domingo, 4 de outubro de 2020

Laguna teve e tem muitas Anitas. Lenita Lindermann é uma delas

Neste domingo, 4 de outubro, aniversaria seus 72 anos de vida uma grande lutadora pelo trabalhador do comércio da Laguna.
Lenita Luíza Lindermann foi por mais de quinze anos presidente do Sindicato dos Comerciários de nossa cidade, entre as décadas de 80 e 90.
Um início difícil, de conquistas da categoria, palmilhando passo a passo cada vitória, enfrentando obstáculos os mais diversos, reações, caras feias e um status quo que até então tudo podia.
Através do sindicato dos comerciários lagunenses Lenita conseguiu implantar horários de atendimento para o nosso comércio, saídas e entradas pré-estabelecidas dos empregados, fixadas em acordos de categoria, antes não cumpridos por muitos membros da classe patronal.
Lutas por pisos salariais, melhores condições de trabalho e diversas outras conquistas trabalhistas foram uma constante.
Foi perseverante no trabalho e na mudança de mentalidades e juntamente com sua diretoria batalhou para instalação de um escritório para realizações de reuniões e propostas de pautas e receber as reivindicações dos membros da classe. A sede do sindicato situava-se entre as ruas Voluntário Benevides e Fernando Machado (Rincão).
Honesta, correta em suas atitudes e decisões, até porque foi também comerciária, oriunda da base da categoria, conhecia profundamente os problemas encontrados. E os enfrentou com galhardia e coragem.
Muitas das conquistas hoje desfrutadas pela categoria dos comerciários da Laguna são oriundas de lutas da época de sua gestão.

Infelizmente muita gente que lutou  e luta por essa terra e pelo seu povo ao longo de nossa história, em todas as áreas e setores, não é lembrada para uma homenagem pelo seu trabalho e dedicação.
Outros que nada ou pouco fizeram, que chegaram ontem e já “pegaram janelinha”, recebem louvores imerecidos, títulos, medalhas, diplomas, elogios gratuitos e fortuitos porque meramente interesseiros, politiqueiros, calcados simplesmente no toma-lá-da-cá ou no mero puxa-saquismo.
Mas o que vale é a consciência de cada um,  o trabalho sonhado e realizado, o bem produzido. É isso verdadeiramente que é anotado no livro da existência de cada um de nós. Essas páginas é que serão lidas em nosso julgamento final.

Daqui deste pequeno espaço dou um salve-salve a uma grande mulher que sempre colaborou com seu trabalho e dedicação em prol do ser humano.
Parabéns Lenita pelo teu aniversário e pelas conquistas e lutas por uma categoria de trabalhadores que muita representa sócio-economicamente para nossa cidade.

8 comentários:

  1. Merecida homenagem.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Valmir sempre trazendo os verdadeiros valores de Laguna, relembrando personagens, mostrando gente que fez e faz. Ora é a primeira motorista ora é uma presidente de sindicato, um radialista, um cantor, um músico, um jogador de futebol...
    Nossa gente sendo lembrada, homenageada.
    Parabéns
    Edison de Andrade Florianópolis

    ResponderExcluir
  3. José Ricardo Lindermann04/10/2020, 18:49

    Ao Valmir,os agradecimentos em nome de Lenita e de toda a família Lindermann, pela Lembrança, Reconhecimento e tão vibrante Homenagem.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a essa Guerreira , e aos outros que vislumbraram uma época melhor pra nossa Amada Cidade.

    ResponderExcluir
  5. Meus aplausos para Lenita!!! Obrigada pela luta!! Saúde!!

    ResponderExcluir
  6. Valmir, é sempre prazeroso e raro, nos dias de hoje, poder ler e, mais ainda, ostentar uma biografia inspiradora, marcada por lutas, pelo dinamismo e pela retidão. Parabéns à homenageada!

    ResponderExcluir