segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Antigas poltronas do Cine Teatro Mussi estão na Udesc

Em fevereiro de 2012 as poltronas da plateia do Cine Teatro Mussi, foram retiradas quando da restauração/revitalização daquele prédio. Posteriormente, novas poltronas, em padrões modernos, foram instaladas.
Sempre achei uma decisão errônea. Penso que as poltronas antigas deveriam ter sido restauradas e reaproveitadas no próprio cinema. Se não em seu piso térreo, pelo menos no piso superior, aumentando assim a lotação. De mais a mais, aquelas atuais cadeiras de plástico lá na frente nunca me convenceram. Acho que diminuíram a grandiosidade do cinema.  Argumentem como quiserem os arquitetos. Enfim.
As antigas poltronas de madeira de imbuia datam da inauguração do local, em 1950, feitas pela famosa fábrica de Móveis Cimo e despertam, evidentemente, lembranças nos antigos frequentadores.
E havia dois tipos de poltronas: um com assento acolchoado em couro/napa que ficava no térreo originalmente em número de 700; e outro tipo, todo em madeira que ficava no mezanino, em número de 300 móveis. 
E pergunto: a retirada das poltronas não foi uma "perda de um bem com valor simbólico e afetivo, que remete aos usos e atividades cotidianas do passado"? como alegam ao não substituirem o sino furtado do Museu? Não seria o mesmo raciocínio?
Poltronas originais do Cine Teatro Mussi sendo retiradas e transportadas do prédio, em fevereiro de 2012.
Grande parte das antigas poltronas foi doada pelo Iphan para entidades (igrejas) do sul do estado, algumas da cidade de Siderópolis e Urussanga. Outra parte foi para Udesc núcleo da Laguna, onde ficou pessimamente depositada desde então sob as arquibancadas do sambódromo. Alguns poucas poltronas toda em madeira foram deixadas no mezanino do Cine Mussi, como amostra.
Pois há alguns meses, 40 dessas poltronas foram instaladas e podem ser vistas numa sala da Udesc de nossa cidade, conforme mostram as fotos acima. O local é utilizado como uma pequena sala para projeções de filmes. 

7 comentários:

  1. Com certeza vou visitar essa sala quando for passear na Laguna...

    ResponderExcluir
  2. Doação das poltronas do Cine Mussi para uma sala de projeção da Udesc tudo bem, mas o que tem Siderópolis a ver com elas? - Carlos Araujo Horn - Laguna/SC

    ResponderExcluir
  3. Acho também Valmir, que foi um grande erro de memória patrimonial retirar as poltronas. Falam tanto em memória sentimental, de lembranças , etc.
    Ainda dá tempo de corrigir colocando essas poltronas que restaram no lugar das cadeiras de plástico. Que tal Iphan? Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  4. Aliás, complemento dizendo que em trabalhos acadêmicos como os realizados pela Udesc não falam tanto em memória afetiva, nos testemunhos das pessoas nas salas como encontro social? As poltronas representaram muito para gerações até porque existiam preferências de lugares, de poltronas, de turmas (hoje se diz galera). Quem retirou as poltronas em projeto, não viveu em Laguna, não teve memória afetiva pelo cinema, nunca assistiu uma sessão ali, não curtiu um namoro, um aproximar das mãos nos braços da poltrona. E concordo contigo Valmir, aquelas simplórias cadeiras de plástico lá na frente depreciaram o local e afastou o público dos artistas no palco. Só sentam ali quando não há mais lugar.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  5. Concordo que as cadeiras antigas deveriam ter sido restauradas.Horriveis aquelas de plástico. Ma.de Fatima Barreto Michels.

    ResponderExcluir
  6. Valmir, lembro bem que o único que protestou pela retirada das poltronas foi tu no teu Blog. Ninguém mais deu bola, nem o Iphan dono da verdade e senhor absoluto. Pena. Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  7. Que tal o Iphan alterar o projeto fazendo um adendo, recuperar as poltronas que estão lá embaixo das arquibancadas do sambódromo e trocar pelas de plástico? Que tal Iphan?
    Hélio de Abreu Florianópolis

    ResponderExcluir