sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Teatro na Laguna – Grupo Dramático João Caetano – Peça O Pivete

 
Foto em 7 de junho de 1950 do palco do Teatro Sete de Setembro, onde também funcionava o Cinema Central, na Praça Vidal Ramos.
É um raro registro do interior do local.
Mostra uma cena da apresentação do Grupo Dramático João Caetano, de nossa cidade, da encenação em três atos da comédia "O Pivete", escrita por Luiz Iglésias.
Iglésias era ator, letrista, compositor, escritor, dramaturgo, roteirista, ator, produtor e diretor. Nascido no Rio de Janeiro em 1905 e falecido em 1963. Foi casado com a atriz Eva Todor.
Da esquerda p/ direita: Maria de Lourdes Simas, Maria Alzira Nicolazzi (de chapéu), Walter Boppré e Zenir Janz, Francisco de Paula Carneiro, Manoel Rodrigues de Oliveira, Arita Farias Gomes, Topázio Solon da Silveira e Dulcio Ulysséa.

Os ensaios técnicos eram de José Alfredo de Brum, com cenário de Cláudio Moreira Carpes.
O presidente do Grupo Dramático João Caetano era Afonso Butemberg.
A arrecadação do espetáculo foi em benefício do nosso Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.
Como complemento do programa foi apresentado um ato variado (canções e declamações) no qual tomaram parte os aplaudidos cantores Aliatar da Silva Barreiros e Henrique Stefan, além de Teresinha Reis e Hilda Soares (Bicca).
A execução das músicas esteve a cargo do Jazz Municipal, sob a direção de Manoel Bessa “o qual deleitou a plateia, nos intervalos, com bons números de seu moderno repertório, muito contribuindo assim para o brilhantismo do evento”.
Sucesso total, lotação completa dos 300 lugares.
Note-se o piano defronte ao palco para execução do fundo musical nos filmes do chamado cinema mudo.
O abajur à esquerda foi tomado emprestado à Rádio Difusora, conforme me informou tempos atrás Carlos Araújo Horn.

O prédio, inaugurado em 1858, com reformas e ampliações efetuadas ao longo dos anos, pegou fogo em 1968, mas mesmo restando apenas quatro paredes em pé, foi utilizado para as quermesses da Festa de Santo Antônio dos Anjos. E também de Festivais de Chope.
Em fins da década de 1970 foi derrubado o que restava do imóvel e em 30 de abril de 1982 inaugurado em seu lugar o Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos.

3 comentários:

  1. Legal saber desses artistas da nossa terra que tanto deram de si pela arte. Relembrar nosso passado é de significativo valor.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo de Jesus28/08/2021, 12:49

    Só conheci a frente do teatro depois do incêndio. Não conhecia por dentro. E esse atores e atrizes amadores de Laguna, que legal. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma oportunidade que o Valmir nos possibilita, de conhecer pessoas da Laguna que participavam do Grupo Dramático João Caetano... na apresentação da peça O Pivete. É importante que lá nos anos 50, com as dificuldades da época... mesmo assim tinhamos verdadeiros artistas atuando no teatro. Em relação ao prédio do Teatro 7 de Setembro, cuja construção e demais detalhes da obra estão descritos no livro A Laguna de 1880 (páginas 57 e 58) do escritor lagunense Saul Pinto Ulysséa Nasc. 11/10/1868 e Fal. 16/02/1948... sendo que com o aparecimento do cinema, foi o Teatro transformado no Cine Central. Infelizmente o prédio foi quase que totalmente consumido por um incêndio e, assim mais uma parte importante da História da Laguna desapareceu.
    Grande abraço do Adolfo Bez Filho - Joinville / SC.

    ResponderExcluir