sexta-feira, 1 de julho de 2016

Escultora de Voltaire feita por Houdon é doada ao Museu

Maria Olívia juntamente com o secretário Iberê
quando da doação da escultura.
Uma das esculturas mais famosas da imagem de Voltaire, um filósofo espirituoso e corajoso, feita por Jean-Antoine Houdon, foi doada ao Museu Anita Garibaldi no último dia 28, pela professora aposentada Maria Olívia Rodrigues. Outras peças da coleção de Houdon estão no Louvre, em Paris.

Neta do jornalista Antônio Bessa, dono do jornal O Albor, um dos primeiros jornais da Laguna, Maria Olívia Rodrigues foi escritora de artigos do jornal e professora de música em Laguna, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Embora atualmente não more em Laguna, faz visitas constantes e não deixou de destacar o amor que sente por esta terra. “Laguna é uma cidade muito rica, o Brasil precisa conhecê-la melhor, e acima de tudo deve valorizar a belíssima historia e sua valiosa bagagem cultural. Essa peça doada ao museu é um voto de confiança na herança cultural e histórica que temos aqui”, enfatiza.

Sua família morou por alguns anos na Europa e na Rússia, por isso, seus avós foram contemplados com o rosto em bronze de Voltaire, uma peça de 1778. Já estando na família pela terceira geração, Maria Olívia, decidiu doar a peça ao museu, para contribuir com a riqueza histórica da cidade Juliana.

O secretário de Comunicação e Turismo Iberê Aguiar Jaques espera que a ação sirva de incentivo para que outras peças sejam doadas ao museu. Ele também avalia que “é uma honra receber uma peça valiosa como esta, nos mostra que as pessoas ainda acreditam no valor cultural e têm confiança em nós. Uma peça dessas, de importância internacional aqui, é um grande presente para o nosso município que completa 340 anos”, ressalta.
Fonte: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário