quinta-feira, 28 de julho de 2016

Móveis são retirados do Museu Anita Garibaldi


Moradores da Praça República Juliana estranharam nesta manhã de quinta-feira (28) quando alguns móveis eram retirados do interior do Museu Anita Garibaldi e embarcados numa camionete.


Procurei o secretário de turismo Iberê Aguiar Jaques, cuja pasta agora os  dois museus da Laguna estão subordinados.

Ele informou que se trata de alguns expositores que pertenciam ao acervo Garibaldino, do arquiteto e escritor Wolfgang Ludwig Rau, então situado na Casa Pinto d'Ulysséa, e que foi transferido da Fundação Lagunense de Cultura para Udesc, em cessão de comodato pela Fundação Catarinense de Cultura.

Como a Udesc não quis os tais móveis eles foram colocados provisoriamente no Museu e agora transferidos para um depósito da prefeitura, situado no andar térreo de um prédio ao lado das Docas.

O secretário ainda informou que uma licitação está sendo preparada com vistas à recuperação desse mobiliário e que todo o acervo dos Museus Casa de Anita, e Anita Garibaldi será listado, numerado e identificado. Para tanto uma museóloga foi contratada pela Fundação Lagunense de Cultura.

Com esse trabalho, um completo inventário (arrolamento) será realizado, um batimento com o livro tombo que ao final irá mostrar as peças faltantes ao longo dos anos.

3 comentários:

  1. Já são 292 peças desaparecidas do acervo Rau em Laguna. Tavez o caso merecesse uma investigação federal. Perguntar nhão ofende!

    ResponderExcluir
  2. Jesus!!!! que absurdo, tem que haver uma investigação.
    aqui em PoA,em algumas igrejas as peças foram sumindo e depois de algum tempo os padres notaram que paroquianos levaram para suas casas imagens ou peças datadas em 1800, um absurdo.
    Isso tem que haver uma investigação policial, pois tratasse de patrimônio da comunidade e não e alguém que se julgue dono.

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser investigado antes que caia no esquecimento. Não podemos deixar que um patrimônio desta importância, seja tratado com tamanho descaso!

    ResponderExcluir