segunda-feira, 21 de setembro de 2015

VI Encontro dos ex-alunos do CEAL

Farol de Santa Marta, a esquina do Atlântico”, assim bem o denominou, numa grande sacada, o jornalista e escritor Celso Martins, em título de seu interessante e histórico livro.
Pois foi lá, onde verdadeiramente o vento faz a curva, que aconteceu neste último final de semana, mais um encontro dos ex-alunos do CEAL. O VI.
A semana passada foi de chuva, lestada braba, nojo como a conhecemos. Vai e volta. Sábado e domingo também. Mesmo assim foram muitos os participantes. Mais de cinquenta.
Na sexta-feira alguns já foram chegando e se instalando para curtir com mais tempo. 

Fomos no sábado. Trovões roncavam nos céus e raios chispavam no horizonte, enquanto atravessamos sobre a balsa o canal dos Molhes.
A rodovia SC-100, denominada vereador Heriberto Barzan, com seu asfalto, ciclovia e sinalização ficou uma beleza. Em poucos minutos estávamos no Hotel Farol de Santa Marta, no cocoruto do morro, local do evento. Não sem antes, infelizmente, atravessar aquele pequeno trecho inacabado de paralelepípedos, lamacento e cheio de buracos, de 2 quilômetros e meio. Um verdadeiro rally.
Por decisões equivocadas, perdeu-se uma grande oportunidade de pavimentar com asfalto até o seu final. Mas parece que já existe a verba e a licitação para a obra está sendo preparada pela 19ª SDR. Melhor assim.

Na chegada, abraços e beijos entre o pessoal que mais uma vez se revia.
Depois, da sacada da área externa observamos, em silêncio, sobressaindo do grande rochedo, entre neblina (cerração), o majestoso Farol de Santa Marta, com seus 29 metros de altura, o 3º maior do mundo e 1º da América Latina, inaugurado em 11 de junho de 1891.
No começo da noite, da minha janela, observei a emissão dos tradicionais fachos de luzes que estendem-se pelas águas do oceano em aviso aos capitães-navegantes, marinheiros de todas as horas e lugares que cruzam o Atlântico. Na luz, vai também o alerta sobre a traiçoeira pedra de Campo Bom, em Jaguaruna. E também iluminam as redondezas, os costões, a prainha, a praia do Cardoso, espargindo a claridade intermitente sobre todos nós. Há uma sensação de paz, de infinita felicidade, um quê espiritual. Não é para menos que cativa a todos que o conhecem. 

Quatro vultos de outro século pareciam percorrer as ruelas, destacando-se na escuridão. Quando em quando estancavam-se em contemplação àquela linda criação humana. Um deles era o construtor José Gomes Serpa. Junto com outros dois, os lagunenses ajudantes e serventes Eliziário Patrício e Malaquias Valério, construíram  a torre, usando pedra, areia e barro para argamassa com óleo de baleia.
O quarto personagem era o francês Victor Alinquant, mecânico, representante da firma francesa Barbier, fabricante e fornecedora dos chamados aparelhos lenticulares dióptricos, inovação da época e encomendados na Europa, que instalou a aparelhagem no cume da torre. O Farol foi instalado em terras de "Maximiliano Pacheco, sua mulher e outros", adquiridas pela União desde 1882, pelo preço de 400$000 (quatrocentos mil réis).

A noite era toda nossa. Jantar à italiana com suas massas, pizzas, nhoques, tortellinis e empadões. E muita, muita cerveja e vinho.
Nas apresentações musicais, Bernardo Júnior com seu próprio repertório de sucessos inseridos em seu CD "deixe o que é bom ficar" (fui sorteado com um exemplar), e Sérgio Luiz Miranda com seu saxofone. E as conversas eram muitas, danças, sorrisos, lembranças, novidades, piadas, fofocas...

Sorteios de brindes, presentes e muita gente que veio de tão longe para a festa. Florianópolis, Jaraguá do Sul, Ibiraiaras (RS)... Turma alegre e bonita de Imbituba sempre presente. Tão bom rever... 
Mesmo com todo o mau tempo reinante a festa foi até a madrugada. Por volta das 4 da manhã ainda tinha ex-aluno na pista, à mesa e no balcão. Haja fôlego. 
A chuva causou, óbvio, muitas e sentidas ausências, mas não conseguiu empanar o brilho de mais um Encontro.

No domingo, lauto café da manhã que, comilanças mil, emendou com o almoço. Depois, à tarde, as despedidas e promessas de um novo encontro para breve. Sim, sim, retornamos com alguns gramas a mais. Mas certamente felizes.
Vamos as fotos, feitas em sua maioria pelo Zezinho Pacífico:









































6 comentários:

  1. Bom dia!!!!!!!!!!
    Como iria deixar de contemplar essa maravilha de encontro? Infelizmente, devido ao curto tempo, não pude comparecer. Certamente , caso haja nova oportunidade, estarei presente sim... Afinal, nada como rever esse pessoal maravilhoso...
    Muitos encontros ainda virão e, tenho certeza, nada nos impedirá da participação de um novo e inesquecível encontro.
    Parabéns a todos vocês!

    Fátima - Blumenau

    ResponderExcluir
  2. Uma festa de reencontro Sensacional. A Alegria permaneceu na festa até o final e durante todo o tempo.
    O Hotel Farol de Santa Marta é Ótimo e oferece um conforto muito bom. Parabéns aos Donos e Funcionários do Hotel e Muito Obrigado!!.

    ResponderExcluir
  3. Com emoção e poesia. Assim Valmmir define muito bem o que foi o Encontro de Ex-Alunos do CEAL, no Farol de Santa Marta. Dos econtros, a certeza: Ter amigos é o tesouro maior do qual podmeos desfrutar. Que venha pois o VI Encontro (Imbituba na cena).

    ResponderExcluir
  4. ainda não foi desta vez que pudemos comparecer mas quem sabe no próximo ano. maravilha de reportagem! compartilhando no facebook. parabéns Valmir e Julita! Fátima Barreto

    ResponderExcluir
  5. Perdemos este, mas no próximo vamos bovamente!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a matéria sobre o Farol de Santa Marta. Veraneio lá desde 1985, e o conheço desde 1970. Obrigado.

    ResponderExcluir