quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Onde você estava, candidato?

 
Quando chega essa época de eleições, com mais de uma centena de candidatos na Laguna em busca de votos, nós eleitores, antes de tudo, deveríamos fazer esta pergunta a cada um deles:
- Onde você estava, candidato?
Isso mesmo. Onde você estava, candidato, nesses últimos quatro anos e que só agora aparece em público mostrando esses seus 32 dentes?
Você estava na Laguna enfrentando os problemas da nossa cidade? Do nosso sofrido povo?
Candidato, você é residente aqui ou apenas domiciliado?
Você já caiu com seu carro, moto, bicicleta ou tropeçou em um dos milhares de buracos das nossas vias públicas?
Você viu e sentiu os problemas da falta de iluminação pública, passou por escuridão em sua rua?
Candidato, você sofreu com o problema do lixo não recolhido se avolumando à porta de sua casa?
Você ou um parente seu sofreu por falta de medicamentos  e/ou exames em postos de saúde?

Onde você estava, candidato, quando a pandemia da Covid se espalhou pelo Mundo? 
Você estava na Laguna? Você sofreu com o nosso comércio obrigado a fechar as portas por muitos dias e na maioria dos casos obrigado a se reinventar e entregar mercadorias por delivery?
Foi aqui que você aguardou na fila e tomou sua vacina? Foi aqui que você usou suas máscaras? As protetoras, não aquelas que você costuma usar.
Você estava vivendo na nossa ou em outra cidade?
Você participou ou assistiu nesses últimos anos eventos culturais, esportivos e musicais na Laguna?
Colaborou com entidades beneficentes como Associação Mamãe Bebê, Rotary Clube, Lions, Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Asilo, etc?

Você comprou rifas de Festas religiosas não só de Santo Antônio dos Anjos, mas também de paróquias nas mais diversas localidades?
Você visitou essas localidades? Sofreu junto com seus moradores e anotou seus problemas e reivindicações?
Ah! você diz que sempre vem em junho pra Transladação de Santo Antônio na noite de sábado junto com outros políticos? Sei, sei.
Assistiu algum jogo de futebol amador na Caputera? Na Barranceira? No Portinho? Em Bentos? No Estreito? Na Cabeçuda? Na Barbacena?
Não? Nenhuma partida? Cruzes! E agora fala em futebol e se diz grande desportista!
Onde você estava, candidato, nesses últimos quatro anos? 
Visitou pelo menos os seus parentes? Lembrou daquela tia enferma? Daquele primo que há anos você não via?
Ou só agora você lembrou deles? Quando você se lembrou do compadre e da comadre? Daquele colega de escola? Do amigo de infância? 
Lembrou? Mas só agora?
Puxa! Quanta saudade nesse seu coração.
Não vale dizer que está fazendo e já fez tudo isso nos últimos meses, porque aí não vale, aí há interesses puramente eleitorais nessa sua fala mansa, nesse seu sorriso falso, nesse seu abraço de tamanduá.

Ah! você tem casa ou apartamento alugado na Laguna. Sei, sei. 
Desde quando? Desde o último ano para cumprir a legislação eleitoral? Não vale.
É aqui que você paga seus impostos? IPTU, IR, IPVA? Ou recolhe esses tributos em outra cidade?
Onde você estava candidato, quando nossas ruas e avenidas se enchiam d’água com qualquer chuvinha?
Você já ficou ilhado? Seus filhos não puderam ir pra escola por causa da água e da lama? Sua mulher não pode sair pra trabalhar?

Onde você estava, candidato? Acompanhou as sessões da Câmara? Cobrou posições dos vereadores em requerimentos, projetos de leis, fiscalizações e CPIs? Se manifestou pelas redes sociais? Escreveu cartas às autoridades?
Ou se fez de neutro, nem do bem, nem do mal, e só aguardou para ver para onde o vento soprava para ajustar a vela de seu barco, de sua turma e de seus próprios interesses?
Sinceramente, por favor responda, onde você estava, candidato?

