30 janeiro 2025

CLUBE BLONDIN CONVOCA SÓCIOS

 

Eis uma notícia de amplo interesse, principalmente aos que, após a reforma, restauração, revitalização e melhoramentos do tradicional Clube Blondin, criticavam, questionavam em conversas e pelas redes sociais a forma da eleição, escolhas, posses, nomes e decisões das diretorias que assumiram desde então àquela tradicional sociedade lagunense.

Frente do Clube Blondin nos dias atuais.

                            
   Pois a atual diretoria do Clube Blondin, fundado em 15 de novembro de 1887, está convocando, através de aviso, os antigos sócios desta centenária sociedade.

Documentos e comprovantes de sócio

   Desde a última segunda-feira (27/01) a diretoria está recebendo os sócios para reunião entre 13h30 e 18h visando análise de readmissão sem ônus.

Aviso - Convocação do Clube Blondin

                                 

   O documento, reproduzido acima, vem assinado pela atual presidente Vanere de Almeida da Rocha Pires e pela secretária Maria Helena Hilário Fernandes.
   Também informa para que os interessados compareçam ao clube com documento de identificação e comprovantes demonstrando sua condição de associado.
   Os documentos que existiam ficaram prejudicados. Um fichário foi resgatado em precárias condições com leitura de dados dificultada pela má conservação, detalha a nota.


Mesmas vantagens, diz documento

   Informa ainda o documento da diretoria, que após a homologação e definição dos sócios, serão restituídas as mesmas vantagens e benefícios a todos os integrantes do quadro social.
   Diversos eventos sociais e culturais estão previstos para ocorrer, inclusive um baile de debutantes no próximo mês de maio, informa o aviso-convocação.
   No local atualmente está instalado, por cessão, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), sendo previsto o funcionamento de um restaurante de cozinha italiana, conforme já divulgado em redes sociais. 


Depois não adianta criticar e reclamar

   É a oportunidade para sócios retornarem ao clube para participarem de reuniões, assembleias, tomadas de decisões, eleições, etc. Depois não adianta ficar reclamando pelas ruas e esquinas e nas redes sociais ou pedindo para jornalistas criticarem atos e fatos.



Fotos de duas placas históricas em bronze

   Há muitos anos,  em 2011 exatamente, fiz fotos de duas placas em bronze (que hoje não mais existem, pelo menos lá não mais estão) que estavam afixadas na parede à direita da entrada principal do local.

Placa do Centenário - 1987.

   A primeira delas (acima) quando das comemorações do centenário do clube, em 1987.

   Na placa aparecem listados vários nomes de seu quadro associativo de então. Fundadores, ex-presidentes e número de vezes que assumiram o cargo para o mandato de um e dois anos. Além de nomes de componentes da diretoria daquele ano de 1987. Maioria já falecido, de saudosa memória, mas muitos continuam entre nós, inclusive familiares e seus descendentes.

Placa do Primeiro Conselho Deliberativo - 1990. 

   A foto da segunda placa (acima) é quando da criação do Primeiro Conselho Deliberativo do Clube, criado em 08/10/1990 e que tomou posse em 28/10/1990. Nele podemos ler os nomes do Benemérito, Presidente de Honra, Conselheiros Natos, Membros do Conselho, Suplentes, Diretoria do Conselho e Conselho Fiscal.


Algumas matérias já publicadas neste Blog sobre o Blondin:


8 comentários:

  1. Para aqueles que reclamavam que não havia mais sócios no clube, é a oportunidade de voltar. Só que depois vão ter que pagar mensalidades, não esqueçam. Depois não adianta reclamar que o clube está nas mãos de A ou B.

    ResponderExcluir
  2. Reclamar é fácil, assumir as responsabilidades já é outro detalhe. E para nós que somos filhos de sócios falecidos, podemos solicitar associação em continuidade aos títulos deles?

    ResponderExcluir
  3. Dancei muito neste clube. Que retorne aos bons dias. Agora baile de debutante? Isso ainda se usa? Antigamente as mocinhas desfilavam e dançavam pela primeira vez, eram mostradas à sociedade em seus 15 anos.
    Hoje com 15 anos já estão a tempos soltas na pista. Meio fora de moda, acho eu, demodê como se dizia.

    ResponderExcluir
  4. Como os tempos mudam. Antigamente, para ser admitido como sócio dos tradicionais clubes da cidade, o postulante e, por extensão, a sua família, precisava ser recomendado por sócios, possuir importância social e currículo à altura da grandeza dos clubes e do seleto quadro social e, de quebra, passar por um rigoroso escrutínio interno para ser admitido como tal. Era um título que distinguia e diferenciava quem o detinha.

    ResponderExcluir
  5. Geraldo de Jesus31/01/2025, 21:01

    A maioria dos clubes faliram ou tiveram que vender suas sedes, terrenos.
    Ninguém quer mais pagar mensalidade. Hoje pagou entrou. A festa agora é na rua, ao ar livre ou debaixo de lonas. Quem quer ficar suando dentro de clubes? Entre 4 paredes?
    O negócio hoje é abadá. De bermuda, chinelo, camiseta.
    Clube implica em se arrumar bem, comprar mesa, fazer penteado.
    Aquela sociedade de antigamente não existe mais.

    ResponderExcluir
  6. Edison de Andrade31/01/2025, 21:06

    Clube restaurado, arrumado, prontinho todo mundo quer, surgem os vivaldinos pra tomarem conta, se instalarem.
    Agora o Clube Anita no campo de fora todo quebrado, em ruínas ninguém quer tocar né? Por que será? Não aparece ninguém pra pegar ou levantar.
    Ou o Clube Atlântico no Magalhães. Ou o 7 de Setembro no Campo de Fora.

    ResponderExcluir