24 dezembro 2025

FELIZ NATAL!

 
Aos leitores amigos deste Blog, e suas famílias, desejo um Feliz Natal, com muita saúde e bênçãos.
E que não nos esqueçamos do aniversariante, razão de tudo.

22 dezembro 2025

Nova edição da Revista Saber já está circulando

 
Trazendo a matéria de capa "Fonte da Carioca", a ótima Revista Saber nº 11 Dez/2025 já está circulando.

Foto: Valmir Guedes Júnior

Entre as inúmeras matérias estão: “A Saga da Genoveva”, “Há Cem anos, jovens saíram da Laguna a pé para desbravar”, de autoria do jornalista Luiz Cláudio Abreu, “De José Johanny a Joel Larroyd – A Preservação de um Patrimônio”, “As Lavadeiras do Ribeirão Pequeno” e “Tanharanha, o Guerreiro Carijó da Fonte”.
Diretor Editorial da publicação, professor Rodrigo Bento informa que a Saber está disponível para aquisição ao preço de R$ 15,00 no Café Matriz e Laguna Telecom no Centro; na Farol Tabacaria, em Tubarão, ou por solicitação pelo telefone (48) 9 9856-1953.

19 dezembro 2025

FOTO-RETRÔ

 


Ano 1985. Nos preparativos para o Baile de Debutantes no Clube Blondin, bem por isso a rapaziada com seus Smokings:
Ronaldo (Nado) Silveira de Souza (de saudosa memória), Leoberto Bittencourt, Danilo Prudêncio da Costa, Alberto (Beto) Fernandes e Edson Silveira de Souza.
A camiseta amarela do Ypuã F. C. ao fundo é porque o time de futsal havia disputado naquela noite no Ginásio de Esportes Bertholdo Werner com o Candemil F.C., que sagrou-se campeão.
Quem sabe algum leitor do Blog possa reconhecer as crianças na foto.

17 dezembro 2025

Faleceu Sidnei Soccas Ribeiro, aos 88 anos

       Faleceu no final da noite desta terça-feira (16) em hospital de Tubarão onde estava internado há alguns dias, o lagunense Sidnei Soccas Ribeiro, aos 88 anos.

Cerimônia de velório acontece na Sala Mortuária Diamante da Funerária Cristo Rei, ao lado do Ceal a partir das 9 horas desta quarta-feira (17), com sepultamento às 16 horas no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos.

Sidnei Soccas Ribeiro. Foto: Valmir Guedes Júnior

Sidnei Soccas Ribeiro nasceu na Laguna em 23 de abril de 1937, filho de Cid Schmitz Ribeiro e Marcília Soccas Ribeiro.
Fez seus estudos primários na então Escola Reunida Comendador Rocha, situada no bairro Campo de Fora, onde Ribeiro residia, e no Grupo Escolar Jerônimo Coelho.
Cursou o Ginasial no Ginásio Lagunense, com o Científico concluído no Colégio Catarinense e Instituto Dias Velho, ambos em Florianópolis.
Formou-se em engenharia em 1962 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Logo após trabalhou nas empresas Próspera, Carbonífera Metropolitana e Carbonífera Treviso.
Foi casado com Lélia de Mattos Ribeiro e da união nasceram os filhos Cid e Gerson, os três de saudosa memória.
Atendendo convite de amigos, em 1986 foi morar e trabalhar no Rio de Janeiro, na diretoria da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb), já então uma empresa de economia mista vinculada diretamente ao Ministério de Minas e Energia (MME).
A Cia ajudava empresas elétricas brasileiras na viabilização da comercialização de carvão energético e também do ramo cimenteiro.
Depois, Sidnei Soccas Ribeiro retornou à terra catarinense, aposentando-se pela empresa Treviso, voltando logo após a residir na Laguna.

Sidnei Soccas Ribeiro em 2022 em frente à sede da Sociedade Musical União dos Artistas, em que era Presidente de Honra. Foto: Valmir Guedes Júnior

Aqui nas décadas de 70 e 80, juntamente com seu saudoso pai, organizou o Bloco Duçula que tanto sucesso fez no carnaval lagunense.
Entre os carnavalescos do bloco, Quico Pagani, os irmãos João Alfredo (Babá) Dias e Hélio (Bananeira) Dias, Marney e Sidnei Soccas Ribeiro, José Mendonça, José Carlos (Bujú) Lima Natividade, Luiz Paulo da Fonseca Carneiro, Arabia Candemil, Jacques Calil Bulos, Sérgio Martins Nacif, além de filhos, netos e sobrinhos.
Sidnei Soccas Ribeiro era sócio remido do Leme Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Sócio fundador do antigo Clube dos Cem, atual Laguna Praia Clube, no bairro Mar Grosso. Por sua colaboração e incentivo, o Complexo Esportivo da entidade leva seu nome.
Em 2012 foi homenageado com o diploma de Amigo do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos da Laguna.
Em julho de 2022, ao término da 40ª Semana Cultural foi homenageado com o título de Embaixador da Laguna.

Placa na afixada na parede da Sala de Ensaios da sede da Sociedade Musical União dos Artistas.

Presidente benemérito da Sociedade Musical União dos Artistas desde 2005. Atualmente era seu presidente de Honra. Foi um eterno apaixonado por essa centenária sociedade a quem muito colaborou com sugestões e financeiramente. Foi um grande mecenas dessa centenária sociedade musical.
Paixão, aliás, que vem de família. Seu progenitor Cid Schmitz Ribeiro pertenceu à diretoria da União em várias gestões e muito contribuiu para seu engrandecimento.
Em homenagem ao seu Sidnei a sala de ensaios da Sociedade Musical União dos Artistas recebeu o seu nome.

(Biografia publicada em meu livro "Sociedade Musical União dos Artistas -Atravessando os Séculos").

Concerto de Natal da Banda Carlos Gomes

 

Próxima sexta-feira, 19 de dezembro, às 20h30m a centenária Sociedade Musical Carlos Gomes apresentará seu tradicional Concerto de Natal, sob à batuta do maestro Deroci de Oliveira.
O local será o palco montado defronte ao Mercado Público da Laguna, dentro das comemorações de Natal promovidas pela Associação Empresarial da Laguna (ACIL) e Câmara do Comércio Lojista (CDL).
De acordo com a presidente da banda, Bianca de Oliveira Vieira, será uma noite inesquecível, com um repertório natalino de muita emoção e alegria.
Prestigie!

Ave de Rapina – Sempre um encontro de gerações

       Mais uma vez a nostalgia tomou conta do público com o show da Banda Ave de Rapina na noite do último domingo (14) no palco em frente ao Mercado Público. Promoção da CDL Laguna.

Os músicos relembraram os grandes sucessos, cantados em coro pela multidão presente, entre eles Girassóis da Rússia, Própria Luz, Sem Frescura, Tênue Procura, Garras e Sons, Baladas e Blues.
São quarenta anos de estrada, entre algumas interrupções, com a Banda Ave de Rapina em suas apresentações sempre marcando um encontro de gerações.

16 dezembro 2025

Opus 4 foi um sucesso

       No palco montado em frente ao Mercado Público, a linda apresentação, como sempre, do Grupo Musical Opus 4, na noite da última sexta-feira (12). Promoção da CDL Laguna.

Neusa Preuss, Fernando Ilibio e Gero Perito deram um show, agradando gregos e troianos com um repertório de sucessos, incluindo músicas de Natal.
No próximo dia 18 (quinta-feira), às 19h30m o Opus 4 retorna ao mesmo palco para nova apresentação.
Prestigie!

Lagunense no palco com Ney Matogrosso

 
No domingo, 7 de dezembro último, no palco montado na Beira-Mar Norte (trapiche) em Florianópolis, o cantor Ney Matogrosso em seus 84 anos, se apresentou num show gratuito promovido pela Udesc, em comemoração aos 60 anos de fundação desta universidade.
 O evento contou com apresentações de grupos musicais da universidade, egressos formados pela Udesc, estudantes e professores.

Débora e seu violino ao lado de Ney Matogrosso. Foto e vídeo: Maria Teresa Remor Silva

Ao lado de Ney Matogrosso no palco, a lagunense Débora Remor Silva, ao violino, filha de Pedro Henrique Silva e Maria Teresa Remor Silva, não tem?
Débora toca os primeiros violinos da Camerata Florianópolis e foi aluna de música na Udesc. 
Uma palinha:

Nossos parabéns Débora, com muito orgulho aqui da Laguna. 
E como tão bem escreveu em sua rede social a mamãe Maria Teresa à filha: “Que o som do teu violino continue sendo reflexo da tua alma dedicada e cheia de luz”.

01 dezembro 2025

Coral Santo Antônio dos Anjos foi sucesso na Serra Gaúcha

 
No último sábado (29), o Coral Santo Antônio dos Anjos da Laguna foi  atração do Natal Luz em Gramado, na Serra Gaúcha.
A participação do Coral na programação oficial de Gramado contou com o apoio e intermediação da empresa Mar de Sonhos, que possui loja naquela cidade.
Foi uma apresentação especial de música e muita emoção. 
Abaixo alguns vídeos da apresentação no palco da Rua Coberta:

Coral Santo Antônio dos Anjos defronte à Catedral de Pedra de Canela (RS). Vídeos: Grisiela Feltz de Souza Kretzer /Divulgação