“Documentos históricos não podem ficar como estão”, com esta indignação o prefeito Everaldo dos Santos esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Regional da Laguna, Nazil Bento Júnior; o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Antônio Claúdio Ramos; chefe do escritório técnico do Iphan de Laguna Ana Paula Cittadin; procurador jurídico do município da Laguna Vanderlei Scopel e o secretário-adjunto de Planejamento, Leonardo Fernandes Pascoal.
O prefeito solicitou que o Estado disponibilize o prédio onde funcionava o Departamento Estadual de Trânsito e Segurança Viária (Detran), situado na rua Santo Antônio, para que possa ser instalado o Arquivo Público Municipal, hoje situado nas péssimas instalações da Casa Candemil, como estamos de denunciar aqui no Blog, há anos.
A intenção, de acordo com o prefeito, é ocupar a área onde eram realizadas as provas. O presidente da Fundação, Antônio Claúdio, declarou que se trata de uma medida em caráter emergencial. “Registro do século 17 no meio do cupim e da umidade, é lamentável”.
Segundo a chefe do escritório técnico do Iphan, arquiteta Ana Paula Cittadin é necessário a mudança urgente do acervo. “Estamos muito preocupados com o péssimo estado de conservação dos documentos históricos. Pretendemos fazer a mudança o mais rápido possível para que não se perca nenhum documento”.
O presidente da Fundação, Antônio Claúdio salienta que deverá ser feito um estudo com auxílio de órgãos públicos, estadual e federal com intuito de encontrar uma melhor forma para disponibilizar os documento para consulta pública.
Fonte: Assessoria de imprensa SDR Regional da Laguna
Nenhum comentário:
Postar um comentário