sexta-feira, 25 de julho de 2014

Laguna no programa Cidade X Cidade, de Sílvio Santos

Semana passada, num papo na Raulino Horn, o pessoal começou a relembrar a participação da Laguna, na década de 70, no Programa Cidade X Cidade, do apresentador Sílvio Santos.

Nomes, detalhes e fatos foram mencionados. Na volta pra casa, me lembrei que já havia escrito sobre o tema neste blog, tempos atrás, inclusive trazendo algumas fotos. 
De fato, foi em agosto de 2006, portanto há oito anos. Muita gente leu na época, mas de lá pra cá novos leitores surgiram nesta página e sei que o pessoal não costuma ir aos arquivos, a não ser em busca de algo específico.
Portanto, repito o texto e fotos, atualizado e revisado, com novos dados e nomes, além de algumas frases e opiniões atuais de alguns participantes da época.

O apresentador senior Abravanel, conhecido popularmente como Sílvio Santos, estreou na televisão no ano de 1966, na Rede Globo. Seu programa, com quatro horas de duração aos domingos, era um sucesso no horário.
Em 1969, Sílvio continuava na Globo, e seu programa já durava longas seis horas. Entre os quadros de maior sucesso, estava o Cidade X Cidade, uma gincana cheia de tarefas, regras, comissões e, é claro, competidores. 

Não tenho uma gravação do programa com a participação de nossa cidade. Mas consegui no You Tube,  em duas partes, o quadro Cidade X Cidade no ano de 1980, disputado entre São Paulo e Rio de Janeiro, que mostram bem como era a atração. Aparecem alguns jurados, tarefas, concurso de beleza e até o fusca ganho como prêmio:



A Cidade da Laguna foi inscrita na competição, e até hoje se discute quem foi o responsável pelo fato. Uns afirmam que foi o ex-prefeito Assis Soares. Outros defendem que o responsável teria sido o prefeito Venâncio Luiz Vieira. E há quem aponte o nome do advogado Rogério Carvalho da Rosa pela entrada de nossa cidade na competição televisiva. 
Tenho a confirmação que foi o lagunense Rogério o responsável pela inscrição de nosso município, já que ele trabalhava em São Paulo, numa empresa que prestava serviços ou organizava o programa.

Sílvio Santos saiu da Globo em 1976, já que havia conseguido a concessão da TVS-RJ e passou a exibir seu programa pela Record e Tupi, no Rio de Janeiro; e pela Tupi e TVS, em São Paulo. Em agosto de 1981, vai inaugurar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Gugu vai voltar depois com o quadro Cidade X Cidade.

Mas ainda estamos no ano de 1978 e Laguna foi chamada a competir.
O prefeito era Mário José Remor. Convidou-se então um coordenador de equipe, o advogado Adib Abrahão Massih; e um relações públicas, na verdade um mestre de cerimônias, nosso amigo, e penso que ainda leitor deste blog, apesar de sumido, Carlos Araújo Horn, que certamente tem muito a comentar sobre o fato. Aliás, as fotos coloridas são de seu arquivo.

Nunca um povo foi tão mobilizado para participar de um desafio
A primeira cidade que enfrentamos foi Caçapava, em 20/05/78, do interior de São Paulo. Meia-dúzia de ônibus daqui partiu com os participantes e torcidas. Laguna foi vitoriosa, e depois da transmissão do programa na tarde de domingo, a coisa explodiu.
Praça Vidal Ramos ficava lotada, com o pessoal se despedindo e desejando
boa sorte aos participantes e suas caravanas.

Na segunda semana nossa desafiante foi a cidade de Tupã, em 27/05/78. Mais de uma dezena de ônibus foi em direção à capital paulista, com participantes e torcida organizada. Uma festa só.
Mais uma vez fomos vitoriosos e na terceira, quarta e quinta semanas, enfrentamos a cidade de Jacareí. Datas: 03, 10 e 17/06/1978.


Vencíamos quase todas as tarefas. Dentre elas, lembro-me que levamos um homem com o maior bigode; um galo que cantou ao vivo no palco (o galo viajou até lá, dentro de um saco de linhagem, levado por um caboclo que garantiu que o bicho ia cantar. E cantou! E cantou tanto que as gravações tiveram que ser interrompidas e ele, o galo, retirado do palco e bastidores. E creio que também do prédio, porque ao longe ainda se ouvia o cantar da ave; o casal casado de estatura mais baixa e mais alta (Este último o seu "Sapiranga" com a dº Conceição); a manchete de jornal mais assustadora (Xaxá com um exemplar do O Renovador e o seu "Monstro da Lagoa Santo Antônio dos Anjos); e nossos três estudantes que venciam sempre no teste de conhecimentos gerais.
Eram eles Flávio Brandão Delgado, Edésio Joaquim e Sara Raquel Nacif Baião.

