quinta-feira, 11 de abril de 2019

Perícias do INSS: perdemos para Capivari de Baixo

Em 29 de março deste ano, atendendo moção de apelo, a Gerência Executiva Regional do INSS, em Criciúma, enviou ofício à Câmara de vereadores da Laguna informando da interrupção nas perícias médicas na agência do órgão em nossa cidade a partir de 15 de abril próximo (segunda-feira). Perícias passariam a ser realizadas em Capivari de Baixo, cidade mais próxima. Se bem que mais próxima é Pescaria Brava. Mas deixa pra lá.

Cerca de 250 pessoas são atendidas mensalmente na agência da Laguna. Gente que vai deixar de circular e gastar no centro comercial, além dos transtornos e mais despesas com transporte que a mudança irá causar.
Enquanto se sucedem reuniões, cadeiras da agência da Laguna já foram transferidas.
 Foto: Elvis Palma

A partir do comunicado do INSS, houve mobilização de vereadores, OAB, Sindilojas, Acil, CDL  e prefeitura. 
Ontem, uma comissão dirigiu-se à gerência do INSS em Criciúma. Ao final da reunião, uma definição sobre o caso teria sido acordada. Pelo menos é o que foi divulgado em release distribuído à imprensa pela Câmara da Laguna e também informado pelo prefeito Mauro Candemil em vídeo gravado e divulgado pelo Portal Agora Laguna.

A informação divulgada pela comissão, foi a de que as perícias médicas continuariam a acontecer até 31 de agosto deste ano. Uma postergação de datas. Nesse meio tempo se buscaria negociações para trazer mais servidores para Laguna, contato com Iphan para readequar o prédio tombado às necessidades e até a doação de um terreno para construção do órgão, sinalizou o prefeito Candemil.

Uma ducha fria: "Decisão não foi reformada"
Pois bem. Ontem no final de tarde o INSS divulgou comunicado à imprensa afirmando que “a decisão não foi reformada”. Que o agendamento de perícias médicas estará fechado a partir do dia 15 de abril para à agência da Laguna. “A posição do INSS é de não postergar o inadiável”.

O INSS também afirma no comunicado “que a estrutura de Capivari de Baixo é muito mais adequada. As duas salas de perícia médica desta agência nunca foram utilizadas desde a sua inauguração. Assim, a medida tomada também promove uma melhor alocação de recursos públicos”.
O morador da Laguna, diz o INSS, também poderá escolher qualquer outro município do Brasil, ou vizinhos, como Tubarão e Imbituba, para agendar sua perícia.

Do jeito que a coisa vai, vamos voltar a ser uma mera Vila de Santo Antônio dos Anjos 
E agora? É uma vergonha para a Laguna a transferência. Uma cidade que aos poucos vai perdendo todos os serviços públicos estadual e federal, essenciais para sua população. Daqui a pouco viramos um mero bairro dos municípios vizinhos. Ou retornaremos à época de Vila. Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.


Confira abaixo, na íntegra, o comunicado do INSS:

Nota divulgada pelo INSS
A agenda de perícia médica já se encontra aberta para Capivari de Baixo a partir de segunda-feira (15). A decisão não foi reformada. De fato, a Gerência Executiva do INSS em Criciúma recebeu lideranças municipais, incluindo o prefeito de Laguna, Mauro Vargas Candemil, e representantes da OAB e da Câmara de Vereadores, para esclarecer dúvidas referentes à transferência do atendimento de perícia média. A posição do INSS é de não postergar o inadiável.

Todos os argumentos já foram colocados na nota divulgada à imprensa no último dia 5, mas reforçamos que a estrutura de Capivari de Baixo é muito mais adequada. As duas salas de perícia médica desta agência nunca foram utilizadas desde a sua inauguração. Assim, a medida tomada também promove uma melhor alocação de recursos públicos.

É importante ressaltar, ainda, que o morador em Laguna poderá escolher entre Capivari de Baixo, Tubarão e Imbituba para realizar sua perícia médica. E ele receberá o pagamento em sua cidade de residência. Na verdade, o segurado poderá realizar a perícia em qualquer município do estado e até mesmo do País. Os três citados são os mais próximos. Ele só não conseguirá agendar para Laguna, cuja agenda de perícia médica encontra-se fechada para datas a partir de 15 de abril.

Por fim, ressaltamos que não haverá qualquer alteração nos demais serviços e atendimentos oferecidos ao público na Agência da Previdência Social em Laguna, a qual é responsável pelo pagamento mensal de 19 mil benefícios. Deste total, mais de 90% são aposentadorias e pensões. Os auxílios-doença mantidos pela unidade somam 1,3 mil.

5 comentários:

  1. As chamadas lideranças deveriam ter ido na superintendencia do inss em Florianópolis ou até Brasília. Falar com quem não tem autonomia não dá.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Laguna vai virar uma cidade dormitório. Se é que já não virou. Aqui só veranistas em janeiro, de tubarão e cidades vizinhas . Isso se a poluição da praia deixar .O resto do ano é um marasmo, um deserto. Faltam verdadeiras lideranças. É cada um por si.
    Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Que povo pacato. Tudo acontece de ruim e o povo lagunense não tá nem aí .
    José de Abreu de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Então, o que as Forças Vivas da Laguna estão esperando ?
    Não sejamos educados e tão zelosos.
    Vamos para as ruas. Paramos tudo. Vamos fechar a Cidade.
    Façamos alguma COISA GENTE.

    ResponderExcluir
  5. Povo não se manifesta, não gritam não tão nen aí. Cadê os que usam sempre as perícias? Deixa esse povo ir ora Capivari mesmo. Todos tem carro mesmo tudo rico. Nem pelas redes sociais se manifestam, que se f.
    José de Abreu de Oliveira

    ResponderExcluir