quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cansaço virtual

Alguns blogueiros de renome andam escrevendo em suas páginas que há certo cansaço virtual.
Realmente, os blogs já não mais parecem ser o que eram.
(O facebook com suas respostas imediatas o está substituindo?)

No início virou certo modismo ter uma página na internet que pudesse ser abastecida de qualquer lugar, a qualquer hora. Página livre em que se pudesse emitir opinião abertamente, sobre tudo e ainda mais com a vantagem de postar fotos.
Várias foram as páginas abertas. De amigos, de desconhecidos, nas mais diversas áreas.

Linkei várias delas e quase que diariamente fazia uma visita. Com o tempo percebi que muitos blogueiros deixavam de atualizar suas páginas. Uma semana, duas, um mês. Mas um ano? Dois anos sem postar? Era abandono total.
Poucos blogueiros persistiram na tarefa, até porque ela dá trabalho, é uma responsabilidade e sem maiores gratificações financeiras. A não ser casos específicos, pagos para elogiar A ou B.

A maior gratificação de um Blog, penso, é o retorno através dos comentários dos leitores, suas opiniões, suas concordâncias ou não. Eis o maior incentivo.
Sem eles, dá certo cansaço virtual e mesmo com muitos assuntos para abordar, me pergunto: para quê mesmo? Muda alguma coisa? Altera a maneira de ser de governantes? 

Quando não há participação do leitor dá certo desânimo, mesmo que o contador postado na página acuse a entrada de centenas, milhares de cliques. Se não há o chamado feedback, não se tem como medir a “febre” do que é postado.
Não é falta de elogios, não é isso, se me entendem. É maior participação mesmo do leitor. 
Até clicar nos quadradinhos das reações, situadas logo abaixo das matérias (engraçado, interessante, gostei, não gostei) o pessoal não tem clicado. E é tão simples.

Bem por isso, depois de oito anos por aqui, esta página esta meio devagar, quase parando. Decepções com alguns e também cansaço virtual. Mas é somente virtual, não se enganem. Até porque, vocês sabem, há vida fora da net, livros para ler, filmes para assistir, conversas, viagens, pesquisas...
De repente ando precisando, quem sabe, é de uma boa colherada de Biotônico Fontoura. Hehehe.

É isso.

2 comentários:

  1. Há vida fora da web. E dentro dela, há vida fora do Facebook.

    Parece-me que finalmente algumas pessoas estão começando a entender que Facebook não é sinônimo de internet. Tenho observado a retomada de alguns blogs, além de um aumento dos espaços virtuais que estão optando em abrir comentários para os não-usuários da rede. Eu acho esse movimento maravilhoso.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Valmir você tem muito a contribuir com o jornalismo e a nossa cultura. Descanse e retome sempre a luta! Fatima Barreto

    ResponderExcluir