quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Museu Anita Garibaldi e a falta de sistema e manutenção contra incêndio

Por causa do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, aqui na Laguna os olhos se voltaram para o nosso Museu Anita Garibaldi. É sempre assim: porta arrombada, mesmo a do vizinho, corre-se a pôr tranca de ferro.
Reportagem do Diário do Sul desta quarta-feira aborda seguranças contra incêndio nos museus da região e diz, conforme informação do Corpo de Bombeiros da Laguna sobre o nosso Museu, que “o prédio não está regularizado conforme as normativas da corporação”.
Para ler a matéria na íntegra aqui

Nota de esclarecimento
No início da tarde a Fundação Lagunense de Cultura publicou uma nota de esclarecimento informando que “já foi solicitada a normalização do preventivo de incêndio do Museu Anita Garibaldi, como a colocação de chamado vital (alarme que é ligado ao Corpo de Bombeiros), regularização dos extintores, sinalização de rotas de fugas e luzes de emergência”.

Mas o que muitos devem estar se perguntando na Laguna é porque somente agora, passados mais de um ano e oito meses da atual gestão, resolveram abordar e resolver a questão? Não é feita periodicamente a manutenção dos extintores?

As obras no Museu
O Museu Anita Garibaldi foi fechado ao público em 24 de março de 2010, com as obras de reforma e revitalização iniciando somente em 17 de agosto do mesmo ano.

Em 28 de julho de 2012 foi entregue ao público. Dois anos e quatro meses fechado para obras. Instalaram rampas de acesso, elevador interno, iluminação, reformas nas paredes internas e externas, telhado e pintura.
Seis anos se passaram desde então. Custa-me a crer, sinceramente, que uma obra que custou R$ 423.130,39 à época, fora eventuais aditivos e captações residuais, não tenha sida contemplada com um moderno sistema contra incêndio.

Como estão os outros prédios?
É de se perguntar: se o Museu Anita Garibaldi, onde entram centenas de visitantes, entre crianças e idosos, está sem equipamentos de prevenção de incêndios e/ou sem sua devida manutenção, como estarão os outros prédios públicos municipais?
Será que as Unidades Básicas de Saúde estão regulares? Os prédios das escolas? Os imóveis onde funcionam as Fundações e secretarias?
Estão tudo dentro dos conformes? Tudo dentro da lei e com seus respectivos alvarás em dia?

2 comentários:

  1. Má gestão. Só isso.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Só instalaram cameras porque foi arrombado lembram? Agora vem com esse papinho.
    Geraldo de Jesus

    ResponderExcluir