segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Souza Júnior palestrou sobre o carnaval da Laguna

     O carnavalesco e radialista João de Souza Júnior (que faz falta no rádio lagunense) deu um banho na noite da última sexta-feira (30) no palco do Cine Teatro Mussi, dentro das programações da 39ª Semana Cultural da Laguna.

Souza Júnior na palestra. Print do You Tube da Fundação Lagunense de Cultura.
Por mais de trinta minutos, de improviso, Dão palestrou sobre as origens do nosso carnaval, com datas, nomes de carnavalescos de saudosas memórias e fatos acontecidos em mais de cem anos.
Do inicial entrudo aos blocos de salão nos clubes recreativos; das primeiras agremiações em seus carros de críticas e mutações ao surgimento das escolas de samba; dos desfiles e passarelas ao atual carnaval na praia.
Além do mais, lembrou fundadores, origens, cisões de entidades, suas vitórias e alguns ocasos.
Parabéns a Souza Júnior pela palestra com conhecimento de causa, ele que vive sua vida dedicada à nossa maior festa, desde os recuados tempos dos bloquinhos da Roseta, rua da frente e de trás, Bloco do Pirão d’água, Brinca Quem Pode e depois, como um dos fundadores da Mocidade Independente, a partir de 1981.
Com isso mantém viva a chama e memória do nosso carnaval.
A noite de sexta, toda ela dedicada ao carnaval, teve ainda apresentação de documentários, trechos do último desfile das Escolas em 2013 no sambódromo, finalizando com a bateria da Escola de Samba Mocidade Independente.
Parabéns. 
Abaixo, o link do vídeo do evento publicado no YouTube na página da Fundação Lagunense de Cultura:

2 comentários:

  1. Edison de Andrade03/08/2021, 21:11

    Muito bom. Parabéns ao Dão.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns ao João de Souza Junior, radialista com forte ligação ao Carnaval da Laguna pelo sua performance em comentar (sem ajuda de google), sobre as origens do nosso carnaval, eventos e nomes de carnavalescos de saudosas memórias... ao longo de muitos anos.
    Creio que ele deveria editar um livro sobre a História do Carnaval da Laguna, aproveitando seu conhecimento e vivência no meio carnavalesco, para que todos estes fatos possam ser perpetuados numa obra literária.
    Valmir... você que é escritor, veja se consegue auxiliar o João a colocar seu conhecimento no papel.
    Grande abraço do Adolfo Bez Filho - Joinville / SC

    ResponderExcluir