segunda-feira, 3 de junho de 2019

Jornalista e escritor premiado

Meu amigo jornalista Márcio Dison, lá de Florianópolis, foi selecionado pelo OFF FLIP, o maior prêmio literário do Brasil.
Jornalista Márcio Dison
Os textos selecionados no concurso serão publicados pelo Selo Off Flip em e-book e com download gratuito aos leitores, com previsão de lançamento para o segundo semestre. A versão impressa da coletânea será lançada em julho durante a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP (10 a 14 de julho de 2019).
Nossos parabéns, merecidamente.
O conto premiado de Dison, intitulado “Torniquete”, merece a publicação neste Blog, em primeiríssima mão:


TORNIQUETE

Regra é regra, sólido é sólido, líquido é líquido, gasoso é gasoso, exceção é exceção. Em qualquer estado, exceção é exceção. Mesmo em descuido, quando se nasce ao Deus-dará a vivente progride ensimesmada. No compasso de sono profundo, constrói-se uma personalidade apática e tímida, junção de células como a origem do verbo, em fragmentos. Por mais que se tente ludibriar os blefes da vida, o futuro desta personagem tende a apressar-se em virar passado.

Da ferida o torniquete às vezes é o próprio feto, sorteado para sobreviver entre os milhares jogados nas latas de lixo ou esmagados pelos ferros em pocilgas maquiadas como clínicas. O ultrassom transmuta foto e revela a grafia divina da vida menina. Assim o descaso tornou-a enigma, palavra morta, vira-bosta, a estranheza da metamorfose ao cisne em ninho de alheios singulares grileiros. O feto em foto ultrassônica, desafeto, expulso do barraco uterino, a natureza a esvurmar seu mágico desatino ao acaso de um ocaso faraônico.

Uma infante já sob estigma, não fosse ainda de fato e apelido azulzinha, cabocla no País das Sinhazinhas. Na idade tenra é que se mastiga a suculência dos dias. O balé das pipas entrelaçadas – corpo único – ao vento, nos raros átimos em que esquecia a truculência da enorme pia de mármore translúcida de tantas panelas e louças e restos de comida e moscas e uma água salobra a pingar da velha torneira de cobre.
A água afiada na pele, a chicotear e o banho de sangue de bronquite e pneumonia, Meu Deus, só uma Ave Maria afogada no cobertor de penas. É nestas horas que a pobre conjuga o insignificante, sem encontrar na vida significado. O desumano e a humanidade, o indigno, a dignidade, altruísmo, mediocridade. Tudo é antítese até a chegada da puberdade. É quando o anjo vira fênix no impulso do momento, na falta de discernimento. Sem noção é o que parece, o início ou o recomeço, ora transparente e algumas vezes espessa.

De presente ainda lhe deram Das Dores, porque simplesmente Maria ficaria pouco evidente, ao estar na vida como perspectiva, de quase morta a uma sobrevida. Alguns receiam sua verdade, ser o que é, como a proscrita, ou ser sem dó ou piedade. É como tijolo, singelo em sua unidade mas destruindo em blocos paredes de ódio, muros de inveja ou edifícios de preconceito.

Por não conhecer o amor, de tudo ao seu permaneceu atenta desde os 13, menina arrastada pelo primeiro que lhe passou conversa mole, louca que estava para escapar da senzala de um lar de pai emprestado e desnaturado a lhe surrupiar as virtudes.
Sou de tudo um pouco e dela só ouvi histórias de vovó, de seu estilo geniosa e louca. Das partes dela, pedaços que perdi pelas tramoias do tempo encontro em depoimentos de membros de uma família diferente – aqueles que jamais viram maldade em Das Dores.                                                   

Às vezes ouço, quase sempre faço ouvido mouco para tantos e enormes rasgados elogios para a mais que perfeita pretérita mãe que nunca conheci, que só com o tempo aprendi. Por isso, ser o que sou não é labirinto, não tergiverso nem minto. Ser o que sou é freudiano mas pode ser o rarefeito do altiplano. Não ser o que poderia perde o sentido e dá à vida paridade, meio como Monod discorrendo sobre o acaso e a necessidade.

Sou filha, morro por e com ela, tenho múltiplas faces mas meu nome não é felicidade. Como o filho d’Ele, fui crucificada pelas vicissitudes de uma vida sem eira nem beira, telha feita nas coxas. O silêncio chora a saudade da algazarra de um tempo criança, sobre uma Terra aflita a ouvir murmúrios de flores abstratas, vozes sem cores enfeitando primaveras.
Agora, na maturidade ruge o urge: o sujeito procura os substantivos e predicados de um passado desconhecido. O paradeiro de entes que, mal ou bem, fizeram parte de sua história. Quando se procura, o fruto é fato tanto quanto pode ser fático o putrefato. Inato, a incerteza, indefesa, te leva de predador a presa porque toda vida é da morte sobremesa. Mas a procura também prega peças de quebra-cabeças, cuja junção dá bem o Norte do Ser Humano: 99% emoção.

Se sei que nada sou e que nada sei espantei-me ao saber detalhes de meu pai porque li o bilhete falando da hora da raiva em que ficou ‘cego porque lugar de mulher é fazendo comida sem encher o saco’ e relatando o momento em que grudou “naquele pescoço como em um prato de comida até ela virar os olhinhos azuis’ e então seu riso de excitado já que ‘era assim que ela ficava quando recebia meus carinhos’ e deve ter sido ‘numa destas vezes que fizemos o anjinho que dorme no bercinho barbada de brechó’.

Desde o seio, o leite e seu veio, o céu, também sei que sou o que não saberei, um ser coração ou não ser mente, que ficou para semente, definitivo, eloquente, primitivo como o 4x4 da cela onde meu pai que não é Deus mas divino em sua ignorância projetou o nó inglês de gravata improvisada com cadarços pendurados logo abaixo da lápide de papel:
- Das Dores, vou te encontrar para pedir Perdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário