quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Palmeiras centenárias do Jardim recebem tratamento

Na manhã desta quarta-feira (18), através do departamento de Pesca e Agricultura, a prefeitura realizou um diagnóstico visual do estado fitossanitário das árvores e arbustos do Jardim Calheiros da Graça, na Praça Vidal Ramos, no centro histórico.

Entre as observações foram constatados muitos buracos nas palmeiras reais (roystonea oleracea), que se encontram nos quatro cantos do Jardim, inaugurado em 1915. (E não em 1910 como informa o site da prefeitura).
Com o intuito de vedar esses buracos da ação de organismos e do acúmulo de água, está sendo aplicado poliuretano expansivo, vulgarmente conhecido como espuma expansiva, não é prejudicial à árvore.  
Foto: Marco Bocão/PML
O material é aplicado e durante a secagem ocorre um transbordamento, o excesso é removido 24 horas após a aplicação.
O termo fitossanitário é usado em procedimentos praticados para combater organismos vivos, que possam ser de alguma forma, nocivos ao meio-ambiente.

“Sabe-se que pregos, arames e outros elementos de metal podem facilitar a entrada brocas para o caule, com isso, a árvore fica fragilizada por esses patógenos e pode cair sobre a rede elétrica, sobre casas e podendo causar um maior dano”, diz o engenheiro Patrick de Souza, do departamento de Pesca e Agricultura. 

A intenção é preencher este espaço, diminuindo a entrada de bichos e fungos e, assim, diminuindo também a evolução da lesão nas árvores centenárias, com mais de sete metros de altura. 
A evolução do processo será acompanhada e monitorada.

2 comentários:

  1. Aqueles buracos grande foi ocasionado por rojões. Uma galera assistia a copa de 1986 na lanchonete Pardal, jogos eram a tarde. Brasil fazia gol e colocavam rojão na palmeira. Luís Eduardo Ulysséa Rollin

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, este é o procedimento correto, a remoção de pregos e arames também é fundamental, uma vez que o tecido lesionado irá apodrecer e não terá mais a passagem de nutrientes pela região. Por isto é fundamental uma análise criteriosa pois estas palmeiras vivem mais de 200 anos. Não possui apenas característica paisagista, seus frutos também servem de alimento para os pássaros, suas raízes facilitam a permeabilização das chuvas no solo, diminuindo a probabilidade de enchentes.

    ResponderExcluir