segunda-feira, 23 de maio de 2016

Fundação Catarinense de Cultura toma de volta Coletânea Garibaldina e a cede em comodato a Udesc

Pois é. Não adianta tentar dourar a pílula. Por pura má gestão da Fundação Lagunense de Cultura - e a má gestão não vem somente desta administração, frise-se - a Coletânea Garibaldina desde a semana passada está aos cuidados integralmente da Udesc por 10 anos, em forma de comodato. 
A Coletânea Garibaldina foi "retirada" da Fundação Lagunense de Cultura, conforme informa a própria Fundação Catarinense de Cultura em seu site.

Foto: Divulgação/PML
O acervo foi adquirido do professor Rau pelo governo do estado, por R$ 100 mil, em maio de 2001, durante o governo de Esperidião Amin. (Lei nº 11.713, de 3/05/2001).
Veio para Laguna em 14 de julho de 2002, através da Fundação Catarinense de Cultura, doado em forma de comodato.

O apelidei de Acervo "cigano" Garibaldino, de tanto que ele rodou por aí, nos locais mais inadequados possíveis. Não tinha parada, parecia ter bicho carpinteiro.
Aliás, se existe uma pessoa que vem alertando há anos sobre a real situação da Coletânea Garibaldina sou eu e bem por isso estou muito a vontade pra continuar falando.
Se alguém duvida, veja todos os posts publicados ao longo dos anos neste blog sobre o assunto. AQUI. AQUI. AQUI. E também AQUI.
Nunca ninguém deu bola para os meus alertas.

A maior coleção sobre Anita e Garibaldi, inclusive com objetos da época em que se passou a Revolução Farroupilha, sem a devida valorização. Estivesse o acervo em outra cidade, Lages ou Tubarão, por exemplo, tenho certeza que sua valorização seria outra. Na Itália receberia um Museu à altura do seu valor, com pompas. Aqui...

A transferência do acervo para a Udesc deve-se exatamente ao local inadequado onde estava e a sua péssima conservação e manutenção, que atravessou quatro administrações da Laguna desde que aqui chegou, lá se vão 14 anos!

É assim que nossa história é tratada na Laguna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário