terça-feira, 30 de julho de 2024

Mais uma noite memorável da Sociedade Musical União dos Artistas

         Ontem à noite, 29, aniversário dos 348 anos de Fundação da Laguna, com um Cine Teatro Mussi lotado, mais uma noite memorável na história da Sociedade Musical União dos Artistas em sua apresentação.
Fotos/Divulgação: Felipe Araújo Fotos

 
O Concerto arrancou aplausos do público presente na apresentação de sucessos de Tim Maia, Ennio Morricone, Raça Negra, Banda Queen e Jovem Guarda, além dos Hinos Nacional e da Laguna.


       
Foram mestres de cerimônias da solenidade, o Diretor de Patrimônio da Banda Musical União dos Artistas, radialista Rafael Bicca e a Diretora de Comunicação Edyara Silveira.
     Em cerimônia logo após o Concerto, a diretoria da Banda recebeu das mãos dos representantes da Fundação Catarinense de Cultura e Conselho Estadual de Cultura, o Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.
Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina concedido à Sociedade Musical União dos Artistas.

Bruna Frainer Xavier, Diretora de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, representando na ocasião o governador Jorginho Mello.

Rodrigo Rosa, Historiador e Gerente de Patrimônio Imaterial da Fundação Catarinense de Cultura.

Lisandra Macedo Pinheiro, Historiadora e Técnica da Fundação Catarinense de Cultura.

Essa qualificação por parte do Governo do Estado, tendo a Banda como bem intangível, é um reconhecimento de toda uma centenária história, na formação e profissionalização de músicos e de apresentações que retratam a identidade cultural a ser preservada, salvaguardada e registrada.

Presidente da Banda Musical União dos Artistas, Giovanni Cardoso recebeu das mãos da Diretora de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, Bruna Frainer Xavier, o Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.

Como disse o jornalista Moacir Pereira em entrevista esta semana à jornalista Chirle Ponciano: “Que esse título traga mais visibilidade à Banda e que passe a contar com mais apoio financeiro por parte das autoridades e dos empresários, sendo mais um meio de projeção da Laguna e valorização da música e educação musical e cultural para as novas gerações”.  

O escritor Valmir Guedes Júnior em seu discurso.

Convidado pela diretoria da Banda Musical União dos Artistas, o que muito me honrou, fiz uma breve alocução contando um pouco da história desta centenária Sociedade, baseado em meu livro “Sociedade Musical União dos Artistas – Atravessando os Séculos”, obra que serviu, entre outros documentos, para embasar o parecer visando à obtenção do Certificado ora conquistado.

Fotos/Divulgação: Felipe Araújo Fotos e Chirle Ponciano


2 comentários:

  1. Geraldo de Jesus30/07/2024, 16:53

    Parabéns Banda União. Uma noite memorável.

    ResponderExcluir
  2. Uma solenidade merecida. Nossa banda representa ricas memórias e eternos ensinamentos para nossa cidade.
    E você Valmir, faz parte desta linda homenagem.
    Parabéns
    Isabel Lameira

    ResponderExcluir