29 julho 2025

PARABÉNS LAGUNA PELOS SEUS 349 ANOS!

 

O Vicentista Domingos de Brito Peixoto, fundador da Laguna em 1676. Nossa homenagem.

Domingos de Brito Peixoto – Este, indiscutivelmente, é o nome do pioneiro vicentista ligado à fundação e ao povoamento de Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Ele e seu filho Francisco são considerados, da mesma forma, aqueles que impeliram o avanço português em direção ao território do atual Rio Grande do Sul, ao contrário dos bandeirantes, que depredaram a região no começo daquele século.
Assim como Manoel Lourenço de Andrade, em São Francisco e Francisco Dias Velho na Ilha, formavam uma geração de paulistas que vinha para fundar póvoas, expandir o território, criar alternativas econômicas. Nenhum dos três, por sinal, figura na história das inúmeras bandeiras que percorreram o Brasil em busca de índios ou pedras preciosas. Mas foram os três, sem dúvida, que contribuíram para ocupação definitiva de Santa Catarina e expansão para o Rio Grande”.

(Mosimann, João Carlos. Catarinenses, Gênese e História. Edição do autor -2010. (Pág. 111). Prêmio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2009 – Fundação Catarinense de Cultura).