sexta-feira, 31 de março de 2023

Quem foi Nininha Guedes

 
A Escola de Educação Básica Nininha Guedes dos Reis, situada na rua Alameda Francisco Martins Fonseca (antiga São Judas Tadeu), no bairro Barbacena foi fundada em 12 de julho de 1928 e recebeu este nome em homenagem à professora Maria Lígia Guedes dos Reis.
Escola de Educação Básica Nininha Guedes
Só em 1962 a Escola Mista Estadual, sua antiga denominação, obteve a doação de um terreno onde foi construída sua sede.
O imóvel passou por várias reformas e ampliações em 1980 e 1999. Nesse último ano, com a denominação de Escola Reunida, era sua diretora a professora Eliana Maria Corrêa Marinho, e diretora da então Coordenadoria Regional de Educação - CRE da Laguna, Almerinda Guedes Castro, sendo prefeito João Gualberto Pereira.
No ano de 2004 foram construídas mais duas salas totalizando seis salas atuais. Oferece aulas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
Em 2020 passou novamente por reformas e ampliações, como dois novos banheiros, sala da secretaria e professores, além do piso da área infantil que foi refeito.

Nininha Guedes
A professora Maria Lígia Guedes dos Reis, conhecida por Nininha Guedes, nasceu na Laguna em 24 de novembro de 1902, filha de Antônio Fernandes Guedes e Melina Guedes.
Maria Lígia Guedes dos Reis (Nininha) em sua juventude. Foto/ Reprodução Elvis Palma
Fez os cursos Primário e Complementar no então Grupo Escolar Jerônimo Coelho.
Cursou a Escola Normal no Colégio Catarinense, em Florianópolis, concluindo seus estudos em 1921 para lecionar no ensino fundamental de 1ª a 4ª série.
Foi casada com Pedro Pacheco dos Reis.
Foi nomeada para exercer o cargo de professora na então Escola Mista Estadual, na localidade Barbacena, em nossa cidade. Foi fundadora nesta escola da Caixa Escolar, Clube Agrícola, Museu, Liga Pró-Língua Nacional Rui Barbosa e do jornal manuscrito mensal O Infantil.
Nininha Guedes recebeu várias promoções por merecimento, aposentando-se por tempo de serviço em 1947.
Maria Lígia Guedes dos Reis (Nininha) na década de 90. Foto/ Reprodução Elvis Palma
Foi homenageada pelo governo do Estado por seus serviços prestados à comunidade tendo seu nome dado ao estabelecimento de ensino onde lecionou por muitos anos.
Faleceu em 28 de setembro de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário