sexta-feira, 16 de maio de 2014

Figueira da Praça XV, em Florianópolis passa por limpeza. Enquanto isso a figueira Árvore de Anita da Laguna está morrendo

Uma limpeza minuciosa está sendo feita na centenária figueira de Florianópolis, situada no Jardim Oliveira Belo, na Praça XV de Novembro.
A árvore terá poda, eliminação de parasitas, além de instalação de novas escoras para seus centenários galhos.
Os estudos que demonstram a necessidade do trabalho, foram feitos por Luiz Pazini Figueiredo, biólogo e mestre em engenharia ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Floram) da Capital.
O trabalho inclui a raspagem de plantas epífitas (que moram em cima de outras plantas), tratamento de lesões existentes, além da poda, já citada.
Seis técnicos acompanhados do biólogo e de um agroônomo credenciado, devem subir na árvore. Além das bromélias que serão retiradas (que não são parasitas mas sobrecarregam os galhos), existem cactos e o chamado cipó cabelo, um parasita que sugam a seiva da árvore, secando os ramos. Prazo dos trabalhos: 30 dias.

Pois é... enquanto isso a figueira Árvore de Anita da Laguna está morrendo sem maiores assistências, assim como várias outras árvores centenárias do nosso Jardim Calheiros da Graça, na Praça Vidal Ramos, as palmeiras imperiais entre elas.
Árvore de Anita perdendo seus galhos e folhas.
Há alguns meses  um trabalho (mutirão) começou a ser feito pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente - Flama - com hino nacional cantado e tudo - pelo lado norte em algumas poucas vegetações - mas parou por aí. Foi em 23 de fevereiro deste ano. 
Passam-se os meses e o Jardim Calheiros da Graça continua na mesma situação, além de outras praças. Os canteiros da Praça República Juliana estão "pelados", além de bancos quebrados.

Ontem à tarde a prefeita em exercício da Laguna Ivete Scopel, em seu primeiro dia como titular, percorreu diversas praças da Laguna, vistoriando-as. Foi acompanhada do secretário de Obras Orlando Rodrigues.
Na ocasião disse: “Precisamos trazer cores para Laguna”.
Segundo a chefe do Poder Executivo, as praças precisam de novos ares.
“São os locais em que os idosos, crianças e demais moradores gostam de passar o tempo. Precisamos trazer uma nova visão para nossas praças”, afirmou.

Muito bem prefeita Ivete. Quem sabe nesses poucos quinze dias de mandato, a senhora, com seu olhar feminino e portanto sensível, determine uma geral no Jardim Calheiros da Graça – mais de doze luminárias do local estão queimadas, por exemplo, e as festividades em honra ao padroeiro estão chegando – religue o tradicional chafariz e plante muitas flores e gramas nos canteiros.
Garanto que já seria uma grande marca de seu governo nestes curtos dias. Faça a diferença.

P S: Para quem gosta de beber na fonte, a matéria sobre a limpeza e revitalização da Figueira da Praça XV, em Florianópolis, está aqui, basta clicar:
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/05/figueira-centenaria-da-praca-xv-sera-interditada-para-remocao-de-parasitas-4496632.html

Um comentário:

  1. como a história das sociedades recreativas , bandas, e carnaval a velha figueira , esta pedindo socorro!!

    ResponderExcluir