Edésio ainda hoje relembra uma das perguntas formuladas: Qual era o nome do conselheiro de Kublain Klan? Flávio respondeu e acertou de primeira; na segunda rodada, a pergunta continuava indagando quem era o tal personagem, com uma pequena variação: Quem introduziu o macarrão na Itália? Desta vez Edésio respondeu: Marco Polo. Ponto pra Laguna.

No Clube de Regatas Tietê eram realizadas as provas esportivas, como natação.

Uma homenagem também foi feita ao professor Jairo Ulysséa Baião, Santos Guglielmi e ao saudoso Carlos Cordeiro Horn.

Além do mais, tínhamos quatro mulheres espetaculares, que venceram sempre por suas belezas e simpatias o concurso das mais belas mulheres da gincana. A loira, a morena, a mulata e a negra:  Marion Remor, Simone Cidral, Sônia Nascimento e Sônia Bento. Marion Remor arrancava suspiros e elogios, principalmente do jurado Sérgio Bittencourt.

Reparem bem: Em primeiro plano o saudoso Carlos Horn,  e o professor Jairo Baião, que foram homenageados no programa. No fundo, Carlinhos Araújo Horn, junto às quatro representantes da beleza lagunense. E o fusca como prêmio pela vitória.
Das cinco, fui em duas caravanas de torcida para São Paulo. Na segunda contra Tupã e na quinta vez, contra Jacareí, disputando a “nega”, como se diz, já que havíamos empatado com a cidade na quarta etapa.

Partíamos daqui na sexta-feira, por volta das 19 horas, da Praça Vidal Ramos. Dezenas de ônibus, passagens compradas junto ao comerciante Giorgios Andreadis, da Casa Moderna, lembram?Quatorze horas depois já estávamos no Teatro da Vila Mariana, onde eram gravados os programas.

Primeiro o “De calouros”, até por volta das 13, 14 horas. Foi quando fiz uma dezena (onde está?) de fotos dos jurados, como Décio Pichinini, Araci de Almeida, Pedro de Lara, Danuza Leão, Sérgio Bittencourt, Zé Fernandes, Elke Maravilha, e outros. 
Depois a gravação do tão esperado quadro Cidade X Cidade que era transmitido pela TV no outro dia, no domingo à tarde. Vídeo-taipe, claro, quando já estávamos de volta.

Sílvio Santos gravando o final do programa, ao seu lado Danuza Leão, integrante do júri.
À esquerda, o pessoal da Laguna.
As duas rádios da Laguna, Garibaldi e Difusora, compareciam com repórteres que forneciam flashs do local. Maior audiência.
Durante os intervalos das gravações, muitos artistas e fãs se reuniam para um café/refrigerante num bar defronte ao teatro, foi quando encontrei o dono da voz mais conhecida das tardes de domingo, o do locutor Lombardi, que já faleceu,  que não podia aparecer nas telas por força de contrato. Foi de uma simpatia única e até nos acompanhou num cafezinho. Disse-me, lembro-me bem, que a Laguna era a cidade mais animada que até então tinha passado pelo programa.

Vinhetas da época: “Sílvio Santos vem aí, lá, lá, lá, lá, lá...; ou “A Laguna taí, a Laguna chegou, pra alegrar a senhora e também o sinhô”...

Silvio Santos faz entrega a Carlos Araújo Horn do diploma de participação.
Procurando em meus arquivos, encontro algumas fotos que restaram da ocasião. São fotos em preto & branco, que tirei  por de trás de uma coluna, já que os seguranças do programa não deixavam ninguém fotografar. 
Somente mulheres sentavam no auditório e eram escolhidas as mais, digamos, apresentáveis para as primeiras filas. De minissaia e shorts. É assim até hoje.

Os homens tinham que ficar lá atrás, nos fundos, escondidos, não aparecendo para as lentes das câmeras. Consegui um lugar fora do alcance das filmagens. Era a única maneira de fotografar com minha pequena Kodak Instamatic 54x. Zoom? Isso não existia pra mim. Fazer o quê?

O representante de Caçapava e Carlinhos Horn da Laguna.

As gravações.


À esquerda, participantes de nossa cidade.
Evidentemente o programa tinha também o intuito comercial, e no instante em que a cidade começava a participar do quadro, diversas kombis aportavam nas duas cidades concorrentes com dezenas de vendedores oferecendo o carnê do Baú. Parece-me que Laguna, com o tempo, não atendeu às expectativas de vendas. Um dos veículos ficava estacionado defronte à Praça Paulo Carneiro, com os vendedores oferecendo os carnês aos pedestres.

Enfim, perdemos na quinta rodada contra Jacareí e lembro-me bem a recepção na Laguna aos participantes e torcidas. Já era o mês de junho e até a imagem de Santo Antônio veio recepcionar a caravana, na frente da Matriz. Discurso inflamado do dr. Adib, protestando que fomos injustiçados.
Chegada da caravana da Laguna em 1978. 14 ônibus.

Os prêmios pelas vitórias no programa foram automóveis Volkswagens, uns fuscas cor de burro-quando-foge, que posteriormente foram sorteados numa rifa, com a renda em prol de entidades beneficentes de nossa cidade.


11 comentários:

  1. Meu caro Valmir, ainda continuo lendo seu blog, devagar como está. TVS era nome fantasia de uma equipe que Silvio mantinha para gravação de seus programas para a TV Tupi. Esse trabalho era feito no Teatro Manoel da Nóbrega, na Vila Mariana. Na frente do teatro, estacionado, ficava um caminhão baú onde o equipamento estava acomodado. Há uns tempos ainda tinha um recibo emitido pela TVS, eis que nos davam a título de alimentação um cachê. Quem foi o prefeito responsável pela inscrição de Laguna no programa, desconheço. Sei que num dia de 1978 foi convidado a acompanhar o Dr. Rogério Carvalho da Rosa, para participar do programa que nos sorteariam as tarefas para o ponta é inicial. Naquele sábado, as gravações só aconteciam nesta data, a disputa era entre Caçapava e Joinvile, vencendo Caçapava nosso primeiro adversário.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Carlos Araújo Horn, reconheço que estou meio devagar. Mas a não participação dos leitores desanima um pouco. E olha que procuro variar nos assuntos. Há muitos acessos, centenas, mas participar... Nem pêsames o pessoal está dando.
    Um não participa pode porque tem cargo, outro porque ainda quer ter na prefeitura. Cidade pequena... muitos rabos presos. Mas sou dos poucos blogueiros que ainda continua na ativa, muitos sumiram que estão calados há tempos. Por que será? Além do mais se critico muito sempre tem um para dizer que estou saindo da linha.
    Como diz o mané, se andar muito na linha o trem pega.

    ResponderExcluir
  3. Não desanime não Valmir... O seu blog também faz parte das minhas visitas frequentes. Aliás, tentei te achar no facebook. Voce tem?
    Att.
    Victor Horn

    ResponderExcluir
  4. Prezado, o pessoal cobra postagens mas não participa, como se eu tivesse alguma obrigação ou ganhasse alguma coisa com isso. Pelo contrário, só arranjo aborrecimentos. Não tenho facebook em meu nome, mas procure por Julita da Silva Barreiros, que está tudo em casa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. "Nunca Jamais Desanimeis Embora Venham Ventos Contrários" ja dizia nossa Santa Paulina) caro amigo, se existem acessos diários é porque o amigo ainda é referência, o silêncio é parte da cultura dominante. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. LOUREIRO PACHECO DA LAPA26/07/2014, 17:10

    gostei da reportagem do programa do silvio santos em laguna. recordei tudo. parabèns tambèm pelas fotos da època. abraços

    ResponderExcluir
  7. Walmir parabéns pela reportagem cidade x cidade onde Laguna naquela época foi destaque nacional. Lendo sua reportagem, um filme passou-me pela cabeça. Numa dessas idas e vindas de São Paulo, fomos convidados para conhecer os estudios do programa Silvio Santos quando que de repente estavamos nós, com Dr. Aurelio Rotulo e Rogerio Carvalho participando de um dos quadros, que era ir na casa de uma das musas de Di Cavalcanti e tentar traze-la ao palco. Ela disse que viria mais ´so se fosse acompanhada de um medico, advogadoi e um padre. Medico Dr. Aurelio, advogado Rogerio e restou pra mim ser o padre, pois na ocasiao estava com uma camisa preta e paletó. Fizemos ponto meu amigo e mais um fusca para Laguna.
    Um abraço
    Jorge S. Abrahão

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Valmir! Achei interessantíssimo o comentário sobre Laguna na participação do Cidade x Cidade. Como você mesmo falou, a cada dia, uma nova abordagem, um novo assunto. Não acho que estejas devagar.... Gosto de ler seu blog, e, embora que esporadicamente, é através deste que procuramos notícias sobre a terrinha. Isso é notório, pois tantos quantos lagunenses que conheço, que estão fora, todos recorrem ao seu Blog para manterem-se atualizados. Seja sobre Política, comemorações, personagens, enfim, é o meio que temos para acompanhar as coisas que por aí ainda acontecem!
    Abraços!
    Maria de Fatima Martins

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela postagem. Bons tempos. Fui ao programa no embate contra Tupã. O galo dizem que foi comendo pimenta-do-reino até São Paulo. Lembro que também tinha a prova do papagaio que tinha que falar no palco. Se a memória não falha levaram o papagaio do padre que falou na hora me ponto pra Laguna. A volta da caravana foi emocionante, com a cidade toda parada à espera. Haviam veículos parados na BR-101, observando a passagem da caravana desde Vila Nova em Imbituba. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. 👏👏👏👏 Parabéns Walmir!

    ResponderExcluir