Faleceu ontem em Florianópolis a professora aposentada Yolanda Maria Pagani, aos 89 anos.
Seu corpo está sendo velado desde às 9h desta quinta-feira (12) em nossa cidade na Sala Mortuária Pérola da Funerária Cristo Rei e sepultamento ocorre hoje às 16h no Cemitério da Irmandade Santo Antônio dos Anjos.
D. Yolanda foi professora de Geografia durante muitos anos no Grupo Escolar Jerônimo Coelho, Ginásio Lagunense e no então Conjunto Educacional Almirante Lamego (Ceal), além do Colégio Comercial Lagunense (CCL).
Foi minha professora (Núcleo Comum, hoje Ensino Médio) e de algumas gerações nas décadas de 1950/60/70/80. Atenciosa com colegas e alunos. Aposentou-se em 1989.
Tempo de mapas coloridos pendurados no quadro em que d. Yolanda mostrava pacientemente com uma régua as localizações de estados e capitais brasileiros. Além de tipo de vegetação, clima, solo e números populacionais. Sabíamos de cor, eram matérias nas provas.
Tempo em que um globo terrestre de plástico despertava nossa curiosidade. E se iluminado em seu interior era motivo de entusiasmo.
Há alguns anos, ao passar defronte a sua casa ela estava à janela. Conversamos alguns minutos sobre o tempo dos bancos escolares e fiz a fotografia acima.
Dedicada, de tradicional família, religiosa, frequentava assiduamente as missas em nossa igreja. Residia na Travessa Luiz Néry, no centro. Há muitos anos estava internada numa casa de repouso na capital do estado.
Sentimentos aos amigos e familiares.
A professora Yolanda foi nossa professora, minha e de minhas duas irmãs. Nos transmitiu, para a nossa formação, muito mais que o conhecimento escolar. RIP
ResponderExcluirMeus sentimentos de pesar aos familiares e amigos.
ResponderExcluirMinha professora de geografia.
ResponderExcluirMeus sentimentos 😔
Meus sentimentos aos familiares amigos!
ResponderExcluirFoi minha professora querida. Que Deus a receba de braços abertos 🙏
Pêsames à família e amigos.
ResponderExcluirQue o Pai Criador a receba em seu reino de glória, amor e justiça. Assim é a vida, um dia temos que partir!
ResponderExcluirDona Yolanda também foi minha professora de Geografia no CEAL,tempo que professor era respeitado e se aprendia.Meus sentimentos a dona Alba,Rogério,Cláudia e demais familiares,que a querida professora esteja na luz.
ResponderExcluirMeus sentimentos! Sempre gostei de estudar geografia, por isto nunca esqueci da d. Irlanda Pagani.
ResponderExcluirDona Yolanda. Minha professora e minha aluna. Uma querida pessoa.
ResponderExcluirGero Perito
MEUS SENTIMENTOS À FAMÍLIA!
ResponderExcluirLamentável e triste notícia Valmir. Yolanda Pagani, a exemplo de tantos aqui, também foi minha Querida Professora.
ResponderExcluirValmir... triste em saber do falecimento da "dona" Yolanda Pagani, que como professora de tantos estudantes, também foi minha professora no distante ano de 1965 na quinta série do Grupo Escolar Jerônimo Coelho. Creio que tudo já foi dito sobre ela e sobre a sua forma de "dar aulas", que seguia o ritual então vigente e que demonstrou ser um método eficaz para ensinar os rapazes e garotas que buscavam conhecimento. Meus sentimentos aos parentes e amigos.
ResponderExcluirGrande abraço do Adolfo Bez Filho - de Joinville / SC.