17 dezembro 2025

Faleceu Sidnei Soccas Ribeiro, aos 88 anos

       Faleceu no final da noite desta terça-feira (16) em hospital de Tubarão onde estava internado há alguns dias, o lagunense Sidnei Soccas Ribeiro, aos 88 anos.

Cerimônia de velório acontece na Sala Mortuária Diamante da Funerária Cristo Rei, ao lado do Ceal a partir das 9 horas desta quarta-feira (17), com sepultamento às 16 horas no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos.

Sidnei Soccas Ribeiro. Foto: Valmir Guedes Júnior

Sidnei Soccas Ribeiro nasceu na Laguna em 23 de abril de 1937, filho de Cid Schmitz Ribeiro e Marcília Soccas Ribeiro.
Fez seus estudos primários na então Escola Reunida Comendador Rocha, situada no bairro Campo de Fora, onde Ribeiro residia, e no Grupo Escolar Jerônimo Coelho.
Cursou o Ginasial no Ginásio Lagunense, com o Científico concluído no Colégio Catarinense e Instituto Dias Velho, ambos em Florianópolis.
Formou-se em engenharia em 1962 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Logo após trabalhou nas empresas Próspera, Carbonífera Metropolitana e Carbonífera Treviso.
Foi casado com Lélia de Mattos Ribeiro e da união nasceram os filhos Cid e Gerson, os três de saudosa memória.
Atendendo convite de amigos, em 1986 foi morar e trabalhar no Rio de Janeiro, na diretoria da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb), já então uma empresa de economia mista vinculada diretamente ao Ministério de Minas e Energia (MME).
A Cia ajudava empresas elétricas brasileiras na viabilização da comercialização de carvão energético e também do ramo cimenteiro.
Depois, Sidnei Soccas Ribeiro retornou à terra catarinense, aposentando-se pela empresa Treviso, voltando logo após a residir na Laguna.

Sidnei Soccas Ribeiro em 2022 em frente à sede da Sociedade Musical União dos Artistas, em que era Presidente de Honra. Foto: Valmir Guedes Júnior

Aqui nas décadas de 70 e 80, juntamente com seu saudoso pai, organizou o Bloco Duçula que tanto sucesso fez no carnaval lagunense.
Entre os carnavalescos do bloco, Quico Pagani, os irmãos João Alfredo (Babá) Dias e Hélio (Bananeira) Dias, Marney e Sidnei Soccas Ribeiro, José Mendonça, José Carlos (Bujú) Lima Natividade, Luiz Paulo da Fonseca Carneiro, Arabia Candemil, Jacques Calil Bulos, Sérgio Martins Nacif, além de filhos, netos e sobrinhos.
Sidnei Soccas Ribeiro era sócio remido do Leme Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Sócio fundador do antigo Clube dos Cem, atual Laguna Praia Clube, no bairro Mar Grosso. Por sua colaboração e incentivo, o Complexo Esportivo da entidade leva seu nome.
Em 2012 foi homenageado com o diploma de Amigo do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos da Laguna.
Em julho de 2022, ao término da 40ª Semana Cultural foi homenageado com o título de Embaixador da Laguna.

Placa na afixada na parede da Sala de Ensaios da sede da Sociedade Musical União dos Artistas.

Presidente benemérito da Sociedade Musical União dos Artistas desde 2005. Atualmente era seu presidente de Honra. Foi um eterno apaixonado por essa centenária sociedade a quem muito colaborou com sugestões e financeiramente. Foi um grande mecenas dessa centenária sociedade musical.
Paixão, aliás, que vem de família. Seu progenitor Cid Schmitz Ribeiro pertenceu à diretoria da União em várias gestões e muito contribuiu para seu engrandecimento.
Em homenagem ao seu Sidnei a sala de ensaios da Sociedade Musical União dos Artistas recebeu o seu nome.

(Biografia publicada em meu livro "Sociedade Musical União dos Artistas -Atravessando os Séculos").

8 comentários:

  1. Geraldo de Jesus17/12/2025, 01:03

    Uma pessoa boa. Que esteja na luz.

    ResponderExcluir
  2. Um amigo muito querido, descanse em paz no reino e na glória dos céus.

    ResponderExcluir
  3. Um homem íntegro. Tive o prazer de ter longas e divertidas conversas com ele.

    ResponderExcluir
  4. Gente muito boa . Vá em paz !

    ResponderExcluir
  5. Que Deus o tenha na companhia de seus entes queridos !!!

    ResponderExcluir
  6. Tive o prazer de conhecer o seu Sidnei,um homem de bons ensinamentos,bom papo,vasto conhecimento e experiência de vida. Presente no movimento Cultural da cidade,apaixonado pela Banda União dos Artistas,valorizando a formação dos jovens músicos. Descanse em paz seu Sidi. Lamentavelmente não veremos mais,aquele senhor,protegido por um chapéu e camiseta,caminhando na praia do mar grosso,no horário de meio dia. Deus estará sempre contigo.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus o abençoe na Glória de Deus

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo de todos os sócios do Leme Tênis Clube. Deus o tenha.🙏

    ResponderExcluir