terça-feira, 9 de junho de 2020

Santo Antônio dos Anjos esteve no Rio de Janeiro

Com exceção anual da data dos festejos em honra a seu nome no mês de junho, raras vezes a imagem do padroeiro da Laguna Santo Antônio dos Anjos deixou o seu altar, nos altos da capela-mor.
Lembro-me que no ano de 1978, aconteceu recepção com o padroeiro postado em frente à Matriz à caravana com os participantes lagunenses e torcida organizada, que foram disputar em São Paulo a gincana Cidade X Cidade, do programa Sílvio Santos.

A mais recente saída foi mês passado, no dia 3 de maio,  quando a imagem do Santo ficou postada em seu andor na soleira da porta frontal e central da igreja e passou o dia abençoando os fiéis que para lá se dirigiram ou passavam nas imediações do local.
Gêneros alimentícios foram arrecadados.
Aliás, uma feliz iniciativa de membros da Irmandade, através de seu provedor Leonardo Demétrio.
Tudo com garantias quanto a protocolos sanitários de distanciamento e higienização.
E neste domingo, 7 de junho, quando repetiu-se a cena, mas aí já  estamos no mês de junho, em dias que são consagrados em sua homenagem.

Pode ter havido outras ocasiões de saídas da imagem do nosso querido Tonico? Desconheço. Mas pode sim. Eis um tema a ser pesquisado.
Mas houve uma vez que o nosso Santo Antônio dos Anjos foi visitar – vejam só! - o Rio de Janeiro, então capital federal do Brasil.
Era para ser uma visita rápida, tipo vapt-vupt, mas durou quase seis meses e deu o que falar.

Vamos aos fatos:
Bem no início do século XX, em seu segundo ano, 1902, a Irmandade de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, tendo em vista o péssimo estado em que se encontrava a imagem do santo, decidiu enviá-la ao Rio de Janeiro para ser encarnada (restaurada) por técnicos da área.
Era um trabalho para ser finalizado antes das festividades, em junho daquele ano.
A majestosa imagem de Santo Antônio dos Anjos foi esculpida na Bahia, no século XVIII, em madeira de nossa cidade, remetida para este fim.
Diz Nail Ulysséa, estudiosa que foi do catolicismo local, em seu escrito “Três séculos na Matriz”... “Que o artista que a esculpiu, devia ser um artista original, pois não é comum encontrar-se imagens sorridentes e de ar festivo, além de ter ousado enfeitar, com uma orla dourada, o humilde burel de franciscano”.
E continua dona Nail: “Se era um original, não era menos um homem modesto. Apesar de ter produzido uma obra de arte, ainda hoje admirada, não deixou gravado nela um nome, um número, uma data ou outro sinal que o pudesse identificar”.

Já disseram alguns especialistas que os traços da imagem guardam semelhança com os traços usados pelo escultor baiano, João do Sacramento. Mas nada é conclusivo.
A fonte que poderia esclarecer a autoria seriam os livros de atas da Irmandade, de 1807 a 1890 que, ao que se sabe, foram consumidas num incêndio.

Proposta para troca de imagem apavorou Laguna. Verdade? Ou teria sido fake news?
Quando a imagem chegou ao Rio de Janeiro causou grande impressão entre religiosos e apreciadores de arte sacra. Bem por isso, teria havido propostas para uma troca com outra imagem do santo casamenteiro.
Não se sabe como esse assunto chegou a Laguna. Certamente trazida por algum passageiro dos navios que faziam o percurso regular entre os portos das duas cidades.
As redes sociais naquela época podiam ser mais demoradas. Mas funcionavam. O disse-me-disse pelas esquinas, armazéns, cafés e bares de nossa cidade se espalhou. Logo a notícia correu pelo mundo católico, ampliada com o boato de que uma troca de imagens já teria até acontecido!
Imaginem o agito na nossa Laguna.
Se a notícia tinha algum fundo de verdade não se sabe. Poderia ser um fake news da época.

Mas o assunto tomou grande repercussão, ainda mais com os festejos de junho se aproximando e nada do santo retornar. Reuniões aconteceram em busca de providências. O vigário da paróquia Padre Manoel João foi convocado.
 Decidiu-se que o provedor da Irmandade à época, João Monteiro Cabral, conhecido carinhosamente como Janjão, teria que ir ao Rio apressar os trabalhos e trazer pessoalmente a imagem original para Laguna. Foi o que fez, tomando o primeiro navio.
Um vapor no antigo porto da Laguna,
no início do século XX, antes da construção do cais.
Semanas depois retornou o provedor com a imagem do santo encaixotado a bordo do vapor “Industrial” em 8 de julho (após a data da festa, portanto). 
Grande multidão foi até o cais assistir a chegada.

O Santo Antônio chegou! O Santo Antônio chegou!
Os mais antigos na Laguna contavam que quando do retorno do Santo, o sacristão da igreja, Ladislau Domingos Carvalho, o seu Lalau, tão logo avistou o vapor aportando nos velhos trapiches do centro da Laguna (o atual cais em granito vai ser construído a partir de 1910) e que trazia a imagem em seu porão, saiu pelas ruas da cidade em debandada correria e felicidade, aos gritos, avisando, alvissareiro, da chegada de preciosa carga: O Santo Antônio chegou! O Santo Antônio chegou!
Grande seu Lalau, 50 anos como sacristão da nossa matriz. Faleceu aos 96 anos, em 1966.

Nas palavras da dona Nail, "A imagem foi encaixotada, remetida ao Hospital, para depois, com grande alegria e entusiasmo, ser novamente entronizada na igreja”.
O que estava marcado para acontecer no próximo dia 19 de julho, mas neste dia um temporal caiu sobre a nossa cidade, adiando a data de transferência.
Jornal O Albor de 31 de julho de 1902.
Finalmente, no dia 26 de julho de 1902, com grande número de fiéis, a imagem foi transportada em transladação da Capela do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos para seu altar na matriz.
O jornal O Albor (acima) do dia 31 de julho do mesmo mês registrou numa pequena nota:
“A Imagem que, como já dissemos, está esplendidamente encarnada, foi conduzida em rico andor de belíssimo efeito, adquirido recentemente no Rio de Janeiro".
 No dia seguinte Missa cantada e Te-Deum pela volta da Imagem.
E assim, encerrava-se mais um capítulo na história religiosa da Laguna, com o bom filho de volta ao lar e a sua morada.

6 comentários:

  1. Que ótima pesquisa. Mais uma grande história Valmir.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa viagem de Sto. Antônio ao Rio. Que viagem... Imaginem como ficou a Laguna...e o povo.
    Ainda Mais quando souberam que queriam trocar...
    Edison de Andrade Florianópolis.

    ResponderExcluir
  3. Olá caro Valmir, alo amigos. Como temos acompanhado, várias são as histórias que se passaram nesse tempo todo, mas lembro de uma saída da imagem, numa noite qualquer, indo para casa, eu era solteiro, na esquina do residencia do Sr. Teotono Batista, hoje José Silveira, Ruas Voluntário Carpes e Voluntário Benevides, a noite, dei de cara com uma camionete e em sua carroceria a imagem de Santo Antônio sendo levado ao Morro da Glória pelo Vigário da época Padre Gregório Warmeling, olhando para a imagem fiquei estupefato pela loucura, no bom sentido, daquilo. Carlos Araujo Horn

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando a série histórica sobre Santo Antônio dos Anjos. Já que não tivemos festa por causa do corona vírus é bom ler sobre sua história na n9ssa?terra.
    Cristina Almeida

    ResponderExcluir
  5. Santo Antônio viajando pra cidade maravilhosa. Quem diria... Novidade pra mim. Não sabia disso. Um abraço
    Hélio de Abreu

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber dessa história de santo Antônio que foi ao Rio de janeiro.
    Rosangela Almeida

    ResponderExcluir