sexta-feira, 4 de maio de 2018

Minha Laguna, contarei ou cantarei tua história?

Um post há alguns dias na página do Facebook do Elvis Palma, levantou dúvidas em alguns leitores.
Trata-se da letra do Hino Oficial da Laguna, retirada do site da prefeitura.
Consta em sua introdução, nos primeiros versos:

“Minha Laguna,
contarei tua história
E os feitos de glória
Que ofertaste ao Brasil”

Pois é, o certo é contarei ou cantarei?

De acordo com Artur Cook, filho do saudoso Osmar Cook, autor da letra, o correto é “cantarei”.
E explica: seu pai compôs, no começo da década de 70, duas marchas ranchos com o tema amor por Laguna, para o carnaval da hoje Escola de Samba Os Democratas, então Bloco-Rancho, do bairro Campo de Fora. Uma delas foi aproveitada. A outra ficou guardada em sua gaveta.
Logo em seguida a prefeitura promoveu um concurso para escolha do Hino da Laguna. Osmar Cook deu alguns petelecos na letra e a inscreveu, com arranjo do maestro Roberto Kel.  Foi o Hino vencedor, transformado na Lei nº 32, de 2 de setembro de 1975, sancionada, com aprovação da Câmara, pelo prefeito Francisco de Assis Soares.
Lá está no documento oficial publicado: “Cantarei”.
Logo em seguida, em 1979, o Hino foi gravado pelo Coral Santo Antônio dos Anjos, regido pelo padre e maestro Antônio Gerônimo Herdt. Na execução do disco pode-se ouvir limpidamente, com clareza a palavra “cantarei”.
E agora?

P S: Outra música e letra que também é imbatível em sua mensagem carinhosa por Laguna, é o Hino do Coral Santo Antônio dos Anjos, letra de Archimedes de Castro Faria e música do maestro José Acácio Santana.
Se houvesse possibilidade, as duas canções deveriam ser declaradas Hinos Oficiais da nossa terra, pelas apaixonadas declarações de amor por Laguna, nelas contidas.

Um comentário:

  1. E eu que sempre cantei "contarei". Mas é verdade, se eu "cantava" é pra ser ser mesmo cantarei.
    Luana Andrade

    ResponderExcluir