terça-feira, 22 de outubro de 2013

Muda da Árvore de Anita foi plantada em Cidreira, no Rio Grande do Sul. Enquanto isso aqui na Laguna...

Enquanto aqui na Laguna a Árvore de Anita está morrendo juntamente com outras árvores quase centenárias do Jardim Calheiros da Graça, e ninguém dá bola, fazendo até pouco caso, no município de Cidreira, no Rio Grande do Sul, a história é bem diferente. Eis uma ótima comparação a ser efetuada pelos munícipes e eleitores no modo de governar e pouca visão de nossos representantes e autoridades.

Em 2011, levada daqui semente que depois virou muda, a secretaria de Educação e Cultura daquela cidade realizou o Projeto Cultural “Árvore de Anita e as Comemorações Farroupilhas”.
Tratou-se de plantar uma muda de figueira remanescente da “Árvore de Anita Garibaldi” e descerramento de placa.

Assim, na tarde de 16 de setembro de 2011, aconteceu o Plantio da Árvore de Anita Garibaldi, e descerramento da placa em homenagem a esse feito, no Largo João Ferreira Fraga, próximo ao Posto 24h Eva Dias de Melo.
E a solenidade contou com a presença de alunos, professores das escolas municipais e estaduais, como a professora Maria Cardoso Faistauer, banda municipal, comunidade e autoridades, entre elas o então prefeito Beto Pires (DO PMDB), o presidente da Câmara vereador Cláudio Cardoso e a secretária de Educação e Cultura Mercedes Giroleti de Paula.
Confira algumas fotos postadas no site da prefeitura de Cidreira-RS. Para ampliá-las basta clicar sobre elas:

Estudantes com o prefeito, no plantio da muda
Placa alusiva ao evento
Solenidade com Banda de música
Secretária de Educação e Cultura Mercedes Giroleti de Paula, Vereador Claudio Wolf,
Profª Maria Faistauer, e Prefeito Beto Pires.


Viram como se faz? O valor que se dá? E não é na Itália não, é aqui no Brasil. Valorizam mudas. Aqui temos a Árvore de Anita e a deixamos morrer. E eu é que sou o chato, cri-cri pernilongo, crítico de assuntos menores quando abordo esse tipo de questão. 
Querem somente receber elogios, mal acostumados que estão por alguns áulicos, pelos baba-ovos. 
E parece, para os atuais administradores lagunenses, somente valer grandes projetos, de vultosas somas e inúmeras viagens. Já vimos esse filme na administração passada e deu no que deu. Não aprenderam a lição?

Enquanto isso outros municípios criam atrações turísticas, incentivam a história e cultura (e não possuem 10% da nossa). E a história da Laguna é muito mais rica, pois não? Afinal são 337 anos.

Para beber na fonte, basta clicar em:

Em 2009, outra muda daqui também foi levada e plantada no município de Tramandaí. Veja reportagem:

http://www.jornalnh.com.br/cotidiano/218632/muda-de-arvore-de-anita-e-plantada-em-tramandai.html

E em Osório, mais uma muda da Árvore de Anita, foi plantada naquela cidade em setembro de 2011. Para ler:





3 comentários:

  1. Ontem o prefeito teve a coragem de comentar que o programa do Hilbert atrairá turistas a Laguna. Será que é cego? Levei um grupo de turistas ao morro da Glória e fiquei envergonhado. Total descaso. Recentemente fui a Corumbá que é parcialmente tombada e tem um morro com a imagem do Cristo virada para a entrada do Pantanal que é uma das atrações do local, tudo bem arrumado cheio de turistas. Será que estes mandatários nunca viajam? Não visitam locais turisticos? Ou se fazem de bobos?
    João Carlos Nunes.

    ResponderExcluir
  2. incentivam a história e cultura (e não possuem 10% da nossa).
    talvez ae esteja o problema muita gente em Laguna em especial no governo se acha culta demais para ter que fazer algo para preservação artística e cultural de nossa amada laguna

    ResponderExcluir
  3. Prezado, quando escrevi "não possuem 10% da nossa" me referia a história da Laguna. Mas não ficou bem a palavra "cultura" logo em seguida, porque poderia levar a outro entendimento que não o meu pretendido. Alterei o texto e acho que ficou melhor.

    ResponderExcluir