sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Ex-presidente e atual conselheiro fiscal fala sobre o Clube Blondin

Devido a alguns questionamentos de leitores, tendo em vista a reprodução em post anterior aqui no Blog, do edital  publicado no Jornal de Laguna para as eleições no Clube Blondin no próximo dia 28, entrei em contato com um dos conselheiros fiscais daquela sociedade, Cleosmar Fernandes visando dirimir algumas questões. 
Ressalto aos meus leitores que não sou nem nunca fui sócio do Clube Blondin.
A parte frontal do Clube Blondin atualmente.
Cleosmar já foi presidente do clube, eleito por aclamação, por ser o único candidato, em 15 de dezembro de 2005, conforme consta da Ata da Reunião Extraordinária realizada naquela data. Recebeu a presidência das mãos de Domingos Carvalho da Rosa, que, à ocasião, o convidou a se candidatar ao cargo, tornando-se, por sua vez, vice-presidente na nova diretoria.
Fernandes informou que a atual diretoria do Clube Blondin foi aclamada em Assembleia Ordinária realizada em 28 de janeiro de 2012 e ficou assim constituída:


Presidente: Rafael Duarte Fernandes
Vice-presidente: Alcene dos Santos
1º secretário: Mara Rúbia de Oliveira Fernandes Oliveira
2º secretário: Vânia Adélia Albino
1º tesoureiro: Dilmara Fernandes
Conselho Fiscal: Clésio Nilton de Oliveira e Cleosmar Fernandes.


1)  Onde será realizada a Assembleia no próximo dia 28 de janeiro, já que o Clube encontra-se fechado para reformas?

Cleosmar - Há um equivoco aí. O clube está fechado em sua parte frontal, mas a parte de trás, nos fundos, funciona normalmente, inclusive com uma quadra de futebol, salas, sanitários e um barzinho. O local foi recuperado com recursos particulares. 
Tendo em vista denúncia de um vizinho das imediações quanto ao som de um evento, tive à época, devido à fiscalização do corpo de bombeiros, que arcar sozinho com a instalação de equipamentos contra incêndio e alarmes no clube. 
Foi por meu intermédio e atendendo meu pedido que o  ex-prefeito Célio Antônio incluiu o Clube Blondin no PAC das Cidades Históricas e também graças ao empenho da chefe do Iphan, arquiteta Ana Paula Citadin, que em fins do ano passado saiu a tão sonhada verba para restauro e revitalização do clube. Foi uma luta de muitos anos e posso dizer sem falsa modéstia que fui o maior batalhador para que isso acontecesse. Onde estavam os sócios do clube nesse tempo?


2)  Qual o valor atual da mensalidade?

Cleosmar- O valor atual da mensalidade é de R$ 55,00, conforme decisão da diretoria.


3)  Quantos sócios estão pagando?

Cleosmar- Praticamente só os membros da diretoria, lembrando que para o sócio votar e participar em chapas, de acordo com o estatuto do clube, tem de estar em dia com a tesouraria. Para quitar seus débitos ou tirar qualquer dúvida, basta nos procurar. Ou entrar em contato pelo meu telefone (48) 99815-0004.


4)  Existe ainda nos quadros do Clube a categoria chamada sócio remido?

Cleosmar- De acordo com a ata da Reunião Extraordinária para Adequação do Estatuto do Clube, realizada em 2 de maio de 2011, foram suprimidas as categorias “sócio benemérito” e “sócio remido”, só existindo, desde então, as categorias “sócio contribuinte”, “sócio honorário” e “sócio transitório”. 
Aliás, deixa eu dizer uma coisa, onde estavam essas duas categorias quando estávamos lutando para reerguer o clube? Porque o clube estava completamente abandonado quando assumimos, tinha corrido todo mundo, a maioria dos sócios e ex-presidentes. Ninguém pagava mais mensalidades.

5)  Em 12 de março de 2015 foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto nº 4.295, de 24 de fevereiro de 2015, assinado pelo então prefeito Everaldo dos Santos, que declarava de utilidade pública para fins de desapropriação “por via amigável ou judicial”, o Clube Blondin. Este decreto foi revogado ou está valendo?
Cleosmar – Foi iniciado um processo junto à prefeitura para cancelamento desse decreto, só que tudo é muito demorado, até porque é só um decreto de interesse público, não é um decreto de desapropriação. Foi um decreto meramente político, pelo meu posicionamento político à época. 

6)  Já existe uma chapa à eleição? Fazes parte dela?
Cleosmar – Já existem alguns nomes, praticamente os mesmos da atual diretoria, com alteração de alguns. Sou atualmente do conselho fiscal, mas nessa chapa que se está montando eu não vou fazer parte, não vou estar em nenhum cargo, quero apenas acompanhar como sócio do clube.

***************

Execução da Obra de Restauração
Prédio frontal fechado. Os bons tempos voltarão ao Clube Blondin?
Lembrando, conforme já publicado aqui no Blog, que até o próximo dia 16 de janeiro acontece a entrega no escritório do Iphan de Florianópolis, das propostas das empresas para os serviços técnicos especializados visando a Execução da Obra de Restauração da histórica sede do Clube Blondin.
A obra está avaliada em R$ 1.496.736,71 (um milhão, quatrocentos e noventa e seis mil, setecentos e trinta e seis reais e setenta e um centavos). 
Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC-CH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário