   Pinho apresentou até o dia 20 de dezembro de 2024 um canal na internet de grande sucesso com notícias e análises diárias sobre acontecimentos da nossa cidade.
   Ficou bastante conhecido pelo bordão inicial de seus comentários: “Lagunenses...”


04 janeiro 2025

Varre, varre, varre vassourinha!

 "Varre, varre, varre vassourinha!
Varre, varre essa sujeira
Que o povo já tá cansado
De sofrer dessa maneira"

Prefeito da Laguna Peterson Crippa da Silva, de vassoura nas mãos hoje pela manhã na Praia do Mar Grosso à frente do mutirão de limpeza das areias da praia que estava imunda, abandonada pela gestão do ex-prefeito.    Mais de 200 voluntários atenderam ao convite do primeiro mandatário lagunense feito através de suas redes sociais no dia de ontem.


03 janeiro 2025

Acil tem nova diretoria. Damianos Andreadis é o presidente

    A Associação Empresarial da Laguna (Acil) empossou no dia de ontem (2) sua nova diretoria gestão 2025-2026, tendo na presidência o empresário Damianos Andreadis (leia-se Lojas Eletrolar).
   O evento contou com a presença do prefeito Preto Crippa.
Damianos Andreadis
   Damianos que já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas da Laguna (CDL), substitui Ondina Silveira que estava no terceiro mandato à frente da Acil. Ela assumiu agora a Diretoria de Assuntos da Mulher Empresária.
Nova diretoria da Acil. Foto: Divulgação/Acil
   Confira a nominata da nova Diretoria:
Presidente: Damianos Andreadis
Vice-Presidente: Nilton Luiz Coan Júnior
Diretor Financeiro: José Rosênio de Jesus
Diretor de Assuntos de Indústria e Comércio: Orlando Gonçalves Júnior
Diretora de Assuntos de Turismo: Jane Vieira
Diretora de Assuntos da Mulher Empresária: Ondina Silveira
Diretor de Assuntos do Jovem Empresário: Andrey Pestana de Farias
Diretor de Assuntos de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca: Isaías Viana
Diretor de Relações Governamentais e Comunicação: Eduardo Bomfiglio
Diretora de Responsabilidade Social: Geovana Carvalho
Conselho Fiscal: Ahmad Mashin, Jorge Anastasiadis e Maria de Fátima Souza (Titulares). José Victor Silva, Same Omar Mohammad e Samira Becker Volpato (Suplentes)
   Desejamos uma ótima gestão.

02 janeiro 2025

POLÍTICA & POLÍTICOS

 

Preto Crippa e Leandro Schiefler Bento são empossados prefeito e vice da Laguna

Prefeito Preto Crippa e vice-prefeito Leandro Schiefler Bento. Foto: Elvis Palma.

   Em cerimônia oficial no Plenário da Câmara de Vereadores da Laguna na manhã de ontem (1°) foram empossados nos cargos de prefeito e vice do município da Laguna para o mandato 2025-2028, Peterson (Preto) Crippa Silva e Leandro Schiefler Bento.


Discurso do prefeito

   Em seu discurso na transmissão de cargo no Cine Teatro Mussi, o prefeito Preto Crippa falou bastante na gestão do prefeito Samir, ali presente. Disse que a população fez um gesto em prol do Preto. “Vou botar como critério, a conversa”.
   “Vocês não verão uma gestão comum”. “Papo reto, vamos resolver, vamos limpar”. 
   “De falta de legalidade não haverá”.
   “Está proibido o site da prefeitura citar o meu nome. É a prefeitura. Quero que a cidade prospere”.
   "Infelizmente a política ancora a cidade. Mas não é mais sobre o passado e sim sobre o futuro”.
   “Não darei bola pra (Rádio) Difusora, com todo respeito, porque a Difusora vai falar o dia inteiro mal de mim”. É fato. Se eles quiserem mudar e falar a verdade eu também vou falar a verdade, Papo reto”.
   “Vou me equivocar muito, me ensinem”.
   “Sou o gestor, vocês têm que me cobrar mesmo”.
   “Nenhuma emenda vai ser desviada. Veio, vai para a rua”.
   Preto frisou que sua equipe tem 80% de técnicos e 20% de políticos. 
   “É um novo modal que vai trazer resultados. Em quatro anos a vida vai melhorar”, frisou Crippa, que finalizou seu discurso pedindo desculpas pessoais ao ex-prefeito Samir Ahmad e a sua esposa Rithan. 

  Desculpas por quê? Alguém indagou baixinho na plateia. Verdade. Quem tem que pedir desculpas ao povo lagunense é o ex-prefeito por deixar a cidade nessa situação.



Discurso do vice-prefeito 

   Já o vice-prefeito Leandro Schiefler Bento em discurso no mesmo Cine Teatro Mussi quando da cerimônia de transmissão de cargo, agradeceu a confiança dos mais de 12 mil eleitores lagunenses. 
   “Esperem de mim toda a dedicação. Faremos um governo para todos. Não obstante as inúmeras dificuldades pelas quais passamos nessa transição, faremos um governo para todos, com a convicção de que, apesar dos desafios dramáticos que nos aguardam, queremos construir um novo tempo, de mais lucidez e senso de responsabilidade coletiva. Um tempo de renovação”.
   “É preciso fazer a diferença, é para isso que fomos eleitos, é isso que espera a população”. 
   “Uma cidade mais limpa, iluminada, organizada, transparente, que cultive sua cultura e seu povo”. 
   “Teremos sempre em mente os princípios da administração pública: Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência.  O interesse público nos guiará toda e qualquer ação de governo”.
   Ao final se emocionou ao citar seu irmão Breno, falecido em julho do ano passado. “Ele deixou um legado marcado pela bondade e solidariedade, pelo trabalho e muita amizade”.


Novo secretariado que assumiu

Secretariado. Foto: Elvis Palma
Bruno Marçal: Chefe de Gabinete
Jacqueline Policarpo: Secretária de Educação e Esportes
Fernando Nunes Ilíbio: Presidente da Fundação Lagunense de Cultura
Celso Albuquerque Júnior: Presidente da Fundação Lagunense de Meio Ambiente
Abdon de Oliveira Vieira: Secretaria de Pesca e Agricultura
Alexandre Tomaselli: Secretaria de Obras
Paulo César Pinto: Secretário de Planejamento
Rodrigo Rosa: Secretário de Assistência Social
Matheus Foss de Souza: Presidente da Fundação Irmã Vera
Juliano Neves Antônio: Procurador-Geral
Bruno Matos: Secretário de Comunicação
Luiz Gustavo Cereja: Secretário-Adjunto de Educação e Esportes
Andréa Cascaes Lopes: Secretária-Adjunta da Assistência Social
Júlio César da Silva: Coordenador de Iluminação Pública
Rodrigo Guimarães: Secretário de Saúde 
Rafael Fett: Secretário de Desenvolvimento Econômico
Bárbara Andreadis: Secretária de Turismo
Rodrigo Resende: Secretário de Administração e Fazenda
Arlon Luiz da Silva: Comandante da Guarda Municipal
Defesa Civil: Paulo Sérgio Ribeiro e Silva


Vereadores tomaram posse

   Tendo na presidência o vereador Cleosmar Fernandes, de mais idade entre os pares, conforme prevê o Regimento, os 13 vereadores da Laguna tomaram posse neste mesmo dia 1° para o mandato 2025-2028.
Vereadores empossados. Foto: Elvis Palma.
São eles:
Anderson Silveira de Souza e Eduardo Nacif Carneiro (Podemos).
Cleosmar Fernandes, Valdomiro Barbosa de Andrade, Edi Goulart Nunes, Vítor Elíbio Oliveira e Rhoomening Souza Rodrigues (MDB).
Tanara Cidade de Souza (PT), 
Fernando Cândido Mendonça (PP). 
Hirã Floriano Ramos, Gabriel Carvalho Martins e Luiz Otávio Pereira (PL);
e Jaleel Laurindo Farias (PSD). 


Eleição na Câmara: Plunct! Plact! Zuuum!


   Conforme previsto aqui, na coluna anterior de Política & Políticos, fechou o pau na eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da Laguna. Uma vergonheira. Discussões, xingamentos. Por pouco não houve violência física. Imaginem o que vem por aí nos próximos quatros anos.
   Vereador Cleosmar Fernandes (MDB) que assumiu a presidência dos trabalhos por ser o edil com mais idade, conforme prevê o Regimento Interno, não colocou em pauta a votação à presidência (artigo 15), alegando insegurança jurídica. 
   Tudo por conta de alteração feita ano passado onde o tempo de duração do mandato da Mesa Diretora foi alterado para um ano.

Pugilato verbal

   A partir daí o barraco desabou. Um bate-boca vergonhoso que durou quase uma hora, envolvendo principalmente os vereadores Cleosmar e Irã. Ninguém merecia presenciar tais cenas. Os microfones eram cortados seguidamente.
Discussão entre os vereadores Irã Floriano Ramos (PL) e Cleosmar Fernandes (MDB). Aos fundos o vereador Rhoomening Souza Rodrigues (MDB) ajeita a gravata. Foto: Luiz Cláudio Abreu

   O presidente Fernandes tentou ler um parecer jurídico preparado por um advogado "estranho à Casa Legislativa", alegando para isso sua prerrogativa de presidente, mas não teve êxito.
   Aos 53 minutos da sessão, o vereador Vítor Elíbio (MDB) levantou-se de sua cadeira, dirigiu-se à Mesa, tomou o documento das mãos do presidente e rasgou as páginas em pleno Plenário.              Nunca se viu cena assim nos anais da política lagunense.
   O ato não seria considerado falta de decoro parlamentar?
   Em seguida o presidente da Mesa convocou uma sessão extraordinária para análise do projeto e rever a forma da eleição em até cinco dias. Uma Comissão de Legislação e Justiça ad hoc foi composta pelos vereadores Eduardo Nacif Carneiro (Podemos), Anderson Silveira de Souza (Podemos) e Edi Goulart Nunes (MDB). E encerrou a sessão.
   Se colocasse em votação, é certo que Vítor Elíbio teria sido eleito presidente através dos votos do grupo dos sete.
   Rhoomening Souza Rodrigues (MDB) seria o outro candidato à presidência e receberia seis votos, conforme os prognósticos.

Outra sessão

   Logo após, esse grupo composto por sete vereadores se reuniu no auditório (Plenarinho como é chamado) da Câmara e presidido pelo vereador Luiz Otávio Pereira (Tavinho) (PL), o segundo em mais idade na Câmara, colocou em votação uma chapa única formada pelos vereadores Vítor Elíbio Oliveira (MDB) na presidência; Tanara Cidade de Souza (PT), como vice; e Gabriel Carvalho Martins (PL) e Fernando Cândido Mendonça (PP), como secretários.
   A chapa única aprovada, contou ainda com os votos dos vereadores Irã Floriano Ramos (PL) e Jaleel Laurindo Farias (PSD).

GRUPO DOS SETE
Mesa Diretora eleita e que já consta no site da Câmara: Da esquerda p/direita vereadores: Fernando Cândido Mendonça (PP), Vítor Elíbio Oliveira (MDB), Tanara Cidade de Souza (PT) e Gabriel Carvalho Martins (PL). Ao fundo os vereadores Irã Floriano Ramos (PL), Luiz Otávio Pereira (PL) e Jaleel Laurindo Farias (PSD) que formam o GRUPO DOS SETE. Foto: Luiz Cláudio Abreu

   Bem depois, já em plenário, a Ata desta Sessão foi lida pelo secretário ad hoc Irã Floriano Ramos, nomeado pelo presidente Luiz Otávio Pereira. 
   Aberta a discussão e votada, a Ata recebeu sete votos dos vereadores presentes (Grupo dos Sete).
   Seis vereadores estavam ausentes do plenário e do auditório: (Eduardo Nacif Carneiro (Podemos), Waldomiro Barbosa de Andrade (MDB), Rhoomening Souza Rodrigues (MDB), Cleosmar Fernandes (MDB), Edi Goulart Nunes (MDB) e Anderson Silveira de Souza (Podemos)).
    Nesta quinta-feira (2) no site da Câmara já consta a nova nominata da Mesa Diretora.
   Cleosmar Fernandes informou à imprensa da região que continua presidente interino.
   Ações judiciais deverão ser impetradas nos próximos dias.
  Cá para nós, o menos esperto ali, mesmo os recém chegados, os neófitos, faz um risco no chão e passa por baixo.

Sem troca-troca

   Vereador Luiz Otávio (Tavinho) (PL) contestou nota publicada em coluna anterior de Política & Políticos deste Blog que informava que ele poderia assumir um cargo na prefeitura abrindo assim vaga para o suplente do partido Jairinho do Porto:
“Desconheço essa informação, nobre jornalista", afirmou o vereador. E realçou: "Nas peças do meu tabuleiro quem mexe sou eu”.
   De acordo com informação em off que recebi, o convite chegou a ser pensado por alguns assessores da nova gestão, mas não chegou a ser formulado ao vereador.

Ia não ia, acabou “fondo”

   Quem apostou que o agora ex-prefeito Samir Ahmad (sem partido) não iria a cerimônia de transmissão de cargo no Cine Teatro Mussi, perdeu a aposta.
   Ele foi, discursou, sorriu seu sorriso de 32 dentes e ainda mostrou ao público presente um curto vídeo sobre as obras em sua gestão.
   “Me sinto realizado, conseguimos cumprir mais de 90% do nosso plano de governo. Deixamos um legado de progresso”, disse.
   Então tá.

Jorginho Melo na Laguna 

   Como estava previsto, o governador Jorginho Mello (PL) veio para o cerimonial de posse de prefeito, vice e vereadores realizado no Plenário da Câmara de Vereadores da Laguna.

“Preto, primeiramente faz um faxinão na cidade”, pediu o governador
   
Prefeito da Laguna Preto Crippa e governador Jorginho Mello. Foto: Elvis Palma.

   Em seu discurso o primeiro mandatário catarinense falou, tendo ao seu lado o prefeito Preto Crippa:
  
 “Laguna é uma cidade que precisa ser recuperada sua alta estima.  Uma cidade que precisa ser devolvida a seu povo.
   Prefeito Preto, você sabe o que a cidade precisa. Precisa recuperar esta cidade que está abandonada. Cidade que precisa ser recuperada, de verdade. Está uma vergonha, tem capim que não termina mais nas ruas. Primeiramente faz um faxinão. É uma mulher bonita que tem que levar no salão, tá feia, tá abandonada. Uma cidade charmosa. Então você tem muita coisa para fazer, conta comigo.
   Preto eu sei que você é um rapaz jovem, humilde, de família boa e vai fazer um grande governo. Conte comigo.
   Já ajudei a cidade, mas quero ajudar de forma inteligente.
   Pessoal fala da ponte. É a prioridade n° 1? Vocês é que devem saber”.

Deputado Mário Motta também veio
   
Deputado estadual Mário Motta (PSD). Foto: Elvis Palma.

   O deputado estadual Mário Motta (PSD) que veio para a posse e transmissão de cargo na Laguna, falou na tricentenária cidade, dizendo que “É um berço histórico que merece carinho de seus administradores”. 
   Colocou seu gabinete n° 110 na Assembleia Legislativa à disposição e que somente ano passado, através de emendas impositivas repassou quase um milhão e meio de reais”.
   Dirigindo-se ao prefeito, vice e vereadores, conclamou: “Vamos fazer desta cidade o que seu povo merece”.
   O deputado também informou que tem uma propriedade (apartamento no Mar Grosso) na Laguna e  "vem para cá sempre nas datas marcantes”.