segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Separar o joio do trigo

Estamos presenciando, há meses, estupefatos, exemplos de maus brasileiros que estão a fazer jus - depois da comprovação da culpa e julgados - às grades da cadeia por longos anos. Maus brasileiros que merecem o escárnio e o nojo da população. Banidos para todo o sempre da vida pública.

Políticos, funcionários de carreira, ou nomeados que acham que levar o "por fora", em comissões, não é corrupção, "porque todo mundo faz". É parte do sistema, alegam sempre. Corruptos e corruptores.
Riem dos honestos, dos éticos, chamando-os de puros. Ou de otários; gargalham dos que sonham com um país, um estado, um município mais justo e perfeito.

Até que um dia, pegos com a mão na cumbuca e algemados pela polícia, acusados disso e daquilo, escondem a cara alegando que não sabem de nada, que desconhecem, que não participaram de nenhum esquema.
Enquanto isso a saúde, educação e segurança estão no ralo. Escolas caindo aos pedaços, professores e funcionários mal remunerados; saúde em frangalhos, faltando medicamentos, com pacientes sendo atendidos no chão de corredores ou, sem vagas, morrendo nas filas; e a violência atingindo índices alarmantes.

Ficamos estupefatos com tudo que vem sendo descoberto pela polícia e justiça e divulgado pelos meios de comunicação, ano após ano. Alastrando-se no país, por estados e municípios. Endêmica.

Que país é este? Já cantava e indagava Renato Russo há muitos anos.
Somente a sociedade organizada poderá por fim a tanta bandalheira.

Infelizmente grande parte dos eleitores por falta de informação ou por interesse individual continua reelegendo em todos os âmbitos, eleição após eleição, muitos canalhas, reconduzindo-os para os mais diversos cargos, quando deveriam varrê-los do cenário político. Quantos desses políticos verdadeiramente não possuem currículo, mas extensa ficha criminal?

Alguns políticos já deram mostras para que vieram. Só querem se locupletar. Impunes, continuam posando, alguns bem perto de nós, de paladinos da moralidade. E infelizmente sendo exaltados por alguns como exemplos de virtudes, de homens probos. Esses se merecem, farinhas do mesmo saco!


O Brasil é maior do que todos esses acontecimentos que atingem a moralidade pública da Nação  brasileira. Vai superar, mas precisa começar a separar o joio do trigo; a batata boa da podre. Urgentemente.

Um comentário:

  1. Será meu caro amigo que um dia o joio vai se separar do trigo? Ou tem batata podre demais?
    João Carlos Nunes

    ResponderExcluir