sábado, 29 de junho de 2024

Leda Veiga Silva comemorou 100 anos de vida

          Quando ela aniversariou em 13 de abril último, este Blog estava em recesso, bem por isso não pude assinalar a importante data.

D. Leda e seus 100 anos de vida. Foto: Álbum de família.
     Mas não posso deixar de registrar aqui, mesmo passadas algumas semanas, os cem anos de aniversário da d. Leda Veiga Silva, viúva do saudoso seresteiro Manoel Silva, músico que já foi tema de matéria nesta página.
Aniversário da d. Leda foi comemorado em Florianópolis, junto aos familiares, entre eles os filhos Adolfo Pedro, Amélia Izabel e Aimara, mais netos, bisnetos e amigos.
D. Leda com os filhos Aimara, Adolfo Pedro e Amélia Izabel. Foto: Álbum de família

A lagunense Leda é filha de Adolpho Carlos da Veiga e de Amélia de Bittencourt Veiga e nasceu em 13 de abril de 1924. Em maio de 1952, casou-se com o “Seresteiro Canta”, Manoel Silva.
O casal de noivos Manoel Silva e Leda Veiga, num registro em 1952 defronte à Estátua dos Trabalhadores, no Magalhães. Foto: Álbum de família

Sobre sua mãe disse o filho Adolfo Pedro: 
"Para nós, o segredo dessa disposição e força é seu bom humor. Ela interage e resgata suas memórias para a gente, gosta de ver TV, documentários, ouvir boa música, conversar e não perde os programas de Silvio Santos”. 

Daqui deste espaço vai os nossos parabéns à matriarca d. Leda pela marca histórica, e que neste mês dedicado a Santo Antônio dos Anjos e o dia de hoje a São Pedro, sejam de bênçãos sobre ela.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Filha e neta de lagunenses é vice-campeã em Jiu-Jitsu

 
A atleta Valentina de Bittencourt Machado, de 12 anos, conquistou a medalha de prata na categoria infantil de Jiu-jitsu em competição realizada em São Paulo.
Valentina de Bittencourt Machado. Foto: Divulgação.
O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ), aconteceu no último fim de semana em Barueri-SP, com a participação de milhares de atletas de 4 a 15 anos de idade do Brasil e de outros países.
A jovem atleta, nascida em Tubarão, é filha de Karol Bittencourt e do lagunense Fernando Barreiros Machado que é filho da avó coruja de Valentina, Tânia Maria Barreiros.
Valentina, que treina Jiu-jitsu desde os oito anos, conquistou no ano passado o ouro no mesmo evento. Ela já possui diversos títulos em sua carreira.
Nossos parabéns à jovem atleta e sua orgulhosa família.

 

terça-feira, 25 de junho de 2024

Chega logo 2025!

          A frase acima é a que mais se ouve hoje em dia em todas as localidades da Laguna e a que também se lê nas redes sociais.
É o desejo de muita gente para que esses últimos estertores seis meses dessa desastrada gestão passem rápido. Gestão que não vai deixar nenhuma saudade nos anais da nossa história.                       

Não ao continuísmo
Ficamos também nós na torcida para que o eleitor lagunense em outubro vindouro não vote no continuísmo, em candidatos que já estiveram na cadeira de prefeito e vereador e que muito pouco fizeram, frustrando seus eleitores.
Aliás, tem vereador que parece que só agora acordou, vendo e abordando os problemas da cidade. Antes ficava caladinho, caladinho. 
O que uma eleição não faz né?
Que o eleitor lagunense não vote em candidatos sazonais, oportunistas, que só aparecem como as olimpíadas, de quatro em quatro anos, não participando da vida da cidade, não sentindo no dia-a-dia os problemas, reivindicações e frustações dos cidadãos.
Afinal, não se pode votar no velho e querer o novo. Não mudar nada e querer que o resultado seja diferente.
Como plantar espinheiro e colher figo, não é o que a Bíblia diz? Colhemos o que semeamos, não é verdade?
Há que se arriscar em mudanças e ter esperança em melhores dias para Laguna. Mesmo porque sem esperança a gente nem levanta da cama pela manhã.

Cem dias ou Sem dias de governo?
Pois bem. Antigamente, e ainda hoje em alguns órgãos de imprensa, é praxe uma análise crítica dos primeiros 100 dias de um governo, de uma gestão.
Em 2021 não esperei completar os 100 e com apenas 74 dias fiz uma análise neste Blog da gestão de Samir Ahmad e Rogério Medeiros que iniciava.
Todos os problemas básicos que hoje se avolumam por toda a Laguna, como coleta de lixo, iluminação pública, falta de medicamentos, postos de saúde fechados, mato, buracos e vias intransitáveis (lama), etc., nas localidades foram citados na matéria que intitulei:
Evidentemente que todas as denúncias posteriores, através de CPIs e CPs criadas, não foram abordadas na ocasião porque ainda não tinham acontecido. Talvez suas causas já estivessem em gestação.

Eternos aspones
Na época, dois ASPONES me disseram que fui crítico demais em minha análise, que fui precipitado.
Respondi que o tempo mostraria.
Fui visionário, leitor?

Claro que não. O que escrevi naquele momento era pura observação da maneira que a banda tocava. E como diz o pessoal, a boca não era boa, a música era desafinada, roufenha, com vários maestros no comando da batuta.
Não podia dar certo. Como não deu.

Quanto aos dois aspones, eles mamaram bem mamadinho durante todo esse tempo e só depois que viram a água chegando no convés, batendo em suas peludas bundas, pularam fora do barco ou foram postos para fora da embarcação, andaram na prancha.
Aliás, os dois já estão de malas prontas apoiando o novo-velho, como ASPONES que sempre são.
É o tal negócio, é preciso garantir sempre o leitinho das crianças e bem por isso eles atravessam os anos em seus cargos de lambe-botas, de baba-ovos.

Se houver curiosidade e o leitor cá do Blog desejar (re)ler a matéria que escrevi em 14 de março de 2021, menos de três meses da posse desta gestão, basta clicar no título lá em cima ou AQUI e viajar para lá. Lá onde muitos dos que hoje criticam pelas redes sociais e nas conversas, elogiavam e batiam fotinhos sorridentes ao lado do atual gestor.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Os Vips já estiveram na Laguna

       Morreu na madrugada do último sábado (22), Ronald Antonucci, aos 82 anos, que formou a dupla Os Vips com seu irmão caçula Márcio.
   Os Vips já se apresentaram na Laguna nos anos 1990.

Festa de arromba 
Foi num sábado, 7 de outubro de 1995 no Clube Congresso Lagunense. Casa cheia, maior sucesso, um baile inesquecível onde todos nós dançamos e cantamos muito, nos embalos da Jovem Guarda.
Ronald Antonucci, da dupla Os Vips. Divulgação
Era mais uma excelente promoção da diretoria daquela tradicional sociedade que nos anos de ouro de 1990, trouxe Os Fevers, Os Incríveis, Renato & Seus Blue Caps, Golden Boys, Alcione, Oswaldo Montenegro e Peninha.
Anúncio jornal Tribuna Lagunense de 30 de setembro de 1995.
O Congresso tinha na época como presidente Luiz Fernando Schiefler Lopes e uma diretoria formada por Beto Pigalle, Luiz Paulo Martins, Luiz Eduardo Ulysséa Rollin, Danilo Prudêncio da Costa, Antônio Luiz Coelho (Cabide), Cid Miró, Marcos Nicolazzi e Jackson Siqueira.
Ronald Antonucci que faleceu neste fim de semana, era o último integrante da dupla Os Vips. O irmão caçula Márcio Augusto Antonucci em que formava par, faleceu em 2014.

Ainda no sábado, antes da apresentação em nossa cidade, a dupla Os Vips almoçou no Restaurante Casarão, do Jackson (Jáco) Siqueira, juntamente com a diretoria do clube e imprensa.
Na época, fiz uma entrevista para meu jornal Tribuna Lagunense, com participação do Marquinho Nicolazzi, fã, admirador e profundo conhecedor do movimento Jovem Guarda.
Reproduzo abaixo a entrevista e mais duas únicas fotos que tenho em meu arquivo. Clique para ampliar:
Tribuna Lagunense de 28 de outubro de 1995.


Ronald e Márcio Antonucci de Os Vips, cantando no Clube Congresso Lagunense em 7 de outubro de 1995.


Parabéns Salete

         Ao lado de familiares e amigos, aniversariou no último sábado, seus 78 anos, Maria Salete Folchini Barreiros, esposa do procurador de justiça aposentado, Sidnei Bandarra Barreiros.
      Daqui deste espaço nossos mais sinceros parabéns, desejando muita saúde e felicidades a Salete, de espírito jovem, pessoa do bem, exemplo de superação e de força de vontade. Fotos: Elvis Palma

Sidnei e Salete

Salete rodeada pelo marido Sidnei, filhas Elisângela e Wilza Carla, genros Clodoaldo e Manolo, a neta Alice e os netos Enzo e Miguel.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Foto-Retrô

          No retorno da seção Foto-Retrô, a turma do segundo ano primário do Colégio Stella Maris em 1960, professora Zoraide, posa na escadaria do Museu Anita Garibaldi. .
No topo, sob o arco, o histórico e hoje desaparecido sino. 
Foto gentilmente cedida pela assídua leitora deste blog, Irene Vieira Souza, residente em Florianópolis.

Clique para ampliar.

De baixo para cima, por degrau, da esquerda p/direita:

Mário Fortunato Filho 
Jorge Freitas
Enio
Aurélio Campos Rótolo

(?)...
Amélia 
Ângela Sebolt
Cleusa
Edna Kfouri

Regina Mattar
(?)...
Rosângela Cunha
Glória

Raquel Freitas Siqueira 
Maria Otília Mariah
Tânia Abrahão Miranda
Leopoldina 

Lucy do Vale Pereira
(?)...
Vera
Professora Zoraide
(?)...
Irene Souza

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Relíquia de Santo Antônio: histórica e sagrada peça existente na Laguna

Dentre as relíquias histórico-religiosas existentes em nossa Matriz, encontram-se a imagem do nosso padroeiro e a tela de Nossa Senhora da Conceição pintada por Victor Meirelles em Roma, em 1856. 
O próprio corpo da igreja como um todo é um bem maior, prédio edificado em 1735 em estilo barroco com quatro altares folheados a ouro. 
Além delas, existe a chamada relíquia de Santo Antônio, peça que foi exposta aos fiéis durante as recentes festividades em honra ao padroeiro.
A Relíquia de Santo Antônio (falange) guardada no ostensório. Foto: Elvis Palma

O ostensório dourado contendo a relíquia (falange) de Santo Antônio em exposição durante as festividades deste ano, defronte ao altar de Nº Senhora do Bom Parto. Foto: Isabel Lameira

Histórico
A relíquia de primeiro grau (uma falange) de Santo Antônio foi trazida da Basílica de Pádua (Itália) dentro de uma pequena urna em 1971 pelo padre Claudino Biff, então pároco da nossa Matriz.
O Vaticano considera relíquia de primeiro grau as partes do corpo de um santo.
Já pedaços das vestes ou de acessórios como chapéus, etc., são consideradas de segundo grau.
Relíquias de terceiro grau é qualquer objeto que o santo tenha usado ou tocado.

O empréstimo
Nos dias 12 e 13 de março (sexta e sábado) de 1971, a dois dias de sua posse como governador nomeado de Santa Catarina, o lagunense Colombo Machado Salles esteve em visita à Laguna.
Aqui foi recepcionado com grande festa pelos lagunenses, seus muitos amigos e familiares.
Almoços, jantares, desfiles de bandas, militares e escolares marcaram o período que aqui esteve.
Na noite de sábado foi realizada uma Missa em Ação de Graças na nossa Matriz, quando o então pároco Claudino Biff ofertou a Colombo Salles uma Bíblia e uma pequena urna contendo o fragmento de um osso (falange) de Santo Antônio.
A relíquia, em caráter de empréstimo, visava permanecer em poder do governador durante seu mandato (1971-1975).
A concessão foi efetuada após o Papa Paulo VI haver dado a devida autorização, já que o objeto pertence ao patrimônio da Igreja.
O gesto teve caráter sentimental, pois Santo Antônio era padroeiro espiritual de Colombo Salles, falecido aos 97 anos em 14 de novembro do ano passado.

O retorno da relíquia
Em 4 de junho (sexta-feira) de 1999, durante a trezena de Santo Antônio dos Anjos, em que foi orador, o ex-governador Colombo Salles em rápida cerimônia às portas da igreja, devolveu a urna com a relíquia às mãos do pároco Antônio Gerônimo Herdt tendo como testemunha o prefeito da Laguna João Gualberto Pereira.
Padre Antônio Gerônimo Herdt no momento exato em 4 de junho de 1999 em que recebia de volta a urna contendo a relíquia de Santo Antônio. À direita, na foto, de perfil, o prefeito João Gualberto Pereira.
Foto: Valmir Guedes Júnior

Padre Herdt quando adentrava à igreja com a urna contendo a relíquia de Santo Antônio. Ao fundo o membro e então provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos, Maurício Carneiro. Foto: Valmir Guedes Júnior

Diversos contratempos nos anos anteriores haviam impedido o retorno da valiosa peça à nossa cidade.
Jornal Tribuna Lagunense de 11 de junho de 1999. Edição nº 86
À ocasião, registrei em duas fotos exclusivas o especial momento para meu jornal Tribuna Lagunense.
Alguns meses depois, a histórica e sagrada peça foi colocada sob proteção num ostensório dourado. É a relíquia que agora foi exposta aos fiéis, durante as últimas noites das trezenas, como mostram as duas primeiras fotos acima, de Elvis Palma e Isabel Lameira.

Outras relíquias pelo Brasil
Em várias igrejas, santuários e mosteiros do Brasil existem relíquias de santos e mártires do cristianismo.
Em Nova Trento (SC), no Santuário, existe em exposição um osso do braço da Santa Paulina.
Na cidade de Terenos, no Mato Grosso do Sul, no Santuário de Santo Antônio de Pádua, existe um pedaço mumificado da pele do rosto do santo.
Na Igreja de São Francisco, em Salvador, na Bahia, há um relicário com fragmento do osso do fêmur de São Francisco de Assis. No Mosteiro de São Bento, em São Paulo, existem relíquias de vários santos beneditinos.
São relíquias veneradas por milhares de fiéis, que acreditam poder interceder por suas necessidades e intenções de oração a Deus.
As celebrações e festividades em torno dessas relíquias atraem devotos de todo o país e até mesmo de outras partes do mundo, no que conhecemos como turismo religioso.

FIM DO RECESSO

Depois de alguns meses em recesso deste BLOG visando algumas pesquisas para meu próximo livro, retorno hoje com a programação normal.

Vamos que vamos.