sábado, 17 de julho de 2021

Semana Cultural: Esqueceram do fundador?

 
Prefeitura da Laguna divulgou ontem, sexta-feira (16) em seu site, através da Fundação Lagunense de Cultura, a programação da 39ª Semana Cultural.
Praticamente será toda ela realizada no Cine Teatro Mussi, com exposições, feiras artesanais, minidocumentários, danças, shows, coral, retreta, etc.
O que causa surpresa  e estranheza na programação do dia 29, aniversário da Laguna em seus 345 anos, é a ausência matutina ou vespertina e ao ar livre, de qualquer tipo de homenagem ao nosso fundador Domingos de Brito Peixoto.
A Estátua de Domingos de Brito Peixoto, o fundador em 1676 da Póvoa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna. No mesmo monumento, logo abaixo, o medalhão com a gravura em relevo do seu filho Francisco de Brito Peixoto.

Nem uma retreta por uma das bandas aos pés do Monumento do fundador que fica bem ali defronte ao Cine Mussi? Ou uma corbelha de flores com direito a discursos e hino da Laguna?

Nada consta sobre isso na programação divulgada. Esqueceram ou haverá? 

Para conferir a programação basta clicar aqui


8 comentários:

  1. Geraldo de Jesus17/07/2021, 08:58

    Parece que só existe Anita. E os outros vultos de nossa história?

    ResponderExcluir
  2. Parece que Laguna nem está no nível gravíssimo de Covid e toda região da Amurel, com UTI do hospital lotada. Porquenao somente uma live?0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José de Abreu Oliveira17/07/2021, 14:28

      Em Balneário Camboriú que faz aniversário dia 20 de julho a maioria das atrações serão on line. Até h9menagens ao pessoal da saúde vai ter. E é Balneário Camboriú. Laguna sempre querendo ser diferente. E nível gravíssimo.

      Excluir
  3. Que absurdo Valmir, esquecer do fundador de Laguna. Vai ver que nem sabem de quem é aquela estátua ali. Lamentável.
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  4. Realmente lamentável não fazerem nenhuma homenagem ao fundador Domingos de Brito Peixoto!

    ResponderExcluir
  5. Ou será que os tempos estão mudando, e não faz mais sentido homenagear heróis fundadores escravocratas, comerciantes de gentes, genocidas dos verdadeiros nativos? Em um momento histórico em que inúmeras estátuas como esta estão sendo derrubadas no mundo, fazer uma homenagem à Domingos de Brito Peixoto seria um contrassenso. Parabéns à Fundação Lagunense de Cultura pela consonância com os movimentos sociais e com os debates atuais do campo da história!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. A Fundação divulgou ontem no site da prefeitura depois da crítica aqui no Blog que às 10 horas da manhã do dia 29 vão colocar uma cernelha de flores no monumento de Domingos de Brito Peixoto.
    Voltou o bom senso na Fundação. Parabéns Valmeré.

    ResponderExcluir
  7. Valmir... o seu alerta sobre não estar previsto nenhum tipo de homenagem ao nosso fundador Domingos de Brito Peixoto, na programação do dia 29/Julho e aniversário da Laguna em seus 345 anos... realmente chama a atenção. Na verdade, a palavra correta para este tipo de "mancada" é Falta de Competência, da Fundação Lagunense de Cultura... que frequentemente tem dado mostra de pouca intimidade para com as demandas do Cargo / Função. Outra coisa que me chamou a atenção, foi o comentário da Sra. ou Srta. Juliana Regazoli, que pelas suas palavras me deu a impressão de que a história deveria ser mudada em função da revisão de alguns conceitos atuais. O que deve ser considerado é que os fatos deverão ser julgados sobre a seguinte ótica... o Homem, sua Época e as Circunstâncias. Senão, pelo pensamento da Juliana, logo deveremos banir a figura do Imperador D. Pedro I, pois, como ele era português de nascimento e administrava o Brasil que era domínio de Portugal... ele, na realidade ao promover a Independência do Brasil, acabou se tornando um traidor... e como tal, as estátuas e demais formas de expressão sobre ele deverão ser revistas a luz da nova visão dos Movimentos Sociais.
    Abraço do Adolfo Bez Filho - Joinville / SC

    ResponderExcluir