13 comentários:

  1. Geraldo de Jesus08/08/2024, 15:56

    Muito bom, deu na bucha!

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo. Texto irretocável. Didático e Pedagógico. As decisões no e do mundo, foram, são, e sempre, serão politica. Meus Conterrâneos, Munícipes, é chegada mais ima hora de, saber usar o nosso principal documento: EIS O NOSSO TÍTULO DE ELEITOR. Com ele, Nosso Titulo De Eleitor, colocamos e tirarmos quem quiSERmos tirar do poder. Sim, é bem isso. Eles são, o reflexo da nossa Consciência Politico Social. Os demais documentos, são eles, que nos controlam. Portanto, pensem muito nesse momento na hora de escolher, usando o nosso principal LIBERTADOR: Eis o TITULO DE ELEITOR!
    Poeta Pensador Compositor Ensaísta Bacharel e Licenciado em Sociologia, pela UFSC. Nascido e Criado, ali, na Magalhães de e da Laguna. O Ge da Dona Maninha e do Seu Presalino Lopes. Vivaaa Laguna…, Vivaaa!
    08.08.2024 = 16h16min03seg.

    ResponderExcluir
  3. Permita me: Ge Da Dona Maninha e do Seu Presalino, = a Geraldo Pereira Lopes.
    Tio Biológico nessa Passagem do Fernando Lopes Fernandes.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Valmir, como sempre espetacular sua escrita!! Muito bem colocada cada palavra!!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Valmir, aos poucos, enquanto lia o teu artigo, procurava associar o comportamento cíclico descrito de atividade e inatividade, vai e volta, aparece e desaparece e, bingo! Eis que surge: ele, o animal político que hiberna. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Edison de Andrade08/08/2024, 20:58

    São as chamadas aves de arribação, só aparecem na temporada

    ResponderExcluir
  7. Pois é Valmir. Além do político que aparece de 4 em 4 anos, também temos o eleitor! Que aparece também de 4 em 4 anos, sem até se lembrar em quem votou. Aquele que não acompanha as decisões tanto do executivo, como a do legislativo. Alguns podem até ignorar a politica, mas os efeitos dela, atinge a todos. Renato Carneiro do Amaral/ Joinville

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela lucidez. Além da ausência, quando presente, se junta com o que a de pior na política, tudo para se manter no poder!

    ResponderExcluir
  9. Perfeito, serve para um monte deles, que só agora aparecem por aqui. Oportunistas.

    ResponderExcluir
  10. Valmir... quase sempre, neste período que antecede as eleições (normalmente para vereador e prefeito), vem a tona estas "reflexões" sobre os possíveis candidatos e seu compromisso verdadeiro com nossa terra. Por tudo que a Laguna já viveu e suportou, passaram alguns bons nomes e uma maioria de aproveitadores... com o aval dos lagunenses. Alguns eram filhos da terra, outros "estrangeiros" com boa intenção e uma leva de aproveitadores de plantão. A verdade é somente uma... se o povo (eleitor) não demonstra interesse em conhecer melhor em quem irá votar, será quase certo que fará uma escolha errada. Assim, cada vez mais a velha e conhecida frase " Cada Povo tem o Governo que merece)... é mais atual do que nunca.
    Os lagunenses tem todas as informações e se tiver um pouco de interesse em acertar (a menos que faça parte do a quadrilha)... é só ficar atento e votar com um mínimo de bom senso, que é o que se espera do Eleitor do século XXI.
    Grande abraço do Adolfo Bez Filho - Joinville / SC.

    ResponderExcluir
  11. Hélio Silva16/08/2024, 22:30

    Valmir, o que tem de candidato procurando colega de escola por aí...Tem um mesmo que está indo na casa de cada um pedindo voto. Cara de pau.

    ResponderExcluir