quinta-feira, 10 de maio de 2018

Mudaram o mês da Semana Cultural

Quebrando uma tradição desde sua criação, em 1981, a Fundação Lagunense de Cultura está anunciando que a Semana Cultural deste ano será realizada de 28 de agosto a 2 de setembro.
Eis um calendário penso que totalmente errôneo, péssimo, desvinculado da ideia, da proposta original de sua criação, que era aproveitar justamente as férias de julho, inclusive da rede escolar e visitantes, além do aniversário do município (29), para fomentar o turismo e cultura, num mês fraco de eventos. Com isso facilitava o deslocamento da população e visitantes de outras cidades, além dos participantes como grupos de dança, teatros, corais, artistas, etc.

Explico:
Tradicionalmente, desde que foi criada a Semana Cultural da Laguna acontecia anualmente de 23 a 29 de julho.
Era uma semana de programação, culminando o encerramento do evento com a data de aniversário do município (29 de julho), onde uma homenagem era efetuada aos pés da estátua do fundador Domingos de Brito Peixoto, com corte de bolo, fogos, banda, etc.

O surgimento da Semana Cultural

A Semana Cultural da Laguna começou em 1981, no governo do prefeito Mário José Remor. Tinha entre seus padrinhos, baluartes, os intelectuais Salun Nacif e José Paulo Arantes que eram, respectivamente, presidente do Conselho de Cultura e secretário de Educação do governo municipal. Contava também com o apoio de Manoel Américo de Barros e Abelardo Calil Bulos. Além do apoio institucional da Ufsc.
Desde que foi criada e até o governo de João Gualberto Pereira (1983-1988), a Semana Cultural fez e aconteceu. Um sucesso que atraía a população, rede escolar e muitos visitantes, além da mídia do estado que ajudava na divulgação do evento. Depois, a semana meio que caiu na mesmice, repetitiva, com alguns gestores apenas cumprindo o calendário.

3 comentários:

  1. Bem isso Valmir. Era em julho justamente pelas férias e aniversário da cidade. Mudam a data pra mostrar serviço. Não entendem nada de cultura. É o que dá botar na presidência da Fundação quem não é da área. Edison de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos vão quebrando nossas tradições. Data da semana cultural, santo antonio vindo do Mar Grosso...
    Geraldo Santos

    ResponderExcluir
  3. E as semanas culturais contavam com artesãos, boi de mamão, artistas da cidade, pescadores fazendo tarrafas, canoas, cachaça , encontro de dança, escolas de samba, cantores e músicos no relicario musical apresentado por gente que conhece a nossa gente e cultura. Sem teimosia e raivinha de gestores.
    Helio de Abreu

    ResponderExcluir