quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Extintores do Museu Anita Garibaldi estão vencidos desde 2013

Fotos feitas nesta quinta-feira (6) demonstram que as recargas dos extintores do Museu Anita Garibaldi estão vencidas há mais de cinco anos!

Nas etiquetas constata-se que os aparelhos contendo gás carbônico (CO2) age por abafamento), venceram suas recargas em julho de 2013, isso é, no primeiro ano da gestão passada.
Já os testes hidrostáticos nos aparelhos venceram no ano de 2017. Além disso, faltam extintores contra incêndios em alguns recintos do prédio, como a primeira sala no piso superior onde só existe a placa de aviso na parede.
Luzes de emergência também não funcionam e algumas estão desligadas das tomadas.
Como se constata, na gestão passada do ex-prefeito Everaldo dos Santos não foi feita a recarga dos extintores e a atual gestão de Mauro Candemil, em quase dois anos, também não executou a manutenção periódica.
O preço de um extintor CO2 6 quilos está em torno de R$300,00 a unidade.
Em Nota de Esclarecimento divulgada na última quarta-feira (5),  após reportagem no Diário do Sul, a Fundação Lagunense de Cultura diz que "está ciente da situação para regularizar o projeto de combate a incêndio junto com a secretaria de Planejamento".
Esclarece também “que já foi solicitada a normalização do preventivo de incêndio do Museu, como a colocação de chamado vital (alarme que é ligado ao Corpo de Bombeiros), regularização dos extintores, sinalização de rotas de fugas e luzes de emergência”.
Aguardemos as "urgentes" providências.

7 comentários:

  1. É assim que cuidam do nosso patrimônio público. Num país sério tavam na rua ou sendo processados.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! É assim que cuidam do nosso patrimônio? Mais de 5 anos sem recarga? atravessou duas (má)gestões do PMDB. Gastam o nosso dinheiro com tanta coisa e a nossa segurança nem um centavo? É só vão tomar providências porque houve denúncia? Isso é incompetência. Edison de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Deveriam ser responsabilizados por omissão. O prefeito passado e o atual. Num país sério. ..
    Hélio Costa Guerreiro

    ResponderExcluir
  4. Isso se chama pura e simplesmente de negligência. Infelizmente neste país ninguém responde, ninguém é punido. E o povo? O povo não tá nem aí.
    Lourival de Abreu

    ResponderExcluir
  5. Cadê o Iphan pra responsabilizar o secretário de cultura e o prefeito? Ou o museu não é patrimônio histórico ? Quando é um pobre morador dá processo.
    José da Fonseca

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pessoal!
    Infelizmente, não há muito o que comentar, mas o que se fazer, não adiante chorar o leite derramado. Façam uma compra de extintores nos "livres" . A Lei 8.666/93, foi alterada. Agora, nos livres,pode-se usar aproximadamente R$ 17.000,00.(Decreto Presidencial 9.412/2018 de 19 de junho de 2018). Façam cotação dos extintores, um Termo de Referência bem elaborado, "amarrem" as cláusulas para que o contrato seja cumprido na íntegra e mãos à Obra. O que está faltando?

    Fatima Martins
    Blumenau -SC

    ResponderExcluir
  7. Falta é vergonha na cara dos gestores. Lourival de Souza

    ResponderExcluir