quinta-feira, 7 de março de 2013

Prelo de Jerônimo Francisco Coelho não está no Museu Anita Garibaldi

Apesar de release e do site da prefeitura informar que o prelo onde Jerônimo Coelho imprimiu o primeiro jornal do estado, O Catharinense, em 28 de julho de 1831, estar exposto no Museu Anita Garibaldi, a informação não é verdadeira, ele lá não se encontra.
Onde estará? Fomos achá-lo na Casa de Anita.

Explico. Por causa das chamadas (e demoradas) obras de revitalização e recuperação do Museu Anita Garibaldi, executadas na administração anterior, o prelo foi transferido provisoriamente para a Casa de Anita.
Só que em julho de 2012 o Museu Anita Garibaldi já foi reaberto ao público, mas o prelo não retornou à origem.
Fundação Lagunense de Cultura deveria providenciar seu regresso.

O prelo de Jerônimo Coelho
Quando nosso conterrâneo Jerônimo Coelho fundou o primeiro jornal catarinense, em Desterro, trouxe do Rio de Janeiro o maquinário necessário.
Informa o saudoso professor Ruben Ulysséa em crônica publicada no jornal Semanário de Notícias de 1978, que o primeiro jornal impresso na Laguna, O Município, em 1878, pelo professor Prezalindo Lery Santos, foi impresso nesse prelo.
O maquinário passou por várias mãos de proprietários até que, em 1902, foi adquirido por Saul Ulysséa para a impressão de “O Comércio”, jornal que ele fundou com seu irmão, dr. Ismael Ulysséa. Muitos anos mais tarde, Saul Ulysséa e Mário Mattos, co-proprietário, doariam o mesmo prelo à prefeitura da Laguna a fim de que fosse conservado como peça histórica e onde sempre ficou em exposição no Museu Anita Garibaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário