sábado, 30 de julho de 2016

A que hora vem o povo?

Manhã de ontem, sexta-feira, 29 de julho de 2016, aniversário da Laguna, em seus 340 anos.
O vazio na cerimônia na Praça junto à Estátua do fundador Domingos de Brito Peixoto demonstrava claramente a falta de divulgação do evento, inserido na programação da Semana Cultural, esta a mais fraca em toda a sua existência.

Ou terá sido um protesto silencioso e omisso da população com essa administração que se vai daqui a pouco e não deixará saudades?
Nem prefeito, nem vice, secretários ou autoridades e nenhum dos treze vereadores compareceram ao local. Um verdadeiro clima melancólico, de fim de governo, faltando cinco meses para seu término oficial.

Os foguetes não espocaram, ficaram guardados na caixa de papelão à espera de outra oportunidade. 
A banda não tocou o hino, nem coisas de amor e ninguém viu, ouviu ou deu passagem.
O mestre de cerimônias Vânio Santos, ao microfone, falou para uma praça vazia e sem povo. Rainha e princesas perfiladas eram as únicas testemunhas solitárias da solenidade.

Um fraco vento sul açoitava as águas da Lagoa no cais, enquanto o fundador bandeirante, olhando de cima de seu pedestal a tudo testemunhava, inerte e mudo e certamente descontente por Laguna ter chegado a essa situação.

Triste realidade.

Um comentário:

  1. Prezado amigo Valmir... lamentável constatar a dura realidade da nossa Laguna, que a cada dia fica menor... pois, o seu povo não respeita nem mesmo a data do seu aniversario. Buscando entender todo o contexto do seu comentário, onde imagina ser um “protesto silencioso” contra a atual administração municipal... pessoalmente, creio que a realidade seja bem outra. O povo lagunense tem demonstrado uma passividade que extrapola o razoável, pois, a tudo assiste sem esboçar uma reação digna dos seus bravos antepassados... nem mesmo nas eleições municipais, que seria a ocasião adequada para no mínimo colaborar com a Laguna, escolhendo nomes dignos e com forte compromisso com esta terra de valoroso passado. Pelo que está sendo desenhado para as próximas eleições municipais, teremos bons nomes “da Laguna”, que independente de sigla partidária... possuem capacidade e, irão honrar o voto recebido.
    Também, desejo manifestar a satisfação pela oportunidade de assistir s belas imagens (antigas e atuais), possibilitando “matar a saudade”... ouvindo o Hino da Laguna, de autoria do saudoso Osmar Cook, que com o Coral de Santo Antônio dos Anjos e somado a excelente declamação do Paulo Sérgio Silva... foi de extrema satisfação!!!
    ... Grande abraço do Adolfo Bez Filho (Joinville/SC).

    ResponderExcluir