quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projeto de Lei propõe mudança na data do aniversário de Florianópolis. Capital foi emancipada da Laguna em 1726

Projeto de Lei de autoria do vereador Afrânio Boppré (PSOL), propõe mudança na data de aniversário de Florianópolis, comemorado anualmente em 23 de março.
Na verdade, o que é celebrado neste dia é a emancipação política-administrativa da capital, ocorrida em 1726, quando a então Nossa Senhora do Desterro – vejam só! - se desmembrou da Laguna.

A mudança apresentada, que já conta com a assinatura de 15 parlamentares, num total de 23, é a de que o aniversário de Florianópolis seja comemorado a partir de sua fundação, no ano de 1676.
Portanto em vez de 288 anos como os festejados no mês passado, Florianópolis “sopraria velinhas” de 338 anos.
A proposta de mudança foi feita pelo saudoso professor, desembargador aposentado, historiador, escritor e ex-secretário de Estado, lagunense Norberto Ulysséa Ungaretti.
Na defesa da proposta, Ungaretti ressalta que “contar a ‘idade’ de Florianópolis a partir da sua emancipação e não da sua fundação é como se a ‘idade’ do Brasil fosse contada a partir de 1822, data da independência”.

Lá não é como cá
Veja leitor que acompanha atentamente este Blog, que a proposta lá em Florianópolis, através de Projeto de Lei do vereador Boppré, nada tem a ver com o sugerido cá aos vereadores lagunenses pelos advogados Adílcio e Lucas Cadorin na tribuna da Câmara semana passada.
Lá se quer oficializar a data de fundação e corrigir “uma anomalia”, no dizer de Ungaretti; cá foi sugerida a alteração no ano da fundação da Laguna, alegando ter sido ele “aleatório”. O que não foi e mostro em breve.

Lá na capital, penso que é uma proposta justa e perfeita, defendida por muitos, com base histórica e visando corrigir uma distorção.
A alegação, o arrazoado do dr. Norberto encontrou guarida no Legislativo da capital.
E dou outro exemplo, além daquele citado da Independência do Brasil: contar idade a partir da emancipação, é como se passássemos a aniversariar somente a partir dos 18 anos, ou 21, que seja.

Não tive acesso, por enquanto, aos estudos do dr. Norberto quanto à escolha do ano de 1676, data também controvertida entre pesquisadores e historiadores quanto à chegada do fundador Dias Velho.
Com isso, se aprovado o projeto e sancionado pelo Executivo, Florianópolis se igualaria ao mesmo ano de fundação da Laguna, com diferenças de 4 meses. Lá em 23 de março (seguindo a proposta de continuar com o dia oficial de emancipação, já que se desconhece o dia e mês exatos); cá em 29 de julho.

Abaixo, cópia do Projeto de Lei de autoria do vereador Afrânio Boppré (PSOL), apresentado em 18 de fevereiro último; e documento (Justificativa) com as alegações do dr. Norberto Ulysséa Ungaretti. (Redigido há dois anos).
Para ampliar, basta clicar nos documentos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário