quarta-feira, 20 de julho de 2022

Laguna NÃO aparece no ranking principal das 50 melhores cidades de pequeno porte

 Algumas manchetes divulgam que Laguna estaria em 1º lugar entre as 50 cidades de pequeno porte no Brasil. Publicadas desta forma em alguns sites e redes sociais aqui da região induzem à leitura equivocada. Intencionalmente ou não.

 Analisando detalhadamente os dados divulgados a gente observa que não é bem assim, infelizmente para nós. Laguna NÃO aparece no ranking principal das 50 melhores cidades de pequeno porte. 
E aí não há nada a se comemorar, muito pelo contrário.
Clique aqui para visualizar as tabelas com as respectivas classificações e cidades. 

O que na real a pesquisa demonstra é que Laguna ficou em 1º lugar entre 50 municípios brasileiros de pequeno porte EM UM dos indicadores, o Social-Habitação. 
É motivo de comemoração? Penso que sim. Mas não muito. Mas a nossa cidade mereceu tabela e destaque na reportagem da revista junto com outros dois municípios litorâneos: médio porte (Rio das Ostras-RJ) e grande porte (Fortaleza- CE).

Mas saliente-se que os três municípios, Fortaleza, Rio das Ostras e Laguna NÃO se classificaram entre os 50 melhores municípios do Brasil no ranking principal.

Em linguagem de futebol, numa comparação meia boca, diríamos que ganharam a rodada mas não o campeonato.  
É como se uma escola de samba ganhasse em UM quesito, EM APENAS UM, mas nem se classificasse no resultado final.

Já o município de Timbó (SC), por exemplo, neste mesmo indicador “Habitação” aparece em 46º lugar, ou seja, nos últimos lugares, mas em compensação no ranking geral ficou em 1º lugar em cidades de pequeno porte.
 
Vejamos:
A pesquisa foi feita pela Revista Isto É (Editora Três) em parceria com a empresa Austin Rating e traduz como se comportaram os municípios e quais se saíram melhor NA ÚLTIMA DÉCADA, em que o país cresceu apenas 0,4% na média anual, enquanto o crescimento mundial no mesmo período foi de 3%.  A pesquisa foi divulgada no mês passado.

A pesquisa analisou dados públicos de 5.565 municípios brasileiros, com a observação de 281 indicadores:
Econômicos (padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior).
Fiscais (capacidade de arrecadação e execução orçamentária)
Sociais (qualidade de vida, educação e habitação e desenvolvimento humano)
Digitais (mobilidade digital, e acesso digital ao conhecimento). 
 
Na estrutura de cálculo montada para elaborar o ranking o primeiro indicador (econômico) tem um peso de 30%; o segundo indicador (fiscal) de 35%; o terceiro indicador (social) 25% e o quarto indicador (digital) o de 10%.

Quanto à classificação da Laguna em 1º lugar no indicador “Social-Habitação”, desconheço quais foram os dados utilizados e tabulados. Mas a pesquisa fala em dados obtidos nos últimos dez anos. Portanto, atravessou algumas gestões.

Também desconheço nesses últimos sete anos qualquer iniciativa ou projeto para diminuir o déficit habitacional na Laguna.

É provável que se tenha incluído na pesquisa os números da construção do condomínio habitacional Henrique Paes de Medeiros, no bairro Mato Alto com suas 176 unidades (apartamentos) inaugurado em 2015 pelo Governo Federal. 
Essa única construção no município deve ter alavancado bastante o índice. 

Que Laguna é linda, charmosa, exuberante, turística, de bela praias, histórica (apesar de mal cuidada), tombada, terra de Anita Garibaldi, cidade que amamos, etc. é a mais pura verdade. 

Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa bem diferente. Ou como diria um manezinho, não confunda bife à milanesa com bife ali na mesa. 


16 comentários:

  1. Finalmente alguém para esclarecer essas manchetes

    ResponderExcluir
  2. Geraldo de Jesus20/07/2022, 15:33

    Valmir, como diria aquele velha canção: nem tudo é o que parece ser.

    ResponderExcluir
  3. Realmente alguns títulos publicados levavam ao erro. Achava que tinha sido Laguna a melhor entre as 50 cidades do Brasil. Dei até parabéns num site. Agota entendi

    ResponderExcluir
  4. Tava bom pra ser verdade. Ricardo Melo

    ResponderExcluir
  5. Edison de Andrade21/07/2022, 08:36

    E tem gente que comemorou como se fosse campeão, primeiro lugar. Não tô bem assim mas hoje em dia o que vale é a manchete

    ResponderExcluir
  6. Bom d+ pra ser verdade. Li num outro site aqui da terrinha que Laguna não tava nos 50 tbm e agora entendi melhor... sabe como eé Laguna comemora até titulo de eleitor hahah. Absç - Marcello

    ResponderExcluir
  7. José de Abreu21/07/2022, 09:07

    Valmir a coisa tá tão ruim em Laguna que os baba ovos tão buscando qualquer fato pra comemorar. E tem gente que vai na onda. Kkk

    ResponderExcluir
  8. Fernando Souza21/07/2022, 09:18

    Como o povo só lê manchete e olhe lá eles lançam na mídia e tem gente que engole o engodo. Manchete engana bobo.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, escritor, jornalista e pesquisador Valmir Guedes. Suas reportagens e artigos sempre muito bem embalados. Parabéns! Fraterno abraço da Fátima Barreto Michels.

    ResponderExcluir
  10. A coisa tá tão dificil mesmo que tem gente comemorando até injeção na língua. Cruzes

    ResponderExcluir
  11. Dinovaldo Giliolli21/07/2022, 14:50

    Importante esclarecimento! Por sua história e beleza, não deixaremos de admirar e de gostar de Laguna. No entanto, a interpretação correta das informações é fundamental para que não faça uso indevido delas.

    ResponderExcluir
  12. Continuo amando minha terrinha, embora que sem incentivo do Poder Público , frente a tantos quesitos. Fatima _ Blumenau

    ResponderExcluir
  13. Quem dera isso fosse verdade! Mas é o governo do FakeNews...

    ResponderExcluir
  14. Valdir Lopes Lima21/07/2022, 16:24

    Texto bem didático, só não entende quem não quer entender, ou quer ser enganado por sorrisinhos e carinhas de bom moço

    ResponderExcluir
  15. Parabéns peia releitura, ou melhor, pela leitura correta.

    ResponderExcluir
  16. Ou entendemos e aceitamos que estamos no mínimo anestesiados há mais de meio século, ( sem um Representante Legítimo, a altura e devidamente comprometido com Competência e Caráter Ímpar, em Sintonia Fina, com a nosso Passado Histórico, Heróico, Galhardo, a exemplo de Jerônimo Francisco Coelho, Anita Garibaldi e tantos outros ), para aí sim, darmos o primeiro Nobre e Grande Passo, em direção ao RESgate da Dignidade da Nossa Terra Mãe e de Todo Seu Povo! Laguna, Terra Mãe, logo Útero de Todos os Municípios que Compõem a Região da AMUREL.
    Povo Cidade Município Que Não Tem VOZ, Não Tem VEZ, engolem sim a política imposta pelos nossos Carrascos, e pelos nossos Traidores, que se fartam é só aparecem de (04) em (04) anos.
    Que Vergonha: AINDA, aceitamos SERvir de Palco, para lançamento dessa ou daquele CANDIDATURA, como espetáculo de movimentação, animação, para anestesiar mais AINDA Nosso Povo, sem Apresentação e Apoio de um Candidato Nosso Legítimo, e Verdadeiramente Comprometido, com os nossos Direitos e Anseios, que nos foram ROUBADOS nesse mais de meio Século de Jejum Político.
    Apresentaram sim, lideranças de outros Municípios e Candidatos também ao Palácio Barriga Verde.
    QUE VERGONHA. O DEVERIA EXISTIR. E TEM QUE EXISTIR: É COM SERteza, UMA COSTURA SUPRA PARTIDÁRIA SOB O MANTO DE LAGUNA, ( SUA BANDEIRA E SEU HINO ) E AÍ VIVA OSMAR COOK, PARA ALÇAR LAGUNA, DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO = DO PARLAMENTO CATARINENSE!
    VIVA LAGUNA! Vivaaaaaaaaaa…!
    Poeta Pensador Compositor Ensaísta Bacharel e Licenciado em Sociologia Pela UFSC.
    24.07.2022 = 08h17min03seg.
    Geraldo Pereira Lopes.

    ResponderExcluir