sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mais uma placa histórica foi roubada na Laguna

Desta vez, e na noite passada, foi roubada a placa em bronze comemorativa ao 146º aniversário da República Juliana Catarinense e Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, afixada numa base em concreto no lado leste do Jardim Calheiros da Graça, em 29 de julho de 1985.


À ocasião, na solenidade, foi plantada uma muda de erva-mate, árvore símbolo do Rio Grande do Sul, com as presenças dos governadores ou seus representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Jair Soares, Paraná, José Richa e Santa Catarina, Espiridião Amin.

Era prefeito da Laguna (1983-1988), João Gualberto Pereira tendo como vice Rogério Wendhausen, além dos presidente das Comissões Executivas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Adylson Motta e Salum Jorge Nacif, respectivamente.

Eis a foto da placa que foi roubada, em registro que fiz há alguns meses:


Os furtos de placas vão se tornando rotineiros e estão se repetindo, conforme previ em matéria anterior. Como salientou um leitor aqui do Blog em comentário publicado, vai faltar espaço para os registros dos roubos. 
Ainda na última semana de janeiro último foi roubada a placa indicativa frontal da Casa de Anita, conforme matéria publicada aqui.

Não duvidem

Não duvidem se daqui a pouco as placas em bronze do museu e do monumento de Anita na Praça República Juliana também desaparecerem.

Não será de se espantar que os bustos de personalidades históricas e a própria estátua de Anita sejam roubados. Nem câmara de segurança (vídeo-monitoramento) há mais na Praça. Aliás, na maioria da cidade.
Investigações têm que ser efetuadas, inclusive montando campana, porque se há roubo é porque existem receptadores para este tipo de material na região.

Até agora a Fundação Lagunense de Cultura, nem ninguém se manifestou sobre as ